fbpx
carta aos leitores - 2ª novembro 2022

Começa a expor-te mais a essas coisas que dizes que te assustam! – (2ª carta de novembro de 2022)

Na 1ª “carta aos leitores” deste mês respondo a 3 dos emails que recebi recentemente e que mais me despertaram a atenção!

Espero que gostes e que te inspirem…

EMAIL 1

Boa noite Pedro.

Em 1º lugar quero dar-te os parabéns pelo excelente conteúdo que tens partilhado e que acrescenta valor a toda a gente “como eu” que o consome.

Estou a escrever-te esta “carta” para te dar feedback sobre os teus livros, que adquiri no dia […].

Posso dizer-te que o teu 1º livro “A Ave Rara” demorei apenas 3 dias a lê-lo todo, porque em cada página que lia parecia que me estava a rever um pouco.

Não por me sentir uma “empregada frustrada”, mas porque sinto que tenho de avançar para um próximo patamar uma vez que apesar de estar bem como empregada, tenho sempre um pequeno bichinho aqui dentro a dizer-me que este não é o meu lugar.

Dentro do lugar que ocupo na empresa onde trabalho atualmente não me sinto desprezada, pelo contrário, sei que me dão o devido valor, mas aí é que está o problema… sinto que estou naquele ponto em que praticamente pouco mais posso evoluir de forma a poder elevar os meus rendimentos mensais.

E sei que criando o meu próprio emprego, apesar de imaginar que nem tudo será um mar de rosas, os rendimentos serão dependentes do meu esforço, ou seja, poderão ser ilimitados.

O teu livro “A Ave Rara II”, demorei um pouco mais a terminar a leitura… como estive todo o mês de agosto de férias, praticamente devorei o teu 1º livro… o 2º livro ainda comecei a lê-lo nas férias, mas percebi que esse requer um pouco mais de reflexão da nossa parte para interiorizarmos todos os acontecimentos, e como estava de manhã até à noite com os meus filhos, demorei mais de um mês para o acabar de ler.

Em relação ao 2º livro, o final é o que todos desejamos, mas o problema está mesmo no caminho.

As dificuldades que passaste deitariam abaixo qualquer pessoa, mas tu és um excelente exemplo de superação.

Eu já era fã do teu conteúdo, mas depois de ler os teus livros fiquei (tipo) uma admiradora tua.

És a prova viva de que jamais deveremos baixar os braços perante qualquer problema que nos apareça.

Bom, vou ficar por aqui, acho que para uma pessoa recatada e envergonhada como eu sou, já vai aqui um bom testamento.

O resto ficará para o dia em que gravarmos a nossa conversa para o teu Podcast.

Sei que no início vai ser um bocado constrangedor para mim, mas tenho certeza que a coisa vai começar a fluir, tal como me fluíram as palavras neste e-mail.

“É só colocar o sinal vermelho na porta e ficamos em paz”!

Um grande beijinho e mais uma vez parabéns pelo teu excelente conteúdo.

Atenciosamente:

[…]

A MINHA RESPOSTA

Eh eh… que feedback maravilhoso!

De facto, quando olho para trás até parece que aquela vida que refiro no livro “A Ave Rara II” não foi a minha vida.

Foram anos horríveis, mas forcei-me sempre a imaginar como poderia ser a minha vida quando conseguisse mudar tudo e reconstruir tudo o que ficou despedaçado pelo caminho.

Se soubesse que iria passar por tantas dificuldades, possivelmente não teria feito nada daquilo que fiz e que acabou por correr muito mal.

Contudo, se não tivesse feito nada daquilo, também não seria a pessoa tão regrada, calma e destemida que sou hoje.

Se pudesse voltar atrás, não mudaria nada… eu tinha mesmo de passar por todos aqueles horrores para aprender (à pancada!) que é muito importante aprendermos a avaliar o risco financeiro dos projetos nos quais decidimos envolver-nos e para os quais arrastamos a nossa família.

Foram aqueles ensinamentos “à bruta” que me levaram a desenvolver uma gestão de risco (principalmente financeiro) muito mais assertiva.

Para terminar, fico feliz por ler que já estás a equacionar gravar um episódio do podcast comigo… isso não te traz qualquer risco financeiro e por isso, não tens nada que temer… antes pelo contrário… sugiro que comeces a expor-te mais a essas pequenas coisas que dizes que te assustam! 😊

Beijinhos, tudo de bom e até breve.

Estás a pensar pedir um Crédito Habitação para a compra da tua casa ou para melhorar as condições do teu crédito atual? Estamos cá para te ajudar a realizar esse sonho de forma totalmente gratuita!

Na Credivel.pt, como Intermediários de Crédito, o nosso papel é auxiliar-te em toda a documentação e burocracia necessária, negociar com as várias instituições bancárias com as quais temos parceria, e apresentar sempre a melhor proposta consoante as tuas condições financeiras.

Para te podermos apresentar a melhor proposta, responde às questões que se encontram neste formulário e entraremos em contato contigo o mais breve possível!

EMAIL 2

bom dia Pedro,

eu já há algum tempo que me interesso por educação financeira e cada vez mais percebo que um mentor é algo que iria mudar a maneira como vejo as coisas.

Além disso, no meu círculo de amigos ninguém se interessa pelo assunto e é difícil encontrar pessoas com o mesmo interesse com quem possa trocar ideias.

Estou a mandar-te esta mensagem pois de acordo com os livros que tenho lido aprendi que devemos tentar sempre falar com pessoas com mais experiência e o que te queria pedir era se me podias ajudar nesses dois assuntos:

  • encontrar um mentor e
  • identificar círculos de pessoas que falem sobre estes assuntos.

obrigado.

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

De facto, desde que sou aluno do Adam Khoo (desde junho de 2020) que mudei tudo na forma como passei a investir as minhas poupanças em empresas cotadas na Bolsa.

Inclusivamente, os conceitos que fui aprendendo relativamente ao funcionamento das grandes empresas nas quais invisto, acabou por me ajudar a adotar modelos de negócio semelhantes nas duas empresas privadas que tenho vindo a desenvolver e que estou atualmente a gerir.

Sugiro que passes a seguir o canal Youtube do meu mentor.

Sugiro igualmente que assistas aos vídeos que vou partilhando no meu canal Youtube e no TikTok, às 15 horas.

Podermos ouvir e termos pessoas com quem conversar sobre os assuntos que nos apaixonam, para além de nos manter focados ajuda-nos a crescer muito mais rapidamente.

Se um dia mais tarde te juntares ao meu curso online “Investir na Bolsa” tenho certeza que vais adorar o grupo privado e exclusivo do Telegram onde estão os mais de 360 investidores que integraram o curso.

Nenhum de nós é consultor financeiro nem investidor profissional, mas é brutal integrarmos um grupo restrito de pessoas “normais” que têm interesses comuns em termos de educação financeira e de gestão do seu dinheiro.

Grande abraço e até breve! 😉

EMAIL 3

Bom dia Pedro,

Antes de mais, desculpa tratar-te por tu mas há vários motivos para isso… ainda que agora não consiga escrever um “testamento” para te explicar todo o enquadramento.

Detesto escrever no tlm p/ isso as abreviaturas… já estive quase p/ te escrever noutra altura mas achei q ainda n era o momento… e talvez este tb não o seja mas excecionalmente “agora” tenho algum tempo uma vez q estou em viagem num autocarro de […] p/ outra cidade na […] e acabei de ouvir um dos teus episódios mais recentes do podcast “Ave Rara”.

O motivo deste email é simples… sigo o teu podcast há meses no Spotify, nunca vejo os vídeos e n te seguia (até há 5 min.) em nenhuma rede social mas como estava a tentar perceber a melhor forma de te enviar esta msg sem q a mesma fosse pública, comecei a seguir-te há minutos no fb e no instagram.

Tenho […] anos e temos uma história de vida muito semelhante no q diz respeito ao empreendedorismo assim como aos erros do passado e consequências derivadas.

Todos os erros q contas ter cometido, eu tb já os cometi e até posso acrescentar mais uns quantos à lista q se calhar nunca te passaram p/ cabeça.

Sei perfeitamente o q é sentir q falhámos com tudo e todos e tudo o q deriva disso, mas pq ainda me estou a reerguer e pq ao contrário de ti eu n posso “ainda” falar publicamente das várias situações q vivi e felizmente cada vez menos, mas que ainda vivo pontualmente, nunca quis contactar-te pq no momento n posso acrescentar valor “nem de partilha” aos teus conteúdos… talvez um dia… mas p/ agora ainda n dá.

Mas voltando ao motivo deste email… é apenas p/ te dar feedback do q ouvi no teu podcast pq acho q se não houver feedback os produtores de conteúdo n sabem se o q fazem chega a alguém, se chega a quem querem, como querem, n podem medir o retorno ou fazer algo p/ ampliar o alcance, etc.

Tb sei q há formas “oficiais” de registar este feedback e q essas por motivos óbvios são as q devia utilizar p/ dar o feedback mas confesso q dei uma vista de olhos rápida no podcast/spotify e n encontrei onde comentar ou avaliar, o q na verdade nem me preocupou muito ainda q p/ ti desta forma n conte “na plataforma” como feedabck, pq tb n queria q o comentário fosse público.

Bolas… sou quase pior q tu qdo começas a “falar sem parar”… novamente de volta à questão:

És literalmente o maior.

Independentemente dos méritos de o seres, transformaste-te, c/ o passar do tempo, numa pessoa melhor todos os dias “com toda a certeza”… muito fruto do q passaste mas n interessa… há outros casos onde tal n acontece e p/ isso, pessoas de “boa índole” são uma raridade e um privilégio qdo nos cruzamos c/ elas na vida.

Gravaste alguns episódios q eu faço questão de ir ver em vídeo mas pq os “ouço” enquanto faço coisas, ter de obrigatoriamente ficar x horas a ver videos limita-me ao ponto de mesmo q tenha muita vontade de ver alguns (dos q me recordo imediatamente, o do Pedro da PIRANHA Global é o 1º”) só vi 1 vídeo/podcast no youtube e esse é o motivo q me levou hoje, dps de ouvir o episódio 52, a enviar-te finalmente um email.

O único vídeo q vi foi o do episódio onde “pintaste a carrinha dos teus pais”… tinha de ver, n era a história de vida incrível e inspiradora de um dos teus entrevistados, n era dos episódios (p/ mim claro) c/ conteúdo mensuravelmente mais valioso mas era um vídeo sobre aquilo q interessa e nos define a essência, sobre bondade e amor ao próximo, no fundo a “índole de cada um”.

E agora, o episódio 52 e a história de vida da pessoa em causa e a forma como falas disso e o q fazes/fizeste e o q n contas, pq “fazer o bem” e filmar p/ redes sociais = f.d@_5E… nem vou desenvolver mais esse assunto pq dava outro email… brutal!

És o maior pq mudas p/ melhor “na proporção possível“ a vida dos q se cruzam contigo e isso é a magia da vida a acontecer pelo bem e para o bem.

Parabéns que a vida te continue a sorrir e que continues a fazer “conteúdo” q a malta deste lado agradece e sente-se mais inspirada.

Grande abraço,

[…]

PS: afinal mesmo escrito no tlm este email ficou um testamento… imagina se fosse no pc 🙂

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Pelo título deste email pensei que ias rematar com “És o maior… cromo!”… eh eh eh…

Como certamente deves imaginar, este teu email encheu-me de alegria e vai ficar guardado na pasta “Testemunhos” que tenho aqui no Outlook… é a pasta à qual recorro sempre que me sinto mais em baixo e com dúvidas sobre o que devo continuar a fazer e o que devo abandonar de vez.

Há uns dias um amigo perguntou-me:

Se tivesses que abandonar todos os projetos exceto um, qual era o projeto que mantinhas ativo na tua vida?

Nem hesitei. Respondi:

Mantinha o podcast “A Ave Rara…” em áudio e em vídeo! É o projeto que mais me realiza e que ao mesmo tempo me tem permitido conhecer pessoas incríveis! E que me tem permitido partilhar todos os meus erros e as estratégias que tenho vindo a implementar para me reinventar.

Feedback como o que me enviaste neste email é extremamente valioso para mim porque me ajuda a perceber que este projeto não é apenas algo que me faz bem a mim, também faz bem a quem o ouve e a quem participa nos episódios!

Ficarei muito feliz quando puderes gravar um episódio comigo para contares a tua história, os teus erros e como mantiveste a força e a resiliência necessárias para renascer.

Grande abraço e obrigado por tudo!

P.S. – Vais adorar o episódio 54 e vais perceber que o “cromo renascido” que sou atualmente recebeu muita força de alguém muito especial. Não te vou contar mais nada! 😊 Mas sei que vais adorar! 😉

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.