fbpx
Bebam água - é mentira que o Ronaldo tenham levado as ações da Coca-Cola a cair_rv03

É mentira! Não foi o Ronaldo que fez as ações da Coca-Cola cair…

No passado dia 14 de junho, numa conferência de imprensa que antecedeu um jogo de futebol, o Cristiano Ronaldo decidiu retirar as duas garrafas de Coca-Cola que tinham sido estrategicamente colocadas no plano televisivo que iria ser transmitido para os media.

Para além de ocultar as garrafas de Coca-Cola, levantou orgulhosamente uma garrafa de água e disse algo deste género:

Água… bebam água! 

Houve quem criticasse essa atitude e também houve quem considerasse que ele deu um excelente exemplo para todos os que se preocupam com a sua saúde e longevidade!

Rapidamente começaram a circular memes (em todo o lado) sobre o “incidente”.

Até aí, tudo bem, foi apenas mais um momento engraçado.

Contudo, começaram a surgir notícias sobre o facto de as ações da Coca-Cola terem entrado em queda acentuada na Bolsa, sobre o facto da atitude do Ronaldo ter levado um dos grandes investidores na Coca-Cola (o Warren Buffett) a perder grande parte da sua fortuna… enfim, uma série de parvoíces completamente sem sentido e que não têm qualquer fundamento quando são analisadas por alguém que investe em empresas que estão cotadas na Bolsa.


O ridículo aconteceu…

No dia seguinte, as redes sociais estavam repletas de partilhas sobre a queda das ações da Coca-Cola e sobre o poder que o Ronaldo tinha para influenciar o mercado.

Comecei a ver pessoas que considero bastante inteligentes e informadas a partilhar essas notícias falsas e a fazer análises ridículas sobre o sucedido… e quando estamos a usar uma mentira mal amanhada para justificar uma série de coisas do domínio do oculto, o resultado é deprimente!

Ao meio-dia, estava a almoçar com a minha namorada no Shopping que se situa mesmo ao lado do meu escritório e, no ecrã gigante, lá estava a notícia a passar no telejornal:

Cristiano Ronaldo levou a Coca-Cola a perder 4 mil milhões de dólares em Bolsa.

A reação da minha namorada foi:

Afinal é verdade… o que ele fez teve mesmo impacto na empresa.

Não é verdade, essa notícia só está a replicar a mentira que circula nas redes sociais. – disse eu.

Mas está a passar no telejornal! – insistiu a minha namorada.

É para que tu percebas que ver notícias é mesmo uma grande perda de tempo! Em breve, alguém vai desmontar esta mentira e vão passar todos por idiotas, por partilharem algo deste género sem tentarem confirmar a veracidade dos factos. – referi.


Afinal, o que se passou com as ações da Coca-Cola?

A Coca-Cola é uma empresa que paga dividendos, há mais de 50 anos, a todos os seus acionistas (a quem comprou ações da empresa na Bolsa).

Quando é anunciada a data em que o dividendo será entregue aos detentores de ações (a chamada data de ex-dividend), acontece praticamente sempre o mesmo em quase todas as empresas cotadas em Bolsa: a sessão de negociação abre com as ações a valer o valor do fecho do dia anterior menos o valor do dividendo que será pago por ação aos acionistas ($0.42, no dia 14 de junho de 2021).

A partir da data de ex-dividend, os preços das ações passam a ser negociados já com o dividendo descontado.

Assim, não foi o comportamento do Ronaldo que fez o preço das ações da Coca-Cola cair, o dividendo de $0.42 por ação é que foi descontado na abertura da sessão Bolsista desse dia.

Além disso, o volume de ações da Coca-Cola que foi transacionado nesse dia foi à volta dos 9 milhões de ações, bastante abaixo da média até então (por volta dos 13 milhões de ações por dia). Se o Ronaldo tivesse levado os acionistas a entrar em pânico, o volume de ações transacionados teria disparado no dia 14 de junho de 2021.


Conclusão:

Não acredites em tudo o que lês ou vês… mesmo que seja num canal especializado na matéria, porque pelos vistos muitos especialistas já nem se dão ao trabalho de confirmar a veracidade dos factos.

Melhor ainda… não acredites em mim nem em nada do que lestes neste artigo, faz a tua própria pesquisa e tira as tuas próprias conclusões.

login

Faça login para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

Queres aprender a investir na Bolsa?

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails sobre esse assunto.