Registe os seus dados e receba mais informações semanalmente

Como é que tudo começou?

No final de 2014 recebi um convite para apresentar uma aula na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, no âmbito dos estudos de fauna e flora que a minha empresa (NOCTULA – Consultores em Ambiente) tem realizado desde 2009.

Uma vez que já tinha deixado de lecionar no ensino superior há 7 anos, decidi aceitar o desafio para poder voltar a estar em contacto com os alunos, mas impus uma condição: pretendia que me dessem a liberdade de perturbar os alunos, de forma construtiva, com alguns dos desafios com que estes se debatem quando tentam entrar no mercado de trabalho e partilhar dicas e ferramentas que podem utilizar para se conseguirem destacar dos restantes candidatos.

Deram-me liberdade total para fazer o que quisesse e foi nesse momento que estruturei e apresentei o primeiro workshop sobre “Como conseguir emprego em 30 dias”. Na primeira edição do workshop apareceram não só alunos do Instituto Politécnico de Viseu, mas também profissionais à procura de inspiração e de estratégias para melhorar a sua carreira, assim como, reformados com vontade de expandir a sua rede de contactos.

plateia Como conseguir emprego em 30 dias pedro silva santos Viseu

Durante os meses seguintes surgiram diversas oportunidades e convites para replicar o workshop. Em pouco tempo estive com mais de 5000 pessoas, transmitindo várias dicas, estratégias e ferramentas, promovendo debates e partilhas sobre como desenvolver e alavancar a carreira profissional.

Ao longo dos vários workshops, os participantes “queixaram-se” que eu partilhava muita informação nova e que estavam a ter dificuldades em assimilar tudo em apenas 3 horas. Alguns disseram-me que não conseguiriam implementar tudo em apenas 30 dias se não tivessem uma espécie de guia. E foi assim que nasceu este livro, que pretende ser um guia orientador para todos os que estão dispostos a seguir um plano de 30 dias com o objetivo de conseguir atingir os resultados que a grande maioria das pessoas não consegue atingir, mesmo após vários anos de tentativas.

Já houve quem criticasse o título que dei ao workshopComo conseguir emprego em 30 dias” e me perguntasse se eu garantia emprego a todos os participantes nos próximos 30 dias! Este livro não foi escrito a pensar em quem pretende garantias antes de começar a fazer alguma coisa. Se pensa que conseguirá emprego em 30 dias apenas por ler este livro, mude de ideias porque é possível que essa relação causa-efeito não venha a confirmar-se. Apesar de existirem participantes que após frequentarem os meus workshops conseguiram emprego em menos de 30 dias, não quero que pense que lhe vou apresentar o mistério nunca antes revelado para conseguir emprego, em qualquer situação e sem qualquer tipo de esforço.

Neste guia poderá aprender algumas das estratégias que resultaram comigo e que são tão universais que têm o poder de resultar com qualquer pessoa que queira destacar-se da multidão.

Se eu consegui, qualquer um consegue!

Eu não sou especial nem sou mais do que qualquer pessoa! Já testei e implementei tudo o que partilho neste livro e por isso aproveite para aprender com o que correu bem e evite repetir alguns dos erros que cometi, que levaram a alguns falhanços épicos.

Não tenha ilusões!

Quando os recrutadores recebem o seu currículo, e este se consegue destacar, é normal que pesquisem o seu nome ou o seu e-mail no Google, no Facebook, etc…

Se não encontrarem nada a seu respeito e conseguirem encontrar muitas informações relevantes sobre outro candidato, que está a concorrer à mesma vaga de emprego, quem ficará em vantagem logo nos primeiros segundos de análise curricular?

Assim, não faz sentido enviar o seu currículo para nenhuma empresa antes de ter uma presença forte e coerente na Internet.

 

Registe os seus dados e receba mais informações semanalmente

Mas afinal, como está estruturado este livro?

Este livro está estruturado de forma a que possa trabalhar num único tema por dia.

Verificar como está a sua presença na Internet, criar um perfil na rede profissional LinkedIn, utilizar o Facebook para se destacar, aprender a elaborar o seu currículo, conseguir desenvolver estratégias para evitar a secretária ao telefone, aprender a comportar-se numa entrevista de emprego, são apenas algumas das tarefas que abordo em cada um dos 30 dias deste desafio.

O livro “Como conseguir emprego em 30 dias” também tem este site onde terá acesso a toda a informação atualizada e encontrará recursos que lhe facilitarão a organização da sua lista de contactos, a elaboração do curriculum vitae num modelo atrativo para os potenciais empregadores, entre outros. Todas as informações são atualizadas regularmente aqui e nas redes sociais, incluindo as datas em que decorrerão os workshops que estão agendados para os próximos meses.

No final de cada um dos dias deste desafio, o livro mostra-lhe um link para este site que lhe dará acesso ao tema que está a ler, mas numa vertente mais prática, pois complementa o texto com instruções de trabalho sob forma de imagem, um processo que o ajudará a perceber mais facilmente tudo o que é explicado neste livro. Para mais informações, visite o separador “Atualizações online“.

Aqui ficam os capítulos do livro e as ligações onde encontrará as imagens que referi anteriormente:

Dia 1 – Como está a sua presença na Internet?

Dia 2 – O seu perfil no Facebook

Dia 3 – O seu perfil no Google +

Dia 4 – Configurar um perfil no LinkedIn

Dia 5 – Criar uma rede de contactos no LinkedIn

Dia 6 – Leitura diária recomendada

Dia 7 – Partilhar conteúdo relevante nas redes sociais

Dia 8 – Porque é que isto está sempre a mudar?

Dia 9 – Ler livros inspiradores

Dia 10 – Verificar tudo o que criou

Dia 11 – Criar uma assinatura de e-mail e textos padrão

Dia 12 – Decida o que quer fazer

Dia 13 – Defina o que quer fazer daqui a 5 anos

Dia 14 – Crie o seu cartão de visita

Dia 15 – Aprenda a “quebrar o gelo” – fale com estranhos

Dia 16 – Dicas para se destacar

Dia 17 – Preparar e treinar o “discurso do elevador”

Dia 18 – Siga as empresas nas redes sociais

Dia 19 – Criar uma lista de empresas a contactar

Dia 20 – Elaborar o currículo e a carta de apresentação

Dia 21 – Contactar as empresas por e-mail

Dias 22 a 27 – Replicar hábitos criados anteriormente

Dia 28 – Telefonar às empresas

Dia 29 – Foi chamado para uma entrevista… e agora?

Dia 30 – Prepare-se para a entrevista

O seu primeiro dia de trabalho!

Certamente já pensou em perder peso, deixar de fumar ou aprender algo novo, mas nunca se decidiu a começar e por isso, nunca conseguiu atingir o que queria.

Há um provérbio chinês que diz o seguinte:

o melhor dia para plantar uma árvore foi há 20 anos. O segundo melhor dia é hoje!

Hoje é um excelente dia para começar algo novo e por isso, comprometa-se com este desafio e partilhe os resultados comigo por e-mail (pedro@emprego30dias.com) ou através das redes sociais.

Se ainda não tem o livro “Como conseguir emprego em 30 dias”, poderá adquiri-lo aqui:


Se pretende que o workshop se realize na sua cidade, não hesite em contactar-nos por telefone ou por e-mail: info@emprego30dias.com.

Até já,

Pedro Silva-Santos

Registe os seus dados e receba mais informações semanalmente

login

Faça login para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

Quer aprender como é que eu faço?

Preencha os dados seguintes para pertencer ao meu grupo exclusivo