fbpx
Se permitisse que influenciassem a minha forma de trabalhar, já teria tido um AVC ou dois

Se permitisse que influenciassem a minha forma de trabalhar, já teria tido um AVC… ou dois! – (carta ao leitor)

Nesta “carta ao leitor” respondo a um dos emails que recebi recentemente.

Espero que gostes e que te inspire…

EMAIL

Olá Pedro.

Hoje, como faço diariamente, liguei para a minha mãe, ao sair do trabalho.

Gosto sempre que ter uma pequena conversa sobre como correu o dia e pergunto se está tudo bem por lá, enquanto faço o caminho para casa, cerca de […] minutos.

Estava ao telefone com ela, entretanto o meu pai entrou em casa e perguntou-lhe com quem estava a falar. Ela disse-lhe que estava a conversar comigo enquanto eu estava a caminho da piscina com o meu filho.

O meu pai prontamente lhe disse:

Se fosse funcionária da empresa dela não podia estar a levar o […] à piscina a meio da tarde!

Confesso que este comentário deixou-me muito triste, principalmente estando eu a fazer de tudo para o ajudar a ter menos dificuldades no dia a dia, a fazer de tudo para dar o bom seguimento à empresa que tanto lhe custou a construir e a fazer de tudo o possível para que ele possa descansar ao fim de mais de 40 anos de trabalho.

Este tipo de comentários vindos sem estarmos à espera desviam-nos dos objetivos e levam-me a pensar se realmente fará sentido dar continuidade à empresa que o meu pai criou.

É muito complicado lidar com estas situações, fico sempre muito reticente em relação ao futuro, tanto profissionalmente como o pessoal.

Desculpa estar a incomodar-te com um assunto que nada tem a ver com os teus interesses, precisava apenas de “falar” com alguém.

Obrigada por seres a pessoa que és.

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

No passado também já ouvi várias coisas, da parte dos meus pais, que me deixaram um pouco triste. A minha mãe chegou a dizer-me que eu era demasiado ambicioso e que isso não era uma boa característica!

Tive de aprender a ignorar esse tipo de comentários e acima de tudo começar a conter um pouco as coisas que partilhava diariamente e com quem as partilhava.

Atualmente os meus pais têm muito orgulho em mim e no estilo de vida relaxado que consegui alcançar… adoram que eu tenha muito tempo livre para poder estar à conversa com eles sem lhes dizer:

… vá, depois falamos porque agora não tenho tempo.

Durante muito tempo fui incompreendido pela minha família. Desisti de tentar mudar a forma como eles encaram o trabalho e o dinheiro, acho que há lutas que simplesmente são inglórias e não valem a pena.

Ao fim de muitos anos, sem eu tentar mudar nada, foram os meus pais que mudaram a maneira como viam a minha “forma estranha” de viver e de fazer as coisas.

O comentário do teu pai é ridículo… é exatamente por não seres funcionária da empresa que tens a responsabilidade de reservar tempo para ti para poderes pensar fora da parte operacional do dia-a-dia dos negócios. O teu pai habituou-se a ser operacional, dificilmente irá perceber que tu preferes pensar na estruturação do que vais fazer, e de preferência que no futuro vais delegar o máximo de trabalho operacional que puderes para poderes ter uma vida mais tranquila. Ele desenvolveu o negócio à maneira dele, se quer que tu dês seguimento ao negócio é hora de te deixar fazer à tua maneira. Se ele quiser bater palmas à tua forma de fazer, é bem-vindo… se for para mandar bitaites e dizer que não foi assim que fez durante 40 anos, mais vale manter-se à distância ou esquecer a passagem de pastas para a filha, porque a filha vai à vida dela e não quer saber do futuro da empresa familiar para nada!

Sugiro que não partilhes nada do que fazes, nem com ele, nem com a tua mãe. Reserva tempo de qualidade com eles, mas não permitas que se metam na tua forma de trabalhar.

Se eu tivesse permitido que influenciassem a minha forma de trabalhar, ainda estaria a trabalhar 16 horas por dia, a lutar para chegar ao final do mês com dinheiro para pagar as contas… e talvez já tivesse tido um AVC… ou dois!

O que interessa é aquilo que pretendes para a tua vida. Os outros (mesmo sendo família) não têm direito de opinar ou de tentar redirecionar-te para aquilo que tu não queres ser ou fazer.

Mantém o foco!

Bjs e muito obrigado pelas palavras de apoio no teu email.

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.