fbpx
Poupar e investir pode transformar o teu futuro financeiro sem sacrificares a tua felicidade

Começa já a planear o teu futuro, mas não deixes de aproveitar as coisas boas da vida!

Confesso que me irrita bastante quando alguém diz que, em vez de gastarmos dinheiro num produto que gostamos, deveríamos era comprar ações da empresa que vende esse produto.

Claro que investir é importante, mas viver uma vida equilibrada e feliz é fundamental!

Na minha opinião, ninguém necessita de abdicar dos seus pequenos prazeres para garantir que alcança um futuro financeiro mais seguro. E é exatamente sobre isso que decidi escrever hoje: como podes aprender a poupar e a investir de forma inteligente, sem te privares do que te faz feliz.

Literacia financeira: O que é… e por que é importante?

Literacia financeira é, basicamente, entenderes como é que o dinheiro funciona e como podes colocá-lo a trabalhar para ti.

Não se trata de seres forreta, ou de abdicares dos teus momentos de lazer, trata-se de aprenderes a ganhar mais dinheiro e a gerir melhor o dinheiro que ganhas, para que possas viver uma tranquila ao mesmo tempo que realizas os teus sonhos.

E “poupar”, o que significa?

Poupar significa guardares, para o futuro, uma parte do dinheiro que ganhas atualmente.

Pretendes fazer uma viagem de sonho ou garantir que, no futuro, não terás de te preocupar com despesas inesperadas? Se colocares de lado uma pequena parte do teu rendimento mensal, poderás alcançar esses objetivos sem abdicares do que te faz feliz hoje.

Poupar não significa deixares de viver… significa que te preparas para viver ainda melhor.

Investir: fazer o dinheiro trabalhar para ti

Investir é uma forma inteligente de fazer o dinheiro crescer ao longo do tempo. Uma das formas de investir é através da compra de ações de empresas cotadas nas várias Bolsas mundiais.

Mas, o que são ações?

São pequenas partes de uma empresa. Quando compras uma ação, estás a tornar-te acionista dessa empresa e a ganhar, potencialmente, com o crescimento dessa empresa ao longo dos anos.

Isto não significa que tenhas de te privar do que gostas hoje… significa apenas que podes usar uma parte das tuas poupanças para, no futuro, teres ainda mais liberdade para desfrutares da vida.

Vamos a um exemplo prático que não envolve abdicar, por exemplo, do café que tanto aprecias.

Imagina que recebes um bónus no trabalho ou um reembolso inesperado de impostos. Em vez de gastares tudo de imediato, poderás usar uma parte desse dinheiro para investir.

Não necessitas de mudar o teu estilo de vida ou cortar nos pequenos prazeres, apenas estou a sugerir-te que aproveites algumas oportunidades que vão surgindo para construíres um futuro financeiro mais estável e próspero.

Aproveita o presente, mas pensa no futuro!

Viver bem hoje e preparar o futuro não são coisas incompatíveis.

Pelo contrário, ao aprenderes a poupar e a investir de forma inteligente, estarás a garantir que o teu futuro será pelo menos tão magnífico como o presente…  e a ideia é que seja ainda melhor!

Por isso, o “conselho do Pedrinho” é o seguinte: começa já a planear o teu futuro, mas não deixes de aproveitar as coisas boas da vida, com as pessoas que amas!

Se quiseres aprender como faço os meus investimentos em empresas cotadas na Bolsa, de forma simples e sem complicações, sugiro que leias o meu livro “BOLSA – Dúvidas Reais, Respostas Sem Rodeios (as 70 perguntas dos leitores):

Não sejas egoísta... partilha!

Clique nas imagens para aceder aos episódios de cada módulo

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.