CARTA AOS LEITORES - MARÇO DE 2020

Quando isto passar ainda teremos dinheiro para avançar?

Estamos a atravessar um grave problema de saúde mas não podemos esquecer-nos que as medidas que tomarmos terão igualmente impacto no dinheiro que veremos nas nossas carteiras quando tudo isto se resolver.

Este mês tenho lido e ouvido muitas opiniões e propostas de soluções… algumas são assustadoras, porque resolvem os problemas a curto prazo mas criam problemas ainda maiores a médio/longo prazo.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pocket
Share on email

PODCASTS

Um episódio do podcast que me marcou

Apesar de ter um corte de cabelo ainda mais obsoleto do que o meu, o Dave Lee é uma das pessoas que sigo com regularidade na área dos investimentos/negócios a longo prazo.

Os vídeos que ele partilha no Youtube são automaticamente convertidos em áudio para o seu podcast.

Vale a pena ouvir o episódio 51 do seu podcast (ou ver o vídeo mais abaixo).

INVESTIMENTOS NA BOLSA

Enquanto alguns "borram as calças"... é isto que eu tenho feito!

Na 3ª semana de março de 2020, o meu portfolio de ações na Bolsa ultrapassou os 50% de desvalorização.

Pela primeira, vez desde que comecei a investir na Bolsa, em dezembro de 2018, o meu portfolio desvalorizou mais de 25 mil euros.

Contrariamente ao que fiz nos primeiros meses de 2019, quando decidi vender ações de empresas valiosas só porque tinha medo de perder tudo, na 3ª semana de março de 2020 fiz exatamente o contrário: comprei mais ações dessas empresas (em “saldo”) para baixar o custo médio de cada ação que tenho no meu portfolio.

Não me interessa quanto tempo o mercado levará a recuperar, enquanto essas ações estiverem abaixo do seu valor intrínseco eu vou continuar a reforçar as minhas posições (em “saldos”) nessas empresas.

Há quem diga que quando as empresas apresentarem os próximos resultados trimestrais o valor das suas ações vai descer ainda mais, porque estiveram fechadas e não faturaram durante algum tempo.

Contudo, há algumas ações que já estão tão abaixo do seu valor intrínseco que mesmo que apresentem resultados trimestrais péssimos eu acredito (apesar de não ser “bruxo”) que isso possa não ter grande impacto no valor dessas ações.

Se os péssimos resultados trimestrais tiverem impacto nas ações das empresas que detenho como investimentos a longo prazo, haja alegria e dinheiro para comprar mais ações a preço de saldo!

Sugiro que veja este pequeno vídeo do Adam Khoo no Youtube… o som está horrível mas em poucos minutos ele explica o que eu também acredito que vai acontecer nos próximos meses/anos.

Não tenho uma bola de cristal, mas creio que daqui a 5 anos, quem decidir que hoje deve ficar apenas “à espreita” vai arrepender-se de não ter aprendido as bases do que é necessário para investir na Bolsa.

PARA REFLETIR

Porque é que não devemos oferecer os nossos produtos ou serviços gratuitamente?

Apesar de este ser um tema que divide muitas opiniões, principalmente na fase em que nos encontramos, assisti recentemente a uma conversa do Michael Hyatt sobre a importância de continuarmos a cobrar pelos nossos produtos e serviços.

Pessoalmente, fico feliz por atualmente poder estar a contratar mais serviços às empresas e aos profissionais liberais com quem tenho parcerias. Dessa forma consigo ajudar toda a gente a manter os postos de trabalho.

LIVROS

Uma recomendação egocêntrica...

Sei que é demasiado egocêntrico recomendar o meu próprio livro nesta secção, mas isso não me interessa nada!

Acredito que esta fase pode ser um ponto de viragem para muitos trabalhadores que se encontram na mesma situação em que eu me encontrei no passado.

login

Faça login para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

Quer aprender como é que eu faço?

Preencha os dados seguintes para pertencer ao meu grupo exclusivo