fbpx
Disse que ia deixar de trabalhar quando celebrasse 40 anos e recebi montes de críticas negativas

Disse que ia deixar de trabalhar quando celebrasse 40 anos… e recebi montes de críticas negativas!

Com 38 anos partilhei uma publicação no Facebook a informar que quando celebrasse 40 anos pretendia deixar de trabalhar.

Apesar de ter havido algumas pessoas que me encorajaram a ir partilhando tudo o que fosse implementando a nível profissional, durante os dois anos seguintes, maioritariamente, essa publicação desencadeou reações bastante negativas.

Na verdade, a maior parte das pessoas não percebeu que a minha ideia não era tornar-me completamente inativo. O que eu pretendia era conseguir reduzir gradualmente o tempo que dedicava a trabalhar no projeto que me ocupava toda a semana: a minha empresa de consultoria ambiental.

Estabeleci um prazo de 48 meses para conseguir implementar com sucesso o que o Tim Ferriss partilha no livro “4 horas por semana – trabalhar menos, produzir mais”.

Defini que o objetivo seria passar a trabalhar apenas quatro horas por semana nos projetos da minha empresa de consultoria ambiental, de forma a ter mais tempo disponível para me dedicar a estudar e a desenvolver novas áreas de negócio.

De forma ingénua, pensei que poderia ir partilhando (nas redes sociais) todas as alterações diárias que fosse implementando ao longo desses 48 meses, até ao dia em que celebrasse 40 anos.

Era, uma vez mais, uma forma de eu me comprometer publicamente a atingir esse objetivo e acreditei que também poderia ser uma forma de inspirar outras pessoas a fazer o mesmo na sua vida profissional.

Mas estava muito enganado! A revolta começou a agigantar-se e por isso decidi fazer duas coisas:

– eliminar essa publicação das redes sociais;

– trabalhar arduamente para me tornar inútil (substituível) na empresa de consultoria ambiental.

Este artigo é um excerto do livroa Ave Rara II… do caos e das dívidas a um estilo de vida livre!” e integra a série de episódiosTrabalhar 4 horas/dia“.

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.