diziam-me para nao investir em empresas chinesas

Todos me diziam: “Não invistas em ações de empresas chinesas!”

Num dos vídeos que partilho regularmente nas redes sociais alguém comentou:

Como posso investir em empresas chinesas?

Respondi a esse comentário dizendo que normalmente comprava ações dessas empresas na Bolsa de Hong-Kong através do site ou da app da corretora DEGIRO (que uso igualmente para investir em ações de outras empresas em várias partes do mundo).

Achei piada a um comentário que surgiu poucas horas depois:

Não te metas com empresas chinesas, a história já nos mostrou que são todas uma fraude.

Esta é a típica reação de alguém que já perdeu muito dinheiro com uma “galdéria” (empresa com péssimos fundamentos) oriunda da China… 😊 ou está a generalizar em função de algumas das fraudes que ocorreram, no passado, com empresas chinesas.

Contudo, vamos lá recordar: também já ocorreram grandes fraudes com empresas americanas e com empresas oriundas de outras partes do mundo, certo?

Quando alguém me diz que não devo investir em empresas chinesas e me apresenta sempre os mesmos argumentos relacionados com “… tudo o que vem da China é uma fraude!” gosto de lhe contar a aventura que se passou com um amigo do meu mentor… 😊

O amigo dele estava de visita à Tailândia.

À noite decidiu ir a um bar.

Foi abordado por uma beldade, com um corpo que parecia esculpido à mão… conversa puxa conversa e umas horas depois estavam os dois no quarto de hotel que ele tinha reservado por uns dias.

Os momentos tórridos e escaldantes avançam rapidamente, as roupas voam pelo quarto e de repente ele grita:

F0d@-5E… está aqui uma pila a mais!

O amigo dele considerou aquele evento tão marcante que a partir desse dia passou a dizer:

– Tailandesas? Nunca mais!

Isto é um viés cognitivo… é uma distorção de julgamento e é completamente irracional julgar novas situações em função de uma realidade, ou exceção, que ocorreu no passado.

Também há americanas com pila!

Também há portuguesas com pila!

Não acredita?

Basta uma pesquisa rápida num site com conteúdo destinado a adultos para perceber que as pilas estão na moda, em todas as nacionalidades! 😊

Voltando aos investimentos na Bolsa…

É verdade que os mercados europeus e americanos são muito mais regulados e controlados. Nesses mercados, as empresas listadas em Bolsa têm de permitir que as suas contas sejam auditadas por auditores externos e independentes. E mesmo assim, já ocorreram grandes escândalos e grandes fraudes nesses mercados… sim, mesmo depois das contas terem sido passadas a pente fino por empresas de auditoria conceituadas.

Muita gente continua a assumir que todo o mercado chinês é uma fraude, tal como o amigo do meu mentor assumiu que todas as tailandesas têm pila.

Em todos os mercados, existem empresas que são bastante sexy mas não valem nada (são as tais “galdérias” que eu referi anteriormente)… e também existem empresas que dão menos nas vistas, não parecem tão “jeitosas”, mas têm excelentes fundamentos (faturação e lucros crescentes nos últimos 4 a 5 anos).

Estas últimas são as que eu gosto de apelidar de “beldades que quero trazer para o meu Harém“!

login

Faça login para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

Queres aprender a investir na Bolsa?

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails sobre esse assunto.