perdi 21000 euros antes de aprender a investir na Bolsa_parte1

Foi assim que perdi 21000€… antes de aprender a investir na Bolsa!

É engraçado porque quando começamos a investir em empresas que estão cotadas na Bolsa, cometemos todos os mesmos erros.

Talvez devido ao facto de sermos humanos… somos seres baseados em emoções!

Só quando fiz um primeiro workshop online com o que eu considero o meu mentor (o Adam Khoo), é que me apercebi que à custa de não ter qualquer tipo de formação sobre investimentos na Bolsa esta a cometer os erros que toda a gente comete.

Um dos erros que cometi foi algo que na altura até me parecia fazer todo o sentido… mas foi dessa forma que perdi muito dinheiro nos primeiros meses em que investi na Bolsa. Nessa altura louca, eu comprava ações de determinadas empresas quando estava toda a gente otimista e a dizer:

Eh pá, as ações desta empresa têm vindo a subir brutalmente, isto está imparável…

Nessas alturas, fiquei com medo de perder aquela grande oportunidadeNa língua inglesa até há um termo para catalogar isso:

FOMO – Fear Of Missing Out (o medo de ficar de fora)

Os preços das ações de uma determinada empresa tinham crescido 300% num dia, mais 50% no dia seguinte, mais 70% no seguinte… e lembro-me de pensar:

Bem… sou mesmo idiota, estou a perder uma grande oportunidade!

O que é que eu fazia nessas alturas?

Comprava ações dessa empresa.

Mas também acontecia o contrário! Os preços das ações de determinada empresa (que eu já tinha incluído no meu portefólio sem qualquer fundamento válido) continuavam a descer, a descer, a descer… eu via o meu dinheiro a “encolher”, ou seja, o valor que eu tinha investido nas ações dessa empresa estava a “evaporar-se”, e a determinada altura entrava em pânico com todas as perdas que estava potencialmente a acumular.

Lembro-me que o dinheiro que eu tinha pago pelas ações de uma empresa especulativa (que produzia e vendia produtos à base de cannabis), a determinada altura já tinha desvalorizado mais de 9000€.

Nessa altura pensei:

Que lixe esta m****, vou vender já antes que perca o dinheiro todo.

Vendi e assumi as perdas.

Mais tarde percebi que quando não temos formação, cometemos sempre estes erros… compramos quando está toda a gente demasiado confiante e otimista e vendemos quando está toda a gente com medo e quando olhamos para o nosso dinheiro e constatamos que já temos muito menos do que aquele que foi necessário para comprar às ações.

E isto tudo é alimentado pelas notícias que aparecem nos sites financeiros, nos canais no Youtube, etc… eu seguia vários canais no Youtube de pessoas que compravam e vendiam (com regularidade) ações de empresas cotadas na Bolsa e aquilo mexia-me com as emoções.

Estava toda a gente a entrar à grande, estava toda a gente a partilhar vídeos sobre o dinheiro que já tinham ganho, abundavam excelentes notícias, toda a gente (supostamente) estava a enriquecer rapidamente e eu pensava:

Também tenho de entrar nesta corrida antes que seja tarde demais!

Passado algumas semanas, a pandemia do COVID-19 atingiu o mundo inteiro e nesses canais de gente extremamente otimista e confiante já se ouvia exatamente o contrário:

Estamos a entrar na pior fase de todos os tempos, isto vai ser muito pior do que a Grande Recessão de 2009 e do que a Grande Depressão de 1929…

Toda a gente começou a vender ações de empresas cotadas na Bolsa… e o que é que eu fiz? Vendi, cheio de medo, antes que perdesse tudo… porque vinha aí o caos, o fim estava próximo!

Quando o meu mentor chamou a atenção para estes erros que toda a gente comete é que eu me apercebi:

Exatamente… isto é tão stressante! Vivemos numa euforia louca quando os preços das ações estão a subir e entramos em depressão quando os preços caem a pique. Este tipo de ansiedade dá-me cabo da saúde!

Basicamente, durante os primeiros 12 meses, esta foi a minha forma de estar nos mercados acionistas e foi assim que perdi muito dinheiro

Nos 7 meses seguintes tomei uma série de decisões, que partilharei noutros artigos, e foi isso que me fez perceber o idiota que fui por me ter deixado manipular e enrolar numa série de armadilhas que estão montadas para nos “limpar o dinheiro todo”! Todos os lucros que tive nos 7 meses seguintes foram para tapar o buraco criado por todas as perdas que assumi quando decidi mudar completamente a minha estratégia, passando a respeitar apenas as análises e as decisões de investimento de uma única pessoa: o meu mentor.

Artigos ou vídeos relacionados

Não seja egoísta... partilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

login

Faça login para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

Queres aprender a investir na Bolsa?

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails sobre esse assunto.