Para ler ou ouvir
Validade das promoções
As promoções existentes no site encontram-se válidas de
Nesta “carta ao leitor” respondo a um dos emails que recebi recentemente.
Espero que gostes e que te inspire…
Bom dia Pedro,
Espero que esteja tudo bem consigo. Queria agradecer-lhe pela ajuda que me tem dado, mesmo sem saber.
Os seus vídeos nas redes sociais, ajudaram-me a começar a investir. Ainda sou um jovem investidor e por isso tenho muitas dúvidas e gostaria de lhe poder fazer algumas perguntas, se possível!
Muito obrigado por tudo, a sério!
Olá […]
Muito obrigado pelo feedback… fico satisfeito por saber que os meus vídeos te têm inspirado.
Podes fazer as perguntas que quiseres, se eu souber responder terei muito gosto em partilhar a minha opinião.
Aqui ficam as respostas à questões que colocaste:
R.: Nesta fase da minha vida, ainda não sou fã de investir em ações de empresas cotadas na Bolsa para receber dividendos. Apesar de noutros países (como Singapura e o Brasil) não pagarem impostos sobre esses dividendos recebidos, em Portugal é pouco interessante, em termos fiscais, começares muito jovem a centrar a tua estratégia de investimento no recebimento de dividendos porque todos os anos estarás a entregar 28% desses dividendos ao Estado, quando elaborares a declaração anual de IRS.
Eu prefiro investir em empresas tecnológicas que potencialmente possam multiplicar os meus investimentos várias vezes nas próximas décadas.
Além disso, no caso do recebimento de dividendos, só receberás muito dinheiro se tiveres muito dinheiro investido… e esse dinheiro investido irá crescer muito pouco nos próximos anos, porque as empresas cotadas na Bolsa que pagam dividendos normalmente não têm elevadas taxas de crescimento ao longo de décadas.
Quando eu tiver 60 anos talvez pense em criar um segundo portefólio focado apenas no recebimento de dividendos para poder viver de renda como referi no vídeo seguinte.
Em relação às empresas de crescimento, com exceção de algumas empresas chinesas, atualmente poucas empresas estão com os preços das suas ações a ser negociados muito abaixo do valor intrínseco estimado e por isso é que este ano ainda não comprei ações… ainda não encontrei oportunidades como as que apanhei em 2022 e que me permitiram reforçar fortemente as minhas posições nas empresas que pretendo manter no meu portefólio a longo prazo (as beldades que pretendo manter no meu Harém).
Em termos de ETFs, gosto do que está ligado à área dos semicondutores e já tenho uma posição bastante grande que comprei na Bolsa de Milão (em euros). O ETF tem o símbolo SMH, mas se eu fosse abrir posição neste momento, aguardaria por uma retração às médias móveis pelo menos até aos […]€. É apenas a minha opinião, baseado no meu perfil de investidor.
R.: O meu curso online é virado para investimentos de longo prazo, não é para quem pretende fazer trading.
R.: Eh eh… não é nada mau… no meu curso online eu mostro como faço isso porque é com base na análise técnica que defino quais os preços que pretendo usar como orientação para comprar ou reforçar as minhas posições. Clica na imagem seguinte e assiste ao vídeo onde explico a base da análise técnica que necessitas de aprender a saber interpretar.
Grande abraço
Negócios, investimentos e um estilo de vida livre
Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.
As promoções existentes no site encontram-se válidas de
Faça log in para aceder à sua conta.
Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.