fbpx
Nunca mais vou esquecer este episódio que passei num balcão da Segurança Social

Nunca mais vou esquecer este episódio que passei num balcão da Segurança Social…

Encontrava-me no edifício da Segurança Social para pagar os valores que tínhamos em dívida, juntamente com os respetivos juros de mora, e disse à funcionária que me estava a atender:

– Bem, vocês não são nada meigos! Basta atrasarmo-nos um pouco e recebemos logo uma carta de penhora… e a dívida não para de aumentar à medida que os dias de atraso vão passando!

Sem olhar para mim, respondeu:

– Isso é muito simples de resolver… você passa a pagar as contribuições para a Segurança Social até à data limite e esses problemas desaparecem!

– .. acha que eu deixei de pagar as prestações para a Segurança Social porque quis? Não paguei porque não consegui… não tive dinheiro! – respondi, indignado com a solução proposta.

– É como lhe digo, tem de pagar até à data limite para não ter problemas. – insistiu.

Sabe… você está sentada desse lado, tem um ordenado fixo e recebe quase sempre no mesmo dia de cada mês. Espero que esse dinheiro nunca deixe de lhe entrar na conta bancária!

Se um dia não conseguir pagar todas as contas com o dinheiro que ganha, vai perceber a situação em que eu me encontro… e acredite, não a desejo a ninguém!

Se eu tiver de voltar a atrasar os pagamentos à Segurança Social para conseguir colocar comida em casa, é isso que vou voltar a fazer… nem que tenha de vos pagar juros de mora outra vez. – referi, com um nó na garganta.

Enquanto apresentava os meus argumentos, a senhora processava o documento para pagamento. Deixou-me terminar a argumentação e disse, sem mostrar qualquer tipo de compaixão:

– São 968,23€, por favor. Vai pagar em dinheiro ou com cartão multibanco?

Percebi que quando não temos dinheiro, ninguém mostra compaixão por nós, ninguém quer saber de nós para nada!

Este artigo é um excerto do livroa Ave Rara II… do caos e das dívidas a um estilo de vida livre!” e integra a série de episódiosTrabalhar 4 horas/dia“.

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.