fbpx
carta aos leitores - 2ª outubro 2022_2

Mais lento… por favor! – (2ª carta de outubro de 2022)

Na 2ª “carta aos leitores” deste mês respondo a 3 dos emails que recebi recentemente e que mais me despertaram a atenção!

Espero que gostes e que te inspirem…

EMAIL 1

Boa noite Pedro,

Desde já os meus parabéns pelos seus conteúdos, que tenho seguido particularmente no site e, ocasionalmente, no TikTok.

Comecei a investir na bolsa recentemente após leitura de algumas “bíblias” da área.

Contudo, não sendo eu da área, as suas diretrizes parecem-me bastante objetivas, principalmente quanto aos valores intrínsecos das ações das empresas nas quais investe.

Já tinha feito investimentos anteriormente, há muitos anos, mas sem o (pouco) conhecimento que tenho hoje. Atualmente, tenho tido retornos positivos, ainda que alguns sejam muito marginais.

Gostava de saber a sua opinião sobre o investimento com longos prazos de maturidade e em que medida o seu curso poderá ser uma mais-valia para mim, dado que teria todo o gosto em adquiri-lo.

Obrigado.

Até breve.

Abraços e bons investimentos,

[…]

A MINHA RESPOSTA

Olá […], bom dia.

Muito obrigado pelo feedback e pelo apoio.

O meu perfil de investidor é exatamente como o teu: sou investidor em valor e a longo prazo.

Quando comecei a investir, em 2018, fui atrás de todas as “galdérias” que possas imaginar… seguia todo o tipo de canais de notícias financeiras, Youtubers sensacionalistas que recomendavam “as 3 empresas para comprar este mês” e, como deves imaginar, essas galdérias fugiram com grande parte do meu dinheiro! 😊

A partir de 2020, tornei-me aluno do Adam Khoo e houve uma mudança completa de paradigma. Deixei de tentar ser trader e passei a focar-me apenas em selecionar uma lista de beldades maduras (empresas líderes de mercado, com faturação e lucros crescentes nos últimos 4 a 5 anos e que têm uma vantagem muito grande face à concorrência).

Com exceção de um ou outro investimento que vou fazendo em empresas cíclicas (como Bancos e Seguradoras) quando estão no fundo do ciclo e que pretendo vender quando atingirem um potencial topo do ciclo (de acordo com o indicador “Price to book ratio”), as restantes beldades são os ativos que pretendo manter (e ir reforçando) a longo prazo. Esses serão alguns dos ativos que poderão complementar a minha reforma ou dar-me a oportunidade de viver de renda, se um dia decidir deixar de trabalhar ou se alguma coisa correr mal no âmbito da minha vida profissional.

Se quiseres perceber como faço os meus investimentos, inscreve-te no próximo webinário gratuito que vou fazer em direto.

Se deves ou não juntar-te ao meu curso online, como deves imaginar, tens de ser tu a decidir. Se fizer sentido para ti, cá estaremos para te receber e para trocar ideias no chat privado e exclusivo no Telegram (onde estão todos os membros do curso).

Grande abraço e votos de um excelente fim de semana.

Estás a pensar pedir um Crédito Habitação para a compra da tua casa ou para melhorar as condições do teu crédito atual? Estamos cá para te ajudar a realizar esse sonho de forma totalmente gratuita!

Na Credivel.pt, como Intermediários de Crédito, o nosso papel é auxiliar-te em toda a documentação e burocracia necessária, negociar com as várias instituições bancárias com as quais temos parceria, e apresentar sempre a melhor proposta consoante as tuas condições financeiras.

Para te podermos apresentar a melhor proposta, responde às questões que se encontram neste formulário e entraremos em contato contigo o mais breve possível!

EMAIL 2

Olá Pedro,
 
tenho dinheiro que está “estacionado” e pretendo colocá-lo a render.
 
Gostei de te seguir nas redes sociais, e identifiquei-me contigo e com a tua filosofia, porque não queria fazer trading.
 
O meu maior desafio de aprendizagem, neste momento é como multiplicar o meu dinheiro!
 
Ou seja, sei fazer dinheiro, através do meu negócio […], mas estou com dificuldades em multiplicá-lo.
 
Considero que neste momento tenho muito dinheiro e é ridículo tê-lo parado, mas tenho pouco para investir em imobiliário por exemplo (uma área que eu gosto…).
 
O que achas?

A MINHA RESPOSTA

Não stresses! Se gostas de investir em empresas cotadas na Bolsa, aproveita os saldos.

Se ainda não tens dinheiro para investir em imobiliário, deixa estar o dinheiro quietinho e vai usando uma parte para afinar alguns anúncios nas redes sociais para tentares fazer crescer as vendas no teu negócio.

Eu faço sempre assim… primeiro invisto o dinheiro no desenvolvimento dos negócios que tenho e uso o resto para investir em empresas cotadas na Bolsa quando estão com os preços das suas ações a serem negociados muito abaixo do valor intrínseco.

Assim tenho cada vez mais dinheiro a ser gerado pelos meus negócios e consigo ter cada vez mais dinheiro para ser multiplicado em ativos como excelentes empresas cotadas na Bolsa.

É tudo uma questão de paciência, disciplina e estudo e afinação constante.

Grande abraço.

EMAIL 3

Olá Pedro,

Muito obrigado pela tua resposta, estive a semana toda a pensar… e faz todo o sentido a tua visão.

Como as coisas acontecem sempre para nos dar as respostas que necessitamos, por vezes não queremos ver o óbvio!

A tua reflexão de hoje vai muito ao encontro de avançar ou não com um sonho só porque sim.

A minha decisãoestava tomada, mas ouvir hoje esta tua reflexão fez-me ter ainda mais certezas de que este não é o momento.

Devo ler mais, aprender todos os dias, estar atento ao que me rodeia, para que no futuro quando aparecer uma oportunidade eu possa estar na minha plena capacidade de a abraçar.

Mais uma vez obrigado por saberes fazer as questões certas para que eu possa tomar decisões importantes e deixar a emoção de lado.

A MINHA RESPOSTA

Que top! 😉

Fico surpreendido por perceber que estas pequenas reflexões que vou partilhando no podcast “A Ave Rara” acabam por ser o click que alguém necessita para abrandar e fazer uma dupla (ou tripla) confirmação em tudo o que pretende fazer nos próximos tempos.

Uma das frases que mais adoro atualmente é:

Mais lento… por favor!

Às vezes pode parecer que somos demasiado cautelosos por necessitarmos de tempo para pensar e estruturar as coisas, mas não é nada disso. Trata-se de gerir o risco e de garantir que não nos metemos nas coisas só porque sim ou só porque achamos que é isso que merecemos alcançar a curto prazo.

Apendi muito com todos os erros que cometi no passado… e grande parte desses erros tiveram lugar porque não fiz as coisas com a calma e a ponderação necessária.

Atualmente prefiro que seja tudo mais lento, mas que não me traga crises de ansiedade nem me tire o sono durante a noite! Nem me tire a possibilidade de continuar a ter tempo para estudar, para pensar, para ver séries e filmes e dar beijinhos à noite! 😊

Grande abraço e vamos mantendo o contacto.

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.