fbpx

Nestes casos, só se magoa quem salta da carruagem a meio da descida da montanha-russa

Imagina que tens um jardim. Durante um ano de seca, a maioria das plantas perde as folhas, o terreno parece ressequido, e há quem pense em abandonar o jardim por completo.

No entanto, tu sabes que se trata apenas de uma fase. Regas as plantas com paciência porque sabes que algumas delas, as mais fortes e bem enraizadas, vão florescer de novo.

O mercado financeiro é como esse jardim.

Quando investimos apenas em empresas com excelentes fundamentos — empresas sólidas, com bom histórico financeiro, baixos níveis de endividamento e que geram valor — é natural que enfrentemos momentos de “seca”, ou seja, que passemos por quedas no valor das ações. Mas isso não significa que essas empresas tenham deixado de ter excelentes fundamentos, apenas significa que o mercado está temporariamente desvalorizado.

A queda de 2022: um exemplo real

Em 2022, muitas das excelentes empresas tecnológicas americanas maduras viram as suas ações desvalorizarem até 70%.

Foi um período difícil para muitos investidores.

Lembro-me que alguns amigos, que também são investidores, disseram:

Vamos entrar recessão! Vou vender tudo antes que perca mais dinheiro… e tu, Pedro, deverias fazer o mesmo!

Como nessa altura eu apenas investia em empresas com excelentes fundamentos, fiz exatamente o contrário do que me disseram esses amigos.

Mantive os meus investimentos e, na verdade, reforcei as posições em algumas dessas “beldades” — empresas nas quais acreditava e que pretendia manter na minha carteira de investimentos durante muitos anos.

Se eu tivesse vendido tudo naquele momento de pânico, teria perdido mais de 34 mil euros em outubro de 2022. Teria sido o equivalente a saltar da carruagem a meio da descida da montanha-russa. Felizmente, mantive a calma e deixei o tempo fazer o seu trabalho. Até ao dia em que estou a escrever este texto (24 de setembro de 2024), essas quedas recuperaram completamente e o meu portefólio está valorizado em mais de 70 mil euros, como podes ver na imagem seguinte! Investir apenas em excelentes empresas e manter a paciência, trouxe os seus frutos.

Valorizações do meu portefólio no dia 24 de setembro de 2024

A lição: o tempo é o teu maior aliado

O grande investidor Charlie Munger, sócio de Warren Buffett, já dizia:

Time in the market is more important than timing the market” — ou seja, o tempo que passas no mercado é mais importante do que tentares adivinhar quando comprar ou vender ações nos mercados acionistas.

Esse é um dos maiores erros de muitos iniciantes. Ficam assustados com as quedas e vendem na hora errada, perdendo a oportunidade de ver os seus investimentos a recuperar e a crescer a longo prazo.

Se estás a começar a despertar para a importância de cuidar melhor do teu dinheiro, sugiro que leias o meu livro “BOLSA – Dúvidas Reais, Respostas Sem Rodeios (as 70 perguntas dos leitores). Nesse livro, vais encontrar respostas claras e diretas que te ajudarão a dar os primeiros passos no mundo dos investimentos.

O que podes fazer hoje?

Se ainda não começaste a investir ou pensas em vender os teus investimentos sempre que há quedas nos preços das ações, pensa duas vezes. Investe apenas em empresas com excelentes fundamentos e lembra-te de que a paciência é a maior virtude no mundo dos investimentos.

As crises, como a de 2022, são excelentes oportunidades… para quem as sabe aproveitar!

Não sejas egoísta... partilha!

Clique nas imagens para aceder aos episódios de cada módulo

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.