CARTA AOS LEITORES - MAIO de 2021

No mês passado respondi a muitos e-mails espetaculares, mas gostaria de destacar estes 6 por serem os que mais me despertaram a atenção!

Espero que gostes…

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pocket
Share on email

EMAIL 1

Boa tarde,

Tenho de te dar os parabéns e agradecer pelo excelente conteúdo que partilhas em cada podcast.

Tive conhecimento de todo este conteúdo, pelo tema relacionado com “ações”, através do Facebook. Cativaste-me pela forma como falavas dos investimentos na bolsa, mas fiquei por tudo o resto. Aliás, atualmente sigo um pouco a tua filosofia de não perder tempo a ver notícias financeiras e de não estar sempre a ver os lucros ou perdas que tenho em tempo real.

No que diz respeito ao podcast, é uma aprendizagem constante. Comecei há pouco tempo pelo que ainda não ouvi todos os episódios. Mas esta sensação que me tem proporcionado, de curiosidade e de quase ansiedade em querer ouvir mais, para aprender coisas novas, é muito boa. 

Em algumas situações, revejo-me com algumas das vossas histórias. Eu sou como tu no que diz respeito a comida pelo que também já fui bastante gordo (atingi os 110 kg). Num ano decidi mudar e perdi 45 kg!! (isto já foi em 2012). Atualmente continuo a gostar de comer, mas estou nos 70 kg, praticando exercício regularmente, mesmo em confinamento.

Há ainda outra situação da qual tenho orgulho que já foi falada por um convidado num podcast (o Nuno André Moreira). Tive um professor que me disse que era praticamente impossível um aluno sem bases sólidas de matemática, fazer um curso de engenharia em 3 anos enquanto trabalha. Não só consegui, como ainda fui um dos melhores alunos!

No que diz respeito a negócios e empreendedorismo, tenho uma ideia, mas ainda está muito verde. Mas com tanta informação que tenho recolhido, sinto que está na altura de começar a avançar.

Também tenho andado a esboçar um blog sobre a minha área de trabalho ([…] e […]). 

Com isto deixo aqui o meu profundo agradecimento a ti e ao Francisco pelo magnífico trabalho que têm feito no podcast “Conversas Despreocupadas”, e que continuem assim.

Abraço,

[…]

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

É incrível receber este feedback… coloquei o Francisco em Cc porque sei que ele também vai gostar de ler o teu email! 😉

Sabes, quando metemos uma coisa na cabeça, não há volta atrás… por isso é que, como o Francisco disse recentemente num episódio do podcast (que acho que ainda não foi divulgado):

“… é necessário sermos muito seletivos e assertivos com os nossos pensamentos!”

Aquilo que pensamos afeta o que sentimos, leva-nos a agir de determinada forma e conduz-nos a determinados resultados. E por isso é que é tão revelador e libertador apercebermo-nos que só temos que mudar o que pensamos e tudo o resto começa a reorganizar-se em conformidade com esses pensamentos.

Sugiro que ouças todos os episódios do podcast porque acredito que vais encontrar muitas dicas e ideias que te serão muito úteis para os passos que pretendes dar com o teu próprio projeto.

Além disso, aproveito para partilhar contigo um vídeo que gravei recentemente onde explico (e mostro) como faço a produção de conteúdo para o meu site sem ter que gastar muito tempo com isso…

Aproveita e vê igualmente este webinar que fiz há uns meses para pessoas que estavam a criar o seu próprio emprego… creio que te vai ser muito útil.

Grande abraço e votos de muito sucesso!

P.S. – Quando quiseres partilhar a tua história e falar sobre o teu projeto num episódio do podcast “Conversas Despreocupadas”, sente-te à vontade para nos dizer, ok?

Costumamos gravar episódios de 3 em 3 meses e teremos muito gosto em juntar-te a uma das nossas conversas. 😉

EMAIL 2

Bons dias Pedro tenho ouvido os vídeos/podcast. Estou neste momento a ouvir a conversa com a Lina e o Francisco.

No entanto surgem tantas dúvidas… sou uma pessoa empreendedora, é uma área que me fascina (a da Bolsa) e adoraria perceber e entrar. Mas sinto-me impotente.

Talvez tenha mesmo de entrar no grupo e frequentar o teu curso online.

Moro em […].

Quando poderei fazer uma vídeochamada contigo e assim mostrar-te e tentar perceber como o posso fazer.

Agradeço imenso.

Preciso muito desta ajuda.

Cumprimentos,

[…]

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Fico muito satisfeito por saber que gostas do conteúdo que tenho partilhado nos episódios do podcast e nos vídeos que partilho no meu site e no Youtube.

Não aceito fazer vídeochamadas. Necessito de me manter focado nos estudos que estou a fazer na Bolsa e no desenvolvimento de todos os projetos que tenho atualmente em curso.

De qualquer forma, vou deixar-te os “trabalhos de casa” que tens de fazer no âmbito do empreendedorismo e dos investimentos na Bolsa.

– começa por ver este vídeo para perceberes como criei o meu próprio emprego;

depois, vê este vídeo para perceberes como uso as redes sociais para divulgar os meus projetos.

Em relação aos investimentos na Bolsa, é muito importante que percebas psicologia humana ao longo de um ciclo no mercado acionista. Começa por ver o excerto do direto que fiz há umas semanas para os primeiros 100 membros do meu curso online.

Estuda muito e começa devagar…

Até breve.

PATROCINADOR DESTE MÊS

Este mês, as “Cartas ao leitor” são patrocinadas pela SilvaMathias Wines.

Conheça a história deste projeto para perceber porque é que estes produtos não são vendidos no mesmo local onde costuma encontrar outras marcas de vinho.

EMAIL 3

Ainda é recomendável investir no ETF ASHR?

Porque 0,65% de encargos de manutenção, mais 2€ de comissão por compra, mais câmbio, mais os custos de conectividade, digamos que assusta… ahaha 😄

A minha filosofia leva muito em conta aquilo que são os custos, sobretudo a longo prazo, sou picuinhas naquilo que sai da minha carteira. 😂

Já dizia a avó de qualquer um de nós “no poupar está o ganho” 😎 se à filosofia da avó adicionarmos investimento sustentável, creio que me sinto mais confortável a operar 😅

[…]

A MINHA RESPOSTA

[…], tudo o que te vou dizer não deverá ser assumido como conselho de investimento, porque não sou investidor profissional nem sou consultor financeiro autorizado pela CMVM para esse efeito!

Vou dizer-te o que tenho feito…

Pessoalmente só reforço a minha posição nesse ETF quando os preços baixam a níveis de suporte.

Em relação à tua questão, se achas que com as rentabilidades anuais que terás não consegues ganhar muito mais do que essas taxas, não invistas! 😂😋

Eu não me foco nas taxas mais baixas, foco-me em investir em excelentes empresas e em ETFs que tenham excelentes empresas na sua constituição. As taxas fazem parte da vida de quem investe. 😉

Se comprarmos ações de excelentes empresas apenas quando os preços estão muito abaixo do valor intrínseco (ou nos níveis de suporte, no caso dos ETFs), podemos despreocupar-nos com as pequenas taxas porque acabam por se tornar insignificantes.

Lembra-te que o ETF ASHR, representa as 300 empresas de maior capitalização na China… como representa um mercado emergente e em grande crescimento acredito que não conseguirás taxas tão reduzidas como as que estão associadas por exemplo ao ETF SPY (das 500 maiores empresas americanas).

Eu gosto mais de me preocupar com aquilo que entra no meu Bolso 😋… o que sai acaba por ser uma parcela tão pequena em relação ao que entra que não é suficiente para me tirar o sono! 😉

Por fim, gostaria de referir que os nossos avós tinham razão na maior parte das coisas que diziam. Contudo, pelo menos os meus avós, percebiam muito de poupança, mas não sabiam quase nada sobre como ganhar mais dinheiro com menos esforço.

Pensa nisso! 🙏😉

EMAIL 4

Olá Pedro,

Conheci o teu canal/site recentemente e já sou um admirador do teu trabalho/dedicação.

Estou mesmo a ponderar fazer o teu curso, preciso de arranjar tempo.

Mas antes de mais gostava que me esclarecesses uma coisa: vi num vídeo/podcast que tinhas criado uma nova conta na DEGIRO e que tinhas algumas empresas na conta Basic e outras empresas na Custody…

Porque é que fizeste essa alteração e qual foi o critério para alocação das empresas a cada uma das contas?

Continuação do excelente trabalho.

[…]

A MINHA RESPOSTA

[…], muito obrigado pelo feedback e pelo apoio.

De facto, atualmente tenho o meu portefólio separado em duas contas diferentes na DEGIRO.

A maior parte dos membros do meu grupo só tem uma conta na corretora, mas eu separei as empresas em 2 portefólios diferentes por uma questão de organização.

Tenho um portefólio de empresas de crescimento na conta Custody. Tenho a vantagem de ter a custódia desses títulos, de forma a que a DEGIRO não os possa emprestar a quem faz short-selling. Como desvantagem, pago uma pequena taxa de processamento de dividendos e uma pequena taxa de conversão de moeda sempre que compro e vendo ações.

Tenho um portefólio de REITs e empresas para recebimento de dividendos na conta Basic. Tenho a vantagem de nessa conta não pagar comissões de processamento de dividendos nem taxas associadas à conversão de moeda. Nessa conta, a DEGIRO pode emprestar os meus títulos a quem faz short-selling e por isso é que as comissões são mais baixas.

Quando tenho dinheiro para reforçar as contas na corretora, para investir em mais ações, decido quanto dinheiro pretendo reforçar nas empresas de crescimento e quanto dinheiro quero reservar para reforçar na conta que uso maioritariamente para receber dividendos.

Obviamente que poderia ter mantido tudo num única conta, mas tal como referi anteriormente, gosto de ter estes dois portefólios separados por uma questão de organização.

Um abraço e até breve.

EMAIL 5

Bom dia Pedro,

Comecei por conhecer o teu trabalho pelo livro “a Ave Rara”, o qual ofereci a algumas pessoas amigas que estavam a precisar de dar o salto. Acabando por comprar um exemplar também para mim.

Em termos de investimentos na Bolsa, já investi durante muito tempo, já ganhei, já assumi  perdas… Levei um rombo de 20 mil euros por causa do BES e não sei se algum dia voltarei à Bolsa para além dos investimentos de longo prazo que mantenho.

Mas tenho muita vontade de ouvir a tua forma despreocupada de explicar estas coisas que tanto stress colocam nas pessoas. Até porque algumas coisas que dizes em outros temas relacionados com a gestão vão de encontro à minha forma de fazer e de ver as coisas! E ainda não tinha encontrado nenhum autor que seguisse a minha linha simplista de raciocínio. 

Aproveito também para te mandar um grande obrigado, porque acho que o que tens feito nos últimos anos é verdadeiro serviço público.

Obrigado,

[…]

A MINHA RESPOSTA

Olá […]

Fico tão feliz por receber este email

Como terás oportunidade de perceber nos vídeos do módulo “os erros que cometi”, assumi mais de 21000€ em perdas por causa das más decisões de investimento durante os primeiros 12 meses em que investi na Bolsa.

Tal como o BES nunca foi uma empresa com excelentes fundamentos, muitas das empresas onde investi inicialmente, eram uma porcaria em termos financeiros e só me deram cabo dos nervos… e do dinheiro!

Desde junho de 2020 que alterei completamente a forma como invisto em empresas cotadas na Bolsa. Tenho um mentor em Singapura (Adam Khoo) que me orienta e que garante que não me volto a desviar da estratégia que me fez “renascer das cinzas”.

Recuperei os mais de 21000€ em menos de 7 meses e nos primeiros 3 meses de 2021 já tenho quase 10000€ de rentabilidade, naquelas que gosto de chamar “esposas que escolhi para o meu Harém”. 😊

Espero que gostes da forma como partilho as estratégias que implemento ao nível dos “investimentos na Bolsa de forma despreocupada… e muito rentável!”

Não te esqueças de te juntar aos nossos grupos no Telegram (ver links no email que te enviei quando subscreveste o curso) porque acredito que vais gostar de perceber que estamos todos em sintonia (já somos 153 membros no Telegram!).

Grande abraço e obrigado por alegrares o meu dia com este teu feedback tão espetacular!

Até breve,

EMAIL 6

Pedro,

Esta semana encontrei uns vídeos teus no Instagram sobre investimentos na Bolsa.

Gostava de saber se já entregaste a tua declaração de IRS relativa ao ano de 2020 e como fizeste para declarar as vendas das ações na Bolsa e os dividendos que eventualmente tenhas recebido de algumas dessas empresas.

Grata desde já pela atenção.

[…]

A MINHA RESPOSTA

Olá […]

Sim, já entreguei a minha declaração de IRS relativa ao ano de 2020. Podes ver como organizei e declarei tudo no vídeo que divulguei recentemente no meu site e no Youtube.

Não sou contabilista nem fiscalista, mas fiz recentemente uma live com uma contabilista certificada que me ajudou a esclarecer as minhas dúvidas e as dúvidas mais frequentes que os membros do meu curso online “Investir na Bolsa” me têm colocado.

Espero que o vídeo te seja útil.

Bjs e continuação de bons investimentos.

login

Faça login para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

Quer aprender como é que eu faço?

Preencha os dados seguintes para pertencer ao meu grupo exclusivo