fbpx
carta aos leitores - maio 2022

Fazer as pazes com o passado e mandar as amigas à m****… (carta de maio de 2022)

No mês passado recebi (e respondi) a mais uma lista infindável de e-mails e testemunhos… gostaria de destacar estes 3 por serem os que mais me despertaram a atenção!

Espero que gostes…

EMAIL 1

Boa tarde.

Inicialmente, comecei por pesquisar informações online sobre a Bolsa, ações, melhores investimentos…

Um dia deparei – me com vários vídeos teus, no YouTube, onde falavas sobre as gálderias, os teus erros na bolsa, maus investimentos e onde assumias as tuas perdas.

Identifiquei me com tudo. Também cometi muitos erros, mas ainda não fui capaz de assumir 10 000€ (num portfólio de 40 000€) de perdas que tenho desde que comecei a investir em 2007.

Decidi que estava na hora de tentar recuperar algum dinheiro e de começar a investir a longo prazo, em excelentes empresas, e não a jogar na bolsa.

Para tal investi em conhecimento (o teu curso) e espero tomar decisões melhores e mais informadas.

Cumprimentos, 

[…]

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Muito obrigado pelo feedback!

Investir na Bolsa, em valor e a longo prazo, é muito mais simples do que pensei na altura em que comecei.

Andava sempre preocupado em seguir as notícias, as hot stocks do momento e não percebia a importância de investir apenas em empresas líderes de mercado e que já geram dinheiro todos os anos.

Quando decidi assumir as perdas foi mesmo para marcar uma posição:

Pronto… até aqui, assumo que foi custo de aprendizagem! A partir daqui, é para seguir uma estratégia bem definida, com uma boa gestão do risco, diversificando entre áreas de negócio e diferentes geografias, mantendo a alocação máxima devidamente controlada em cada empresa, comprando apenas quando os preços das ações dessas empresas estão mais de 20% abaixo do valor intrínseco (ou mais de 40% abaixo do valor intrínseco, no caso das empresas chinesas), etc…

Nunca mais me desviei dessa estratégia.

Apenas necessitamos de ser pacientes… as máquinas de fazer dinheiro (nas quais investimos) tratarão do resto a médio/longo prazo!

Votos de um excelente fim de semana… não te esqueças de cumprir a regra n.º 7, a regra mais importante do grupo! 😉

Bjs

EMAIL 2

Porque quando a sorte te bate à porta, tens de abrir!!!

Basicamente, esta é a frase que resume a forma como te conheci.

Tenho uma empresa de […] em […], e num dia, ao tratar o […] do restaurante […], em conversa com ele começámos a falar sobre literacia financeira e investimentos… e foi aí que ele mencionou um “Pedro Silva-Santos que fazia investimentos em empresas cotadas na bolsa, com base no conhecimento que adquiria com a equipa de um investidor internacional, o Adam Khoo“.

E foi aí que decidi ir pesquisar e comecei a investir ainda mais na minha literacia financeira.

Tomei as rédeas da minha vida financeira antes que o “cavalo” me atirasse ao chão. Desde aí, tem sido só aprender, aprender, aprender… e chegou a altura de começar a meter as mãos na Bolsa ahaha.

Obrigado pelas partilhas que fazes diariamente.

A MINHA RESPOSTA

Que maravilha!

É tão bom termos alguém que nos desperta o interesse, assim, do nada, para algo que normalmente só é valorizado quando chegamos à idade da reforma e nos apercebemos que deveríamos ter tratado o dinheiro e a nossa carreira profissional de forma completamente diferente.

É uma pena que não se ensine, na escola, a ganhar dinheiro.

Somos tão formatados para ouvir e reproduzir, no teste, o que ouvimos, e só mais tarde é que nos apercebemos que entrámos na mesma espiral que toda a gente entra sem pensar.

Eu, tu e o […] apercebemo-nos que não queremos seguir esse caminho… agora temos a obrigação de passar a palavra e de tentar sensibilizar quem nos rodeia que há caminhos diferentes que poderão ser muito mais interessantes e muito mais sustentáveis financeiramente.

Fico feliz por te receber nesta comunidade de investidores.

Grande abraço, bom estudo e bons investimentos,

EMAIL 3

Pedro,

Ainda me falta 1 hora para acabar de ver o vídeo da tua conversa com a Cristiana Pacheco.

Ando a ver aos poucos porque não tenho muito tempo, mas esse vídeo está muito bom.

Duas pessoas que cresceram, que se chatearam um com um outro e que agora se riem e partilham experiências.

Confesso que tenho andado um pouco em baixo, mas com este episódio vocês ajudam-me a acreditar que tudo irá melhorar, estou apenas a atravessar uma fase menos boa!

… só não fales em recessão económica. Desde que me inscrevi no teu curso online, tenho a moral em alta.

As minhas amigas perguntam-me:

– Então, isso da Bolsa… dá ou não?

Eu estou sempre a repetir o mesmo:

– Calma não é assim. Estou focada nos resultados a longo prazo. 😋💖 .

Mas ando a perder as forças 😞 , isto não tem andado muito motivador.

Mas acredito que tenho o capital bem investido e por isso estou a fazer os possíveis para ignorar as notícias e aproveitar os preços ridículos a que se encontram as ações de algumas das excelentes empresas onde também investes.

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Muito obrigado pelo apoio!

Eu e a Cristiana necessitámos de 5 anos para fazermos as pazes com o passado. Tudo leva tempo e não é possível apressarmos as coisas!

Em relação aos investimentos, estás a construir património e por isso habitua-te a ver altos e baixos e a ignorar essas variações.

No longo prazo, como só estás a investir em empresas com excelentes fundamentos, certamente serás muito bem recompensado.

Já viste o vídeo que o Adam Khoo partilhou recentemente no Youtube?

O portefólio dele está a cair quase 19% nos primeiros 4 meses de 2022… e ele tem estado sempre a reforçar nas beldades que tem no Harém.

O meu portefólio encolheu 8,6% nestes primeiros 4 meses de 2022 e estou ansioso que encolha ainda mais para poder comprar em saldo.

Não invistas dinheiro que eventualmente venhas a necessitar de mexer nos próximos 5 ou 10 anos, investe apenas o dinheiro que podes esquecer e com o qual não vais stressar, não vais entrar em pânico nem vais deixar de dormir à noite.

Em relação às tuas amigas, fala noutras coisas, não fales sobre investimentos na Bolsa… quem está à espera de te ver enriquecer de um dia para o outro nunca vai perceber que estás a construir um portefólio a longo prazo.

Aos olhos das tuas amigas, o Adam Khoo deverá ser o maior idiota de todos os tempos!

As tuas amigas devem pensar:

Como é que tanta gente diz que ficou milionária com a “hot stock” que viu na Robinhood e o Adam Khoo investe há 31 anos e tem este resultado “merd***” nos primeiros 3 meses e meio de 2022? E como é que o Pedro Silva-Santos paga $1400 (por ano) para aprender com o asiático que “perde” 19% em 3 meses e meio? 😂

Esquece as amigas… daqui a 20 ou 30 anos elas vão olhar para a tua vida e vão finalmente perceber o que fizeste!

Algumas vão achar que tiveste sorte, outras vão considerar-te uma visionária…

Sempre que necessitares de apoio, fala connosco neste chat do Telegram porque estamos todos em sintonia e focados nos mesmos objetivos a longo prazo. 🙏😉

login

Faça login para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

Queres aprender a investir na Bolsa?

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails sobre esse assunto.