
O mês de setembro foi incrível… Lancei o curso online “Investir na Bolsa” uma semana mais cedo do que tinha previsto, o que, sem querer, acabou por ser muito útil para todos os meus alunos.
Uma vez que o mercado acionista passou grande parte do mês de setembro a corrigir (a descer), eu e os meus alunos “fartámo-nos” de comprar ações de excelentes empresas em saldo (muito abaixo do seu valor intrínseco).
Que alegria… parecíamos crianças a abrir as prendas no Natal!
Para além de toda a festa à volta dos mercados acionistas, recebi vários emails a pedir sugestões e orientações de vida/carreira e por isso decidi partilhar alguns desses emails, e respetivas respostas, na carta deste mês de outubro de 2020.
Espero que estas partilhas te inspirem…
Olá Pedro,
Resolvi escrever-te agora que terminei de ler “A Ave Rara II”, e enquanto as ideias estão no ar.
Costumo ouvir o teu Podcast com o Francisco, e acompanhei bem de perto todo o trabalho e envolvimento pessoal que esteve por trás.
Quando terminei de ler o primeiro livro “A Ave Rara”, apesar de ser muito entusiasmante e pessoal tive a sensação de faltar alguma coisa. Agora descobri o que faltava: A Ave Rara II!
Este é um livro que nos leva a refletir sobre como muitas vezes andamos iludidos com a nossa situação do hamster na roda, que facilmente mantemos anos a fio com a convicção de estarmos a investir num futuro melhor, mas que na realidade apenas nos mantém à superfície. Aqui conseguimos perceber que com o esforço e abordagem certas é possível sair, desde que estejamos dispostos a quebrar padrões que muitas vezes assumimos como fundamentais.
Agora a questão é: para quando o filme?
Continua o bom trabalho que tens feito, sem dúvida inspirador e motivador.
Cumprimentos,
Olá […], boa tarde.
Fiquei tão feliz por ler este teu email.
De facto, para quem tem acompanhado o meu percurso é natural sentir que falta muita coisa no livro “A Ave Rara…”, mas eu tive necessidade de separar o conteúdo em dois livros diferentes porque abordam fases da vida (a minha e a dos leitores) completamente diferentes.
Espero que as histórias que partilhei em cada um dos livros te possam ser muito úteis e te inspirem a dar os próximos passos.
Em relação ao filme, adorei a ideia… eh eh eh… 😊 Tenho produzido muito conteúdo em vídeo para me obrigar a registar tudo o que faço (bem e mal) e como faço. Por isso é que transformei recentemente o meu site pessoal (www.silva-santos.com) num site de vídeos e de episódios do podcast e criei uma secção com cursos online onde partilho exatamente como faço os investimentos na Bolsa, as edições de livros sem recorrer a editoras, a edição e produção dos episódios do podcast, etc…
Vou continuar a experimentar novas ideias e novas abordagens… e vou continuar a partilhá-las com a regularidade de sempre.
Obrigado pela força que me trouxeste com este email.
Grande abraço e até breve.
Olá Pedro e Francisco,
Tenho estado a ouvir o episódio 42 do podcast, com o Fernando. Infelizmente tive que ouvir este episódio às “prestações” porque é enorme.
Consegui sentir-me uma pessoa normal com este episódio.
Vou explicar porquê.
Eu sou uma pessoa com ideias e estilo de vida pouco comum, o meu namorado costuma perguntar-me onde é que eu deixei a nave… Só para vocês terem uma ideia.
Eu não tenho nem nunca tive Facebook, também não tenho Twitter nem Instagram, não vejo o Tik Tok (nem sabia o que era), a única rede social que eu tenho é o Linkedin.
Como eu não tenho nenhum negócio, nem sou trabalhadora independente não vejo necessidade de ter redes sociais, e ter redes sociais só para saber da vida alheia, estou completamente fora disso.
Bom, mas isto foi só um aparte. O que me fez sentir uma pessoa normal, foi saber que alguém que entrou no podcast do Francisco investiu 15000 € em formação num ano.
Eu sou uma pessoa no início dos 40, mais propriamente 41. Este ano decidi gastar 7500 € e ir fazer uma pós-graduação que não tem nada a ver com a minha área.
Aliás, eu ando a fazer quase uma mudança de carreira. Vivi em […] durante 10 anos, onde fui sempre Diretora […] e […]. Quando decidi voltar a Portugal fui fazer certificação de software de […] e fui consultora durante algum tempo.
Entretanto, acabei por aceitar um projeto novamente na área […], mas com uma vertente muito ligada à implementação do software e demais processos ligados à informatização das empresas, ou digitalização como lhe queiram chamar.
Efetivamente eu adoro tudo o que sejam novas tecnologias, quando me refiro a novas tecnologias não é o telemóvel topo de gama, nada disso. Eu adoro automatizar os processos, desburocratizar as empresas, adoro também as novas tecnologias ligadas à indústria, etc….
Imaginem lá o que escolhi para a pós-graduação??? Business […] and […]. Tenho uma paixão por esta área do […], a análise de grandes volumes de […], como é que podemos usar algoritmos de previsão para tomar decisões mais acertadas, como devemos analisar dados, etc…
Tenho imensos conhecidos que me dizem:
– ah e tal, foste estudar outra vez? Não tenho paciência para isso agora…
E é assim que vivemos numa sociedade de pessoas que depois se queixam que não conseguem arranjar emprego.
Claro que não há emprego se todos escolhermos o mesmo, se não nos distinguirmos da “manada”.
Uma altura, na imposição das insígnias em […], os finalistas de ensino primário eram 200 e os de informática eram 3. Vivemos numa época em que a taxa de natalidade é reduzida, a população está envelhecida, o que será que estas pessoas esperam?
Logicamente eu sou a favor que as pessoas persigam os seus sonhos… e nenhum sonho é demasiado grande. Mas tem que se enquadrar um bocadinho no contexto atual, não adianta sonharmos em ser dactilógrafos se já nem se usam máquinas de escrever.
Bom, e já me alonguei demais.
Ahhh os meus comentários vão ter que ser por email, eu ouço o podcast no site no Pedro.
Pedro, devias ter disponível no site alguma forma de interação com os ouvintes…. Será que é possível?
Bjinhos
Olá […],
Tenho boas notícias… encontrámos a tua nave! Está mesmo ao lado da nossa! 😊
Adorei este teu email!
Sabes, eu e o Francisco também fomos rotulados de maluquinhos por decidirmos fazer um podcast com episódios sem limite de tempo, sem filtros e nos quais os ouvintes também podem participar.
Ao ler este teu email, admito que me sinto menos “anormal” e começo a olhar para o podcast “Conversas Despreocupadas” como uma forma de levarmos as pessoas a refletir nas decisões que tomam ao longo da vida e nos resultados que obtêm… e como usam isso para afinar o que vão fazer a seguir (em termos pessoais e profissionais).
Não tenho uma forma direta de os ouvintes interagirem comigo no meu site… sabes porquê?
Porque algumas das publicações que partilho nas redes sociais irritam os trolls e as pessoas que estão acomodadas… e de vez em quando lá tenho que levar com uns comentários idiotas que não acrescentam nada à vida de ninguém e só acabam por consumir as energias positivas das pessoas.
Quem pretende interagir comigo, e fazê-lo de forma construtiva, tem que me escrever um email, tal como tu fizeste! 😉
E quem é verdadeiramente um E.T. (como tu!), eu e o Francisco gostamos de convidar para gravar um episódio de uma conversa despreocupada (à distância!).
Podemos começar por conversar sobre algo que ouvi, hoje depois de almoço, quando estava a vir a pé para o escritório… passei junto a uma esplanada onde havia vários trabalhadores das obras a beber cervejas. Um deles disse:
– F***-se, oh Bítór… há 18 ou 19 anos atrás ganhava muito mais dinheiro do que ganho hoje!
Acho que esta frase dá para gravarmos uma conversa despreocupada de, pelo menos, 48 horas… 😊
Que dizes? Aceitas o desafio de gravar connosco em novembro?
Bjs e até breve,
P.S. – Se preferires podemos gravar um episódio de “apenas” 3 ou 4 horas, não temos que gravar durante 48 horas seguidas! 😊
Olá Pedro,
Tomei a resolução de lutar pela minha saúde e auto-estima.
Se me permitires, vou fazer uma das minhas loucuras… uma vez que este processo é duro, tomei a decisão de te enviar, nos dias 1 e 15 de cada mês, um print da minha evolução.
A meta são os 60kg, em junho de 2021, altura em que prevejo ter a minha casa pronta. Tenho de perder cerca de 14kg.
Deves estar a pensar que eu sou louca por partilhar, com um desconhecido, um caminho destes. Não és o santo padroeiro dos gordos 😄
Eu não pretendo tomar o teu tempo nem que me puxes as orelhas ou algo do género. Só quero ter um incentivo, mesmo que apagues automaticamente os emails. Comigo só o factor pressão já funciona.
Been there, done that.
A teoria de comer saudável e fazer exercício eu conheço…
Não te enerves com a minha ousadia, ok? Se correr bem, teremos ambos uma boa história para contar 😄
Bjs da tua leitora mais crazy,
Olá […],
Adoro o desafio… faz-me lembrar o desafio de 100 dias que cumpri em 2014!
Até junho de 2021, fico a aguardar uma foto no dia 1 e no dia 15 de cada mês.
Não vou aceitar desculpas… se não me enviares uma foto mensalmente (nesses dias), prepara-te porque vais receber um email a pressionar!
1… 2… 3… começa o desafio! 😉
Bjs
P.S. – Onde está a foto de hoje? 😊
Assunto: Simulação de candidatura a vaga para “Técnico de laboratório de […]”
Boa tarde,
Sou mestre em […] com especialização em […] e […], trabalho num projecto de investigação, tenho experiência em […], […], […] e […].
Recentemente aprofundei os meus conhecimentos com duas formações, uma na área da […] e outra em […].
Sou motivada e estou pronta para encarar novos desafios. Ambiciono integrar-me numa empresa bem-conceituada e ser parte integrante de um processo coletivo de melhoria contínua.
Em anexo envio o meu CV de modo a mostrar o meu interesse em colaborar nesta oportunidade de emprego.
Ao inteiro dispor para outros esclarecimentos.
Com os melhores cumprimentos,
—
[…]
LinkedIn: […]
Tel: (+351) 000 000 000 | E-mail: […]@gmail.com
Olá […], boa tarde.
Aqui ficam os meus comentários, de forma fria e pragmática… 😊
O modelo de CV que usas, apesar de não ser feio, é visualmente pouco atrativo. Sugiro que leias este artigo sobre o conteúdo do capítulo 20 do meu livro: www.emprego30dias.com/dia20
Em relação à foto que usaste, a tua expressão está bem, mas a imagem está com pouca definição. Parece que tens excesso de base na cara… e os lábios pretos podem levar alguns potenciais empregadores a colocar a tua candidatura de lado. Eu sei que isso é ridículo, mas é possível que aconteça!
Deverás utilizar a mesma foto no CV que usares nas redes sociais, nos teus cartões pessoais e na tua assinatura de email (que vou falar mais abaixo).
Não fiquei nada impressionado com o texto da tua carta de apresentação, mas gostei do facto de a teres escrito diretamente no corpo de texto do email que enviou com o teu CV. Eu sugiro isso no meu livro e acredito que é muito mais eficaz… Em relação ao conteúdo da carta de apresentação, sugiro que vejas este vídeo: www.emprego30dias.com/carta-de…
Sugiro que passes algum tempo a ver os vídeos que já produzi sobre estes temas: www.emprego30dias.com/videos
Outra coisa: apesar de teres uma assinatura de email, não a tens completa… falta colocares uma fotografia como eu recomendo no capítulo 11 do meu livro. É muito importante que trates disso (gratuitamente) através deste site www.wisestamp.com.
Podes veres algumas imagens que complementam o texto do capítulo 11 do meu livro, aqui: www.emprego30dias.com/dia11
Sabes… estás praticamente na mesma situação em que estão quase todos os candidatos que tenho conhecido e por isso sugiro que leias o meu livro ou ebook “Como conseguir emprego em 30 dias” e que implementes tudo o que explico nos vários capítulos… implementando um capítulo por dia, terás tudo perfeito em apenas 30 dias.
Deixo-te aqui o link para as várias versões do meu livro (papel, ebook ou audiolivro) para poderes optar pela que mais te interessar: https://www.noctulastore.com/categoria-produto/livros/page/2/
Depois de implementares tudo o que sugiro no livro, volta a contactar-me para discutirmos as diferenças, ok?
Cumprimentos e até breve.
Olá Pedro,
Descobri o teu site há 1 mês e desde aí já assisti a muitos dos vídeos que lá tens. E obtiveste mais um subscritor à custa disso.
Comprei o teu curso sobre investimentos na bolsa esta semana, já assisti às aulas quase todas e tenho uma lista de dúvidas para ti:
Um à parte: tens de me enviar o convite para aderir ao grupo no Telegram. Aparece no site um separador, mas tem a hiperligação para a homepage onde devo comprar o curso online (mas eu já o comprei).
Cumprimentos,
Um abraço e até já.
Olá […],
Aqui ficam as respostas às tuas perguntas:
Um abraço e vemo-nos por lá…
P.S. – Outubro poderá ser mais um excelente mês para investir na Bolsa… estamos a um mês das eleições americanas e por isso poderá haver muita incerteza (e volatilidade) nos mercados, algo que pode fazer baixar temporariamente os preços das ações de excelentes empresas para investir a longo prazo.
Pedro,
Tenho seguido atentamente os teus vídeos e à custa disso tenho refletido muito sobre a forma como o mundo mudou desde março de 2020.
Nos teus vídeos sobre investimentos na bolsa referes que ninguém tem uma bola de cristal para poder prever o futuro. De qualquer forma, gostaria de saber a tua opinião sobre a transformação digital a que temos assistido. Achas que isto veio para ficar ou o eCommerce e o trabalho remoto não verão grandes melhorias nos próximos anos.
Estou numa fase em que decidi abrandar e reformular a minha vida e estou muito confiante nas oportunidades que o novo mundo digital me pode trazer mas queria tentar perceber se não estarei a ser demasiado otimista.
Obrigada pela partilha.
Beijinhos (apesar de não te conhecer pessoalmente, transmites-me a confiança necessária para me despedir desta forma)
Olá […],
Antes de mais, quero dar-te os parabéns por teres decidido abrandar para reformular e preparar os próximos anos da tua vida.
Em relação ao mundo nos próximos anos, acredito que será ainda mais digital e por isso tenho investido fortemente na transformação de todas as minhas áreas de negócio e tenho criado muito mais conteúdo em vídeo e no formato de podcast para ajudar a alavancar a minha marca pessoal e todos os negócios aos quais estou associado. É incrível como atualmente temos todas as ferramentas necessárias para levar a nossa mensagem a qualquer parte do mundo. Quem as usar corretamente, com inteligência e integridade, colherá os frutos ao longo do tempo.
Curiosamente, há uns dias vi um vídeo onde o Dave Lee partilha a sua opinião sobre como será o mundo daqui a 10 anos. Vê o vídeo porque certamente vai ajudar-te a esclarecer algumas questões.
Como invisto em empresas que estão cotadas nas Bolsas de Valores, tenho vindo a reforçar investimentos em empresas tecnológicas ligadas principalmente às áreas do eCommerce, cloud computing, inteligência artificial, realidade aumentada, gaming, etc…
É verdade… infelizmente não tenho uma bola de cristal, mas acredito que o mundo vai ser muito mais digital… e cada vez mais rapidamente!
Bjs
Faça login para aceder à sua conta.
Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails sobre esse assunto.