CARTA AOS LEITORES - OUTUBRO DE 2020

O mês de setembro foi incrível… Lancei o curso online “Investir na Bolsa” uma semana mais cedo do que tinha previsto, o que, sem querer, acabou por ser muito útil para todos os meus alunos.

Uma vez que o mercado acionista passou grande parte do mês de setembro a corrigir (a descer), eu e os meus alunos “fartámo-nos” de comprar ações de excelentes empresas em saldo (muito abaixo do seu valor intrínseco).

Que alegria… parecíamos crianças a abrir as prendas no Natal!

Para além de toda a festa à volta dos mercados acionistas, recebi vários emails a pedir sugestões e orientações de vida/carreira e por isso decidi partilhar alguns desses emails, e respetivas respostas, na carta deste mês de outubro de 2020.

Espero que estas partilhas te inspirem…

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pocket
Share on email

EMAIL 1

Olá Pedro,

Resolvi escrever-te agora que terminei de ler “A Ave Rara II”, e enquanto as ideias estão no ar.

Costumo ouvir o teu Podcast com o Francisco, e acompanhei bem de perto todo o trabalho e envolvimento pessoal que esteve por trás.

Quando terminei de ler o primeiro livro “A Ave Rara”, apesar de ser muito entusiasmante e pessoal tive a sensação de faltar alguma coisa. Agora descobri o que faltava: A Ave Rara II!

Este é um livro que nos leva a refletir sobre como muitas vezes andamos iludidos com a nossa situação do hamster na roda, que facilmente mantemos anos a fio com a convicção de estarmos a investir num futuro melhor, mas que na realidade apenas nos mantém à superfície. Aqui conseguimos perceber que com o esforço e abordagem certas é possível sair, desde que estejamos dispostos a quebrar padrões que muitas vezes assumimos como fundamentais.

Agora a questão é: para quando o filme?

Continua o bom trabalho que tens feito, sem dúvida inspirador e motivador.

Cumprimentos,

A MINHA RESPOSTA

Olá […], boa tarde.

Fiquei tão feliz por ler este teu email.

De facto, para quem tem acompanhado o meu percurso é natural sentir que falta muita coisa no livro “A Ave Rara…”, mas eu tive necessidade de separar o conteúdo em dois livros diferentes porque abordam fases da vida (a minha e a dos leitores) completamente diferentes.

Espero que as histórias que partilhei em cada um dos livros te possam ser muito úteis e te inspirem a dar os próximos passos.

Em relação ao filme, adorei a ideia… eh eh eh… 😊 Tenho produzido muito conteúdo em vídeo para me obrigar a registar tudo o que faço (bem e mal) e como faço. Por isso é que transformei recentemente o meu site pessoal (www.silva-santos.com) num site de vídeos e de episódios do podcast e criei uma secção com cursos online onde partilho exatamente como faço os investimentos na Bolsa, as edições de livros sem recorrer a editoras, a edição e produção dos episódios do podcast, etc…

Vou continuar a experimentar novas ideias e novas abordagens… e vou continuar a partilhá-las com a regularidade de sempre.

Obrigado pela força que me trouxeste com este email.

Grande abraço e até breve.

EMAIL 2

Olá Pedro e Francisco,

Tenho estado a ouvir o episódio 42 do podcast, com o Fernando. Infelizmente tive que ouvir este episódio às “prestações” porque é enorme.

Consegui sentir-me uma pessoa normal com este episódio.

Vou explicar porquê.

Eu sou uma pessoa com ideias e estilo de vida pouco comum, o meu namorado costuma perguntar-me onde é que eu deixei a nave… Só para vocês terem uma ideia.

Eu não tenho nem nunca tive Facebook, também não tenho Twitter nem Instagram, não vejo o Tik Tok (nem sabia o que era), a única rede social que eu tenho é o Linkedin. 

Como eu não tenho nenhum negócio, nem sou trabalhadora independente não vejo necessidade de ter redes sociais, e ter redes sociais só para saber da vida alheia, estou completamente fora disso.

Bom, mas isto foi só um aparte. O que me fez sentir uma pessoa normal, foi saber que alguém que entrou no podcast do Francisco investiu 15000 € em formação num ano. 

Eu sou uma pessoa no início dos 40, mais propriamente 41. Este ano decidi gastar 7500 € e ir fazer uma pós-graduação que não tem nada a ver com a minha área. 

Aliás, eu ando a fazer quase uma mudança de carreira. Vivi em […] durante 10 anos, onde fui sempre Diretora […] e […]. Quando decidi voltar a Portugal fui fazer certificação de software de […] e fui consultora durante algum tempo.

Entretanto, acabei por aceitar um projeto novamente na área […], mas com uma vertente muito ligada à implementação do software e demais processos ligados à informatização das empresas, ou digitalização como lhe queiram chamar.

Efetivamente eu adoro tudo o que sejam novas tecnologias, quando me refiro a novas tecnologias não é o telemóvel topo de gama, nada disso. Eu adoro automatizar os processos, desburocratizar as empresas, adoro também as novas tecnologias ligadas à indústria, etc…. 

Imaginem lá o que escolhi para a pós-graduação??? Business […] and […]. Tenho uma paixão por esta área do […], a análise de grandes volumes de […], como é que podemos usar algoritmos de previsão para tomar decisões mais acertadas, como devemos analisar dados, etc…

Tenho imensos conhecidos que me dizem:

– ah e tal, foste estudar outra vez? Não tenho paciência para isso agora…

E é assim que vivemos numa sociedade de pessoas que depois se queixam que não conseguem arranjar emprego.

Claro que não há emprego se todos escolhermos o mesmo, se não nos distinguirmos da “manada”. 

Uma altura, na imposição das insígnias em […], os finalistas de ensino primário eram 200 e os de informática eram 3. Vivemos numa época em que a taxa de natalidade é reduzida, a população está envelhecida, o que será que estas pessoas esperam? 

Logicamente eu sou a favor que as pessoas persigam os seus sonhos… e nenhum sonho é demasiado grande. Mas tem que se enquadrar um bocadinho no contexto atual, não adianta sonharmos em ser dactilógrafos se já nem se usam máquinas de escrever. 

Bom, e já me alonguei demais. 

Ahhh os meus comentários vão ter que ser por email, eu ouço o podcast no site no Pedro.

Pedro, devias ter disponível no site alguma forma de interação com os ouvintes…. Será que é possível?

Bjinhos

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Tenho boas notícias… encontrámos a tua nave! Está mesmo ao lado da nossa! 😊

Adorei este teu email!

Sabes, eu e o Francisco também fomos rotulados de maluquinhos por decidirmos fazer um podcast com episódios sem limite de tempo, sem filtros e nos quais os ouvintes também podem participar.

Ao ler este teu email, admito que me sinto menos “anormal” e começo a olhar para o podcast “Conversas Despreocupadas” como uma forma de levarmos as pessoas a refletir nas decisões que tomam ao longo da vida e nos resultados que obtêm… e como usam isso para afinar o que vão fazer a seguir (em termos pessoais e profissionais).

Não tenho uma forma direta de os ouvintes interagirem comigo no meu site… sabes porquê?

Porque algumas das publicações que partilho nas redes sociais irritam os trolls e as pessoas que estão acomodadas… e de vez em quando lá tenho que levar com uns comentários idiotas que não acrescentam nada à vida de ninguém e só acabam por consumir as energias positivas das pessoas.

Quem pretende interagir comigo, e fazê-lo de forma construtiva, tem que me escrever um email, tal como tu fizeste! 😉

E quem é verdadeiramente um E.T. (como tu!), eu e o Francisco gostamos de convidar para gravar um episódio de uma conversa despreocupada (à distância!).

Podemos começar por conversar sobre algo que ouvi, hoje depois de almoço, quando estava a vir a pé para o escritório… passei junto a uma esplanada onde havia vários trabalhadores das obras a beber cervejas. Um deles disse:

F***-se, oh Bítór… há 18 ou 19 anos atrás ganhava muito mais dinheiro do que ganho hoje!

Acho que esta frase dá para gravarmos uma conversa despreocupada de, pelo menos, 48 horas… 😊

Que dizes? Aceitas o desafio de gravar connosco em novembro?

Bjs e até breve,

P.S. – Se preferires podemos gravar um episódio de “apenas” 3 ou 4 horas, não temos que gravar durante 48 horas seguidas! 😊

EMAIL 3

Olá Pedro,

Tomei a resolução de lutar pela minha saúde e auto-estima.

Se me permitires, vou fazer uma das minhas loucuras… uma vez que este processo é duro, tomei a decisão de te enviar, nos dias 1 e 15 de cada mês, um print da minha evolução.

A meta são os 60kg, em junho de 2021, altura em que prevejo ter a minha casa pronta. Tenho de perder cerca de 14kg.

Deves estar a pensar que eu sou louca por partilhar, com um desconhecido, um caminho destes. Não és o santo padroeiro dos gordos 😄

Eu não pretendo tomar o teu tempo nem que me puxes as orelhas ou algo do género.  Só quero ter um incentivo, mesmo que apagues automaticamente os emails. Comigo só o factor pressão já funciona.

Been there, done that.

A teoria de comer saudável e fazer exercício eu conheço…

Não te enerves com a minha ousadia, ok? Se correr bem, teremos ambos uma boa história para contar 😄

Bjs da tua leitora mais crazy,

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Adoro o desafio… faz-me lembrar o desafio de 100 dias que cumpri em 2014!

Até junho de 2021, fico a aguardar uma foto no dia 1 e no dia 15 de cada mês.

Não vou aceitar desculpas… se não me enviares uma foto mensalmente (nesses dias), prepara-te porque vais receber um email a pressionar!

1… 2… 3… começa o desafio! 😉

Bjs

P.S. – Onde está a foto de hoje? 😊

EMAIL 4

Assunto: Simulação de candidatura a vaga para “Técnico de laboratório de […]”

Boa tarde, 

Sou mestre em […] com especialização em […] e […], trabalho num projecto de investigação, tenho experiência em […], […], […] e […].

Recentemente aprofundei os meus conhecimentos com duas formações, uma na área da […] e outra em […].

Sou motivada e estou pronta para encarar novos desafios. Ambiciono integrar-me numa empresa bem-conceituada e ser parte integrante de um processo coletivo de melhoria contínua.  

Em anexo envio o meu CV de modo a mostrar o meu interesse em colaborar nesta oportunidade de emprego. 

Ao inteiro dispor para outros esclarecimentos.

Com os melhores cumprimentos,

[…]

LinkedIn: […]

Tel: (+351) 000 000 000 | E-mail: […]@gmail.com

A MINHA RESPOSTA

Olá […], boa tarde.

Aqui ficam os meus comentários, de forma fria e pragmática… 😊

O modelo de CV que usas, apesar de não ser feio, é visualmente pouco atrativo. Sugiro que leias este artigo sobre o conteúdo do capítulo 20 do meu livro: www.emprego30dias.com/dia20

Em relação à foto que usaste, a tua expressão está bem, mas a imagem está com pouca definição. Parece que tens excesso de base na cara… e os lábios pretos podem levar alguns potenciais empregadores a colocar a tua candidatura de lado. Eu sei que isso é ridículo, mas é possível que aconteça!

Deverás utilizar a mesma foto no CV que usares nas redes sociais, nos teus cartões pessoais e na tua assinatura de email (que vou falar mais abaixo).

Não fiquei nada impressionado com o texto da tua carta de apresentação, mas gostei do facto de a teres escrito diretamente no corpo de texto do email que enviou com o teu CV. Eu sugiro isso no meu livro e acredito que é muito mais eficaz… Em relação ao conteúdo da carta de apresentação, sugiro que vejas este vídeo: www.emprego30dias.com/carta-de…

Sugiro que passes algum tempo a ver os vídeos que já produzi sobre estes temas: www.emprego30dias.com/videos

Outra coisa: apesar de teres uma assinatura de email, não a tens completa… falta colocares uma fotografia como eu recomendo no capítulo 11 do meu livro. É muito importante que trates disso (gratuitamente) através deste site www.wisestamp.com.

Podes veres algumas imagens que complementam o texto do capítulo 11 do meu livro, aqui: www.emprego30dias.com/dia11  

Sabes… estás praticamente na mesma situação em que estão quase todos os candidatos que tenho conhecido e por isso sugiro que leias o meu livro ou ebook “Como conseguir emprego em 30 dias” e que implementes tudo o que explico nos vários capítulos… implementando um capítulo por dia, terás tudo perfeito em apenas 30 dias.

Deixo-te aqui o link para as várias versões do meu livro (papel, ebook ou audiolivro) para poderes optar pela que mais te interessar: https://www.noctulastore.com/categoria-produto/livros/page/2/

Depois de implementares tudo o que sugiro no livro, volta a contactar-me para discutirmos as diferenças, ok?

Cumprimentos e até breve.

EMAIL 5

Olá Pedro,

Descobri o teu site há 1 mês e desde aí já assisti a muitos dos vídeos que lá tens. E obtiveste mais um subscritor à custa disso.

Comprei o teu curso sobre investimentos na bolsa esta semana, já assisti às aulas quase todas e tenho uma lista de dúvidas para ti:

  • O ETF das 300 empresas  chinesas, que tens no Excel, tem a indicação que não distribui dividendos apesar de eu ter visto que existem pagamentos de dividendos regulamente. Colocaste a indicação que não distribui dividendos porque é um ETF de acumulação? Só encontrei mais informações aqui.
  • Para quem tem um capital mais pequeno a comparar com o teu, visto não ser possível para já a compra de 100 ou 500 ações de empresas chinesas, não aconselhas outro ETF que possa incluir as grandes empresas chinesas?
  • Fico à espera do vídeo que disseste que talvez fizesses para explicar como podemos calcular o valor intrínseco das ações.

Um à parte: tens de me enviar o convite para aderir ao grupo no Telegram. Aparece no site um separador, mas tem a hiperligação para a homepage onde devo comprar o curso online (mas eu já o comprei).

Cumprimentos,

Um abraço e até já.

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Aqui ficam as respostas às tuas perguntas:

  • Sim, o site JustETF é o melhor site para veres informações sobre os ETFs… estiveste no portal ideal! 😊 Em relação ao ETF ASHR, se reparares, no final da descrição que aparece no Yahoo Finance podes ver “1D”… O “D” quer dizer que os dividendos são “Distribuídos”. Quando tem um “C” quer dizer que os dividendos são cumulativos (acumulam no valor da ação de X em X tempo e não vão para o “espaço livre” (dinheiro livre para investir) que tens na conta da corretora). Vê aqui: https://br.financas.yahoo.com/quote/ASHR.L?p=ASHR.L Além disso, podes ver a performance entre as variantes desse ETF (D e C), aqui: https://www.justetf.com/en/find-etf.html?… A evolução é a mesma, por isso não te iludas a pensar que a valorização do ETF acumulativo é melhor por veres a linha mais acima no gráfico. A linha está mais acima porque o valor dos dividendos acumula na ação, não “sai” para o teu dinheiro livre (como expliquei anteriormente). Percebes?
  • Atenção porque existem várias empresas no meu Excel (que se encontra no módulo “Partilha de Portefólio”) para as quais não necessitas de investir muito dinheiro quando pretenderes comprar 100 ações. No momento em que te estou a escrever, 1 dólar de Singapura corresponde a cerca de 0,62€… e 1 dólar de Hong-Kong corresponde a cerca de 0,11€! No caso das ações da Ping An, tens de comprar obrigatoriamente um mínimo de 500 ações e por isso é que o ETF ASHR (na Bolsa de Londres) é tão interessante para te expor à Ping An e às 299 restantes empresas de maior capitalização na China. Também existe um ETF interessante que segue as empresas tecnológicas chinesas de maior capitalização. É o KWEB… contudo, é um índice que inclui muitas empresas chinesas mas que estão indexadas nos mercados americanos. Se o Senado americano avançar com o de-listing das empresas chinesas nas bolsas americanas (como já ameaçou fazer), o KWEB poderá levar um tombo muito grande… ninguém sabe o que acontecerá se isso se concretizar porque nunca, na história dos mercados acionistas, ocorreu algo desse género. Apesar de eu acreditar que o de-listing pode ser apenas bluff, prefiro não investir em nenhuma ação, ou ETF de empresas chinesas, que esteja listada nas Bolsas americanas.
  • Confesso que tenho estado um pouco reticente em relação à gravação desse vídeo. Este curso online tem ajudado quem quer investir na Bolsa sem ter de se preocupar com a parte, que apesar de ser a mais importante, é a mais chata: ler os relatórios financeiros das empresas, calcular o valor intrínseco de cada ação, etc… Talvez continue a manter esse registo mais simples para toda a comunidade deste curso online. De qualquer forma, se estás cheio de vontade de começar a explorar isso, tenho boas notícias para ti: vê este vídeo do Adam Khoo sobre esse assunto e usa o ficheiro Excel (também do Adam Khoo) que te envio em anexo a este email. Quem sabe se ainda és tu que vais gravar o vídeo sobre o cálculo do valor intrínseco das ações!!! 😉
Relativamente ao grupo exclusivo no Telegram, na passada quarta-feira enviei-te um email (às 15:41) com o link para acederes a esse grupo exclusivo. Depois verifica, por favor, se esse email ficou preso na tua caixa de SPAM. O link é o seguinte: […]

Um abraço e vemo-nos por lá…

P.S. – Outubro poderá ser mais um excelente mês para investir na Bolsa… estamos a um mês das eleições americanas e por isso poderá haver muita incerteza (e volatilidade) nos mercados, algo que pode fazer baixar temporariamente os preços das ações de excelentes empresas para investir a longo prazo.

EMAIL 6

Pedro,

Tenho seguido atentamente os teus vídeos e à custa disso tenho refletido muito sobre a forma como o mundo mudou desde março de 2020.

Nos teus vídeos sobre investimentos na bolsa referes que ninguém tem uma bola de cristal para poder prever o futuro. De qualquer forma, gostaria de saber a tua opinião sobre a transformação digital a que temos assistido. Achas que isto veio para ficar ou o eCommerce e o trabalho remoto não verão grandes melhorias nos próximos anos.

Estou numa fase em que decidi abrandar e reformular a minha vida e estou muito confiante nas oportunidades que o novo mundo digital me pode trazer mas queria tentar perceber se não estarei a ser demasiado otimista.

Obrigada pela partilha.

Beijinhos (apesar de não te conhecer pessoalmente, transmites-me a confiança necessária para me despedir desta forma)

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Antes de mais, quero dar-te os parabéns por teres decidido abrandar para reformular e preparar os próximos anos da tua vida.

Em relação ao mundo nos próximos anos, acredito que será ainda mais digital e por isso tenho investido fortemente na transformação de todas as minhas áreas de negócio e tenho criado muito mais conteúdo em vídeo e no formato de podcast para ajudar a alavancar a minha marca pessoal e todos os negócios aos quais estou associado. É incrível como atualmente temos todas as ferramentas necessárias para levar a nossa mensagem a qualquer parte do mundo. Quem as usar corretamente, com inteligência e integridade, colherá os frutos ao longo do tempo.

Curiosamente, há uns dias vi um vídeo onde o Dave Lee partilha a sua opinião sobre como será o mundo daqui a 10 anos. Vê o vídeo porque certamente vai ajudar-te a esclarecer algumas questões.

Como invisto em empresas que estão cotadas nas Bolsas de Valores, tenho vindo a reforçar investimentos em empresas tecnológicas ligadas principalmente às áreas do eCommercecloud computing, inteligência artificial, realidade aumentada, gaming, etc…

É verdade… infelizmente não tenho uma bola de cristal, mas acredito que o mundo vai ser muito mais digital… e cada vez mais rapidamente!

Bjs

login

Faça login para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

Quer aprender como é que eu faço?

Preencha os dados seguintes para pertencer ao meu grupo exclusivo