fbpx
Transformei o meu trabalho diário num modelo de subscrição tipo Netflix

Transformei o meu trabalho diário num modelo de subscrição tipo Netflix

Em 2017, apercebi-me que passava a maior parte dos dias a realizar tarefas para alavancar o crescimento dos meus projetos, mas não registava (em vídeo ou em áudio) como as fazia.

Pensei:

– se eu gravasse tudo o que faço podia usar isso como conteúdo para o meu site pessoal!

Foi nesse momento, em maio de 2017, que decidi começar a gravar tudo em vídeo e em áudio para disponibilizar gratuitamente no meu site.

Em meados de 2019 desmontei toda a estrutura do site e transformei-o numa espécie de repositório do que faço, como faço, como penso e como estruturo as ideias de negócio, quais os próximos passos que pretendo dar, etc…

Percebi que era capaz de partilhar as minhas experiências continuamente sem que me faltassem temas para novos episódios.

Num ano produzi cerca de 100 vídeos, no ano seguinte produzi mais de 200 vídeos e vários episódios de um podcast, no ano seguinte produzi mais de 400 vídeos, vários cursos online e uma quantidade muito significativa de novos episódios do podcast… e em menos de três anos tinha um site pessoal com muito conteúdo gratuito que atraía cada vez mais pessoas interessadas em subscrever os meus conteúdos exclusivos.

Todo o conteúdo que partilho gratuitamente tem ajudado muitos profissionais a mudar a forma como encaram o trabalho, a vida pessoal e profissional, e a forma como definem o que pretendem fazer nos próximos anos.

Quem se identifica com a minha forma de fazer, a determinada altura não se satisfaz por saber apenas o que faço, quer saber como faço e onde me inspiro para dar os passos seguintes.

Por receber constantemente feedback nesse sentido, e por estudar tanto diariamente, a determinada altura decidi começar a escrever um resumo mensal sobre tudo o que tinha aprendido nos últimos 30 dias e de que forma pretendia aplicar essa aprendizagem nos 30 dias seguintes para obter mais e melhores resultados a médio e longo prazo. Com base em toda a informação que consumo diariamente (nos livros, filmes, podcasts e em blogs) passei a destacar mensalmente, nas minhas “cartas aos leitores”, apenas o que teve mais impacto na minha forma de pensar e nas ações que vou realizar no mês seguinte, na minha vida profissional, nos investimentos que faço em empresas cotadas na Bolsa, etc…

Obviamente que este tipo de conteúdo não interessa a toda gente, apenas é relevante para quem se identifica com a minha forma de pensar, de viver e de fazer as coisas.

Porque é que digo isso?

Porque fiz alguns testes e rapidamente percebi que não fazia sentido partilhar publicamente todas essas informações nas redes sociais. Tal como em 2016, quando partilhei que pretendia deixar de trabalhar aos 40 anos, sempre que partilhava (nas redes sociais) algum tipo de informação, ou intenção de agir, fora do normal, atraía uma série de trolls. Decidi que apenas fazia sentido partilhar essas informações com o grupo restrito de pessoas que subscreve os conteúdos exclusivos que produzo para o meu site pessoal… essas são as pessoas que estão realmente interessadas em receber as minhas informações.

Já me perguntaram se não me sinto mal por cobrar uma subscrição anual a quem gosta do meu trabalho e quer aprender como faço para continuar a evoluir diariamente.

Claro que não!

Enquanto eu continuar a entregar mais valor do que aquele que os meus subscritores pagam anualmente, não tenho razões para me sentir mal com isso… antes pelo contrário, sinto-me obrigado a fazer cada vez mais (e melhor) por quem teve a coragem de dar um murro na mesa e decidiu que não quer continuar a viver a vida que os outros definiram para si.

Este artigo é um excerto do livroa Ave Rara II… do caos e das dívidas a um estilo de vida livre!” e integra a série de episódiosTrabalhar 4 horas/dia“.

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.