fbpx
carta aos leitores - março 2023

Vais pagar-me para te escrever (coisas de adultos) todas as semanas! – (carta de março de 2023)

Na “carta aos leitores” deste mês respondo a 3 dos emails que recebi recentemente e que mais me despertaram a atenção!

Espero que gostes e que te inspirem…

EMAIL 1

Boas Pedro,

estou muito contente por fazer parte desta comunidade que espero que dure muitos anos. 

Sou o […], tenho […] anos, casado e pai de duas meninas. Sou da […] uma vila […].

Acho que foi há 1 ou 2 anos que andava pela internet à procura de um “milagre” para mudar a minha mentalidade sobre o dinheiro… estava farto de trabalhar e de guardar no Banco o dinheiro que sobrava.

Foi nessa altura que apareceste, e lembro-me que o que me chamou mais a atenção foi o facto de falares sobre os erros que cometeste e falares em português, sem aquelas palavras técnicas que só os economistas percebem.

Tenho ouvido os teus episódios do podcast “a Ave Rara” que, deixa-me dizer-te: adoro!

Pessoas descontraídas a falar sobre a vida traz sempre muito valor para quem ouve. E com o passar do tempo, comecei a ficar com o bichinho dos investimentos em empresas cotadas na Bolsa… só o facto de abrir uma conta na corretora DEGIRO, para mim foi uma data histórica porque eu era a pessoa mais “medrosa” que poderias conhecer… eu não percebia que ao comprar ações de uma empresa estava a comprar parte dessa empresa.

Sei que ainda tenho muito trabalho pela frente, mas com a ajuda das tuas partilhas, e da tua comunidade exclusiva no Telegram, sei que vou conseguir.

Muito obrigado por tudo.

A MINHA RESPOSTA

Espetacular! Muito obrigado por teres reservado algum tempo para me enviar este feedback.

Fico tão satisfeito por saber que as conversas que partilho no podcast “a Ave Rara” têm o mesmo impacto nos ouvintes que têm em mim e nas pessoas que têm participado nesses episódios.

Como já tive oportunidade de dizer em alguns dos episódios, estas conversas acabaram por se transformar naquilo que mais gosto de fazer.

Ainda bem que há vários anos que decidi restringir o meu número máximo de horas de trabalho por dia, caso contrário arriscava-me a ficar 12 a 14 horas a gravar este tipo de conversas sobre estilos de vida pessoal e profissional mais sustentáveis para a nossa saúde física e mental.

Em relação aos investimentos em empresas cotadas nas várias Bolsas mundiais, consome as videoaulas do curso online com calma e não hesites em colocar dúvidas no chat exclusivo e privado que temos no Telegram.

Como deverás ter percebido logo que entraste no chat, tens lá muitos membros do curso online sempre prontos para ajudar.

Grande abraço e até já,

Estás a pensar negociar ou transferir o crédito para a compra da tua casa ou para melhorar as condições do teu crédito atual? Estamos cá para te ajudar a realizar essa tarefa de forma totalmente gratuita!

Na Credivel.pt, como Intermediários de Crédito, o nosso papel é auxiliar-te em toda a documentação e burocracia necessária, negociar com as várias instituições bancárias com as quais temos parceria, e apresentar sempre a melhor proposta consoante as tuas condições financeiras.

Para te podermos apresentar a melhor proposta, responde às questões que se encontram neste formulário e entraremos em contato contigo o mais breve possível!

EMAIL 2

Boa tarde Pedro

Obrigado pelas boas vindas.

Vamos lá ver se consigo meter as minhas pequenas e árduas poupanças a render.

Cheguei a este grupo através da página “contas-poupança“… curiosamente, num comentário em que criticavam o apresentador por ser a favor do investimento em criptomoedas… mais abaixo desse comentário, estava outro comentário onde alguém recomendou o teu curso online sobre investimentos em excelentes empresas cotadas na Bolsa.

Obrigado

A MINHA RESPOSTA

Que feedback brutal e que forma incrível de me encontrares! 😊

Estuda as videoaulas com calma, foca-te no longo prazo e em conseguir ganhar mais dinheiro (no teu emprego ou projetos próprios) para teres mais poupanças regularmente e à custa disso poderes reforçando os teus investimentos.

Lembra-te que estarás a construir património, não estarás a apostar num casino! 😉

Sempre que tiveres dúvidas (mesmo que te pareçam dúvidas existenciais 😉), coloca-as no chat exclusivo e privado do Telegram onde estão todos os membros desta comunidade de “Aves Raras”! 

Grande abraço,

EMAIL 3

Olá Pedro,

Estou a escrever o meu 1º Volume de […], em formato digital e já o coloquei hoje à venda na minha página Facebook […].

O modelo de venda que adoptei é o pagamento de 100% do 1º Volume, mas os capítulos serão enviados ao cliente digitalmente, em PDF (para o endereço eletrónico que desejar) semanalmente, conforme vão sendo escritos… tipo novela.

As histórias são verídicas e para maiores de 18 anos.

O que devo fazer mais para conseguir vender realmente e conseguir a confiança das pessoas, já que o pagamento é a 100%?

Muito obrigada.

NOTA: também é bem vindo a efetuar a compra, já agora. O Volume global é constituído por 52 capítulos distribuídos semanalmente (para aumentar o mistério). Se assim o desejar, enviarei os dados bancários.

Está pronto para ler uma das obras mais sensíveis e intrigantes?

O número de Volumes a publicar, dependerá muito de quando a obra completa ficar terminada. É uma obra de […] de histórias […].

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Apesar de conceptualmente ser boa ideia receberes 100% do preço do produto e ires entregando capítulos semanalmente à medida que forem sendo escritos, deverás colocar-te do lado do leitor e pensar:

– o que me leva a querer ler os livros desta autora?

– o que é que a autora já me entregou (por escrito ou em vídeos nas redes sociais) para me levar a confiar nela?

– será que estes livros vão de encontro ao tipo de leitura que mais gosto?

Não conhecendo o teu trabalho, poderei estar a dizer coisas sem sentido, mas parece-me que estás a querer começar a construir uma casa pelo telhado! E peço desde já desculpa se eu não tiver razão nesta afirmação… pode ser que já tenhas milhares de seguidores à espera de cada um desses capítulos semanais.

De acordo com a minha experiência ao nível das vendas online de livros e com negócios em modelo de subscrição, primeiro temos de definir qual é o público-alvo para quem pretendemos comunicar, ganhar a sua confiança e só depois é que conseguimos que algumas das pessoas que gostam do nosso trabalho decidam dar o passo de comprar os nossos produtos.

No email que me enviaste cometeste um erro muito comum… e digo-te isto de forma fria e pragmática para que possas melhorar: tentaste vender-me o teu produto sem sequer perceberes que eu não me enquadro no teu público-alvo.

Sou fã da autoaprendizagem e por isso vou sugerir-te várias fontes de informação sobre marketing digital e sobre o cuidado que deveremos ter para evitar disparar gatilhos mentais (e.g. curiosidade, escassez, etc…) sem percebermos primeiro com que tipo de público pretendemos comunicar para divulgar os nossos produtos/serviços.

Sugiro que comeces por assistir a este episódio do meu podcast “a Ave Rara…”onde mostro como tenho criado e divulgado os meus projetos.

Depois de assistires a esse vídeo, sugiro que ouças ou vejas os vídeos dos restantes episódios. Podes ouvir o podcast em áudio no Spotify ou ver os vídeos de cada episódio no meu canal Youtube ou no meu site.

Demoramos anos a conseguir ganhar reconhecimento e a movimentar pessoas à nossa volta dispostas a apoiar cada um dos nossos projetos e por isso, sugiro que não tenhas pressa em adotar um modelo de negócio que poderá funcionar apenas quando tiveres centenas ou milhares de pessoas a seguir o teu trabalho.

Mostra o que fazes, constrói o teu “jardim” e as “borboletas” virão até ti… ao contrário pode parecer mais rápido, mas raramente funciona e raramente é sustentável a longo prazo.

Votos de muito sucesso para o teu projeto.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

Viver como uma
"Ave Rara"

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.