fbpx
carta aos leitores - 1ª novembro 2022

Dizer “AMO-TE” mais vezes… – (1ª carta de novembro de 2022)

Na 1ª “carta aos leitores” deste mês respondo a 3 dos emails que recebi recentemente e que mais me despertaram a atenção!

Espero que gostes e que te inspirem…

EMAIL 1

Boa tarde Pedro!

Tenho definido metas de três até seis meses para poder ir evoluindo aos poucos, em todas as áreas que estou envolvido.

Agora em setembro vou começar com um novo projeto de aprendizagem, sobre como investir nos mercados financeiros, fazer trading, etc…

Vou aprender com o professor Eugénio da Silva Filho, professor também do teu amigo, e aluno do teu curso, Nuno Duarte. Conheci o professor Eugénio através da xtb mas foi o teu episódio do podcast com o Nuno Duarte, que me incentivou a procurar mais conteúdo e informação sobre a sua metodologia.

Interessei-me bastante e portanto decidi investir em conhecimento, numa das suas formações que vai durar 8 meses. Vai ser um desafio novo aqui para o jovem de 26 anos.😆

No […] (trabalho com os meus pais), foi como já tive oportunidade de te dizer anteriormente… existem conflitos de gerações, mas faço o que posso para implementar metodologias e/ou estratégias para me tornar mais produtivo e eficiente nas minhas funções. Mas a verdadeira questão aqui era aprender a ser um excelente vendedor e gestor de negócios para no futuro estar mais preparado!😉

Gostava de poder ajudar mais os […] e vir a tornar o negócio deles muito mais dinâmico… mas tem sido complicado… portanto decidir passar a focar-me mais em mim, no meu crescimento e mentalidade para trazer resultados que me possam vir a gerar alguma “autoridade”.

Confesso que nos últimos meses, tenho desmotivado um pouco… muito trabalho, muita faturação, mas reparo que se nos acontece alguma coisa (a um de nós) ou se não abrirmos a porta da […] não faturamos… e depois, considero que o facto de trabalhar das 14h até 23h, jantar super tarde e dormir poucas horas está a afetar o estilo de vida que pretendo criar para mim e para a minha família…

Nem vou falar dos […] que trabalham das 9h até 00h ou 1h da manhã… basicamente acaba por ser a vida deles… só sei que não quero que a minha vida seja assim, acho que não é uma vida equilibrada, e já tentei mostrar-lhes isso… mas cada vez que insisto crio novos conflitos

Ah, outra coisa que alterei foi o facto de acabar com a calestenia à noite… depois do nosso episódio do podcast debrucei-me sobre o assunto de eu querer praticar desporto… procurei um conhecido e agora pratico musculação 3x por semana.😄

O […], o meu treinador, desafiou-me a avançar nesta experiência… ele disse que eu ia gostar. Bem, estou a adorar… Não foi só o treino em si que mudou, mas todo um conjunto de hábitos, principalmente as refeições.

Só me falta mesmo conseguir regular o sono!

O mais interessante é que o meu treinador também é um pequeno empreendedor e está nos seus primeiros passos e é bom poder trocar ideias com alguém como ele. Já lhe dei algumas ideias, uma foi para ele criar um podcast e outra foi para ele fazer pequenos vídeos para colocar nas redes sociais (e adivinha quem tem cursos para ajudar nisto)… eh eh… no que eu o puder ajudar, ele já sabe que pode contar comigo.

Ele tem um projeto de acompanhamento de treinos online e há um ano abriu e lançou-se também com espaço físico de acompanhamento de treinos. Era para escrever pouco, e acabei por estar aqui 1 hora a escrever e a pensar… acabei por refletir sozinho enquanto te escrevo!

Deixo aqui parte dos pensamentos registados… depois passo para o meu caderninho.😁 Tenho pensado nisto e será melhor adiar a nossa próxima conversa talvez no início de 2023 para me dar tempo de me adaptar às novas mudanças que vêm a partir de setembro.

Recentemente vi o filme “À procura da felicidade” e agora estou à procura da minha.

Tenho aproveitado esta semana, que estou de férias, para fazer coisas que estavam pendentes, uma delas era falar contigo (até instalei o LinkedIn no telemóvel para te escrever, mas podia tê-lo feito por email😅) e tenho aproveitado esta semana para praticar ainda mais a regra número 7 do teu grupo privado no Telegram:

dizer “amo-te” mais vezes!

Obrigado pela oportunidade que me dás de partilhar os pensamentos contigo!

Forte abraço,

[…]

PS.: A […] já me perguntou, quando vamos a Viseu pedir os autógrafos nos livros “a Ave Rara” 😁

A MINHA RESPOSTA

Que maravilha… até me arrepiei ao ler estas tuas reflexões!

Adorei saber que tens vindo a transformar a tua vida e que te tens focado mais no teu desenvolvimento pessoal.

Depois de te conheceres melhor a ti próprio, a marca pessoal e tudo o que desenvolveres a nível profissional vai fluir de forma muito mais natural.

Estou ansioso pela nossa nova conversa no início do próximo ano. Quando estiveres pronto para gravar, volta a contactar-me e marcamos uma data!

E quando pensares em passar por Viseu, avisa-me para garantir que estou por cá!

Grande abraço e bjs à […]… vá, não fiques ciumento! 😂😂😂

Estás a pensar pedir um Crédito Habitação para a compra da tua casa ou para melhorar as condições do teu crédito atual? Estamos cá para te ajudar a realizar esse sonho de forma totalmente gratuita!

Na Credivel.pt, como Intermediários de Crédito, o nosso papel é auxiliar-te em toda a documentação e burocracia necessária, negociar com as várias instituições bancárias com as quais temos parceria, e apresentar sempre a melhor proposta consoante as tuas condições financeiras.

Para te podermos apresentar a melhor proposta, responde às questões que se encontram neste formulário e entraremos em contato contigo o mais breve possível!

EMAIL 2

Olha Pedro… preciso de uma coisa…
 
Não sei se me podes ajudar. Preciso de alguma mentoria… adorava que fosses tu, mas compreendo que possas não ter tempo.
 
Se não o puderes fazer, podes recomendar-me alguém da tua confiança.
 
Não é algo muito pesado… preciso de alguma direção, preciso de ajuda para saber como poderei fazer melhor as coisas… pensei muito na questão do esforço que ando a fazer e toda a equipa…
 
Desde a nossa “pequena” conversa que tenho pensado muito… muito mesmo… e ainda mais agora ao ler os teus livros… vejo que estou um pouco à deriva.
 
Desde que comecei a seguir a tua página e a ouvir alguns episódios do podcast, comecei a tomar consciência de alguns dos erros que tenho cometido…
 
Estou a colocar algumas ações em marcha para tornar isto mais fácil, nomeadamente, outro tipo de produtos que possam ser vendidos sem grande intervenção da minha parte… vamos ver como corre amigo.
 
Um grande abraço e obrigado por tudo 😉

A MINHA RESPOSTA

[…], não precisas de nenhuma mentoria.

Precisas de repensar os teus projetos e a tua vida de forma a encontrar os 20% de clientes que te trazem 80% dos resultados.

Liberta mais tempo para pensares calmamente em tudo aquilo em que te envolves e se isso te vai permitir ganhar mais com pouco esforço adicional.

Começa a implementar isso todos os dias e tem paciência porque vai demorar algum tempo até ficar tudo mais calmo e a funcionar sem grande stress.

Começa por analisar o que fazes diariamente e vê o que poderá estar a representar um esforço inglório e que talvez nunca venha a melhorar mesmo com muita dedicação da tua parte.

Vai eliminando essas coisas aos poucos e vai substituindo tudo por atividades ou clientes mais rentáveis e que te tragam menos stress e preocupações.

Não queiras fazer tudo ao mesmo tempo. Esse foi o meu problema no passado e foi assim que bati no fundo.

Vai com calma, testa, melhora os processos e as decisões e vais ver os resultados a aparecer lentamente.

Se te disciplinares diariamente para manteres o foco em estudar, pensar e estar sempre a melhorar todas as tuas decisões, para além de começares a ver resultados brutais a acontecer (passado algum tempo) vais passar a adotar esse estilo de vida e essa forma de atuar em tudo o que fizeres a nível pessoal e profissional.

É um processo lento de construção pessoal, de desmontagem de nós próprios e de tudo o que sempre fomos e fizemos até hoje.

Mantém o foco, a disciplina e começa a abraçar a ignorância seletiva.

Força nisso e até breve. 🙏😉

P.S. – Nunca é demais referir: faz tudo com calma e devidamente organizado para poderes delegar operações (nas máquinas ou noutras pessoas) mais tarde. Só assim é que vais conseguir escalar sem rebentar com a tua saúde. Sei que gostarias de ter tudo mudado de um dia para o outro, mas isso não é possível… é preciso paciência, disciplina e muita resiliência… de forma que daqui a uns anos olhes para trás e tenhas orgulho no que construíste para ti e para as pessoas que amas.

EMAIL 3

Olá Pedro !

Chamo-me […] tenho 23 anos , e comecei a investir no meu conhecimento há cerca de 2 anos, em termos de orçamento mensal, poupança , e agora cheguei à fase em que pretendo começar a investir em empresas cotadas na bolsa.

Tirei um curso da […], estou a acabar o último módulo mas sinto que ela não aprofundou muito no que eu queria saber e por isso não me consigo desenrascar com o que aprendi até aqui… então decidi procurar mais conhecimento!

Houve um dia em que me apareceste no instagram a dizer “perdi 22 000 euros…“ e eu fiquei curioso, mas nem liguei na altura… mas começaste a aparecer mais vezes até que um dia eu disse:

“vou tentar perceber o que é que este tipo faz…”

E comecei logo a seguir-te!! 😉

Passou mais algum tempo e vim a descobrir que tu tinhas um podcast, qual foi o meu espanto, eu que adoro podcasts… comecei logo a ouvir e fiquei fã do podcast “a Ave Rara”! Agora tenho de ouvir pouco a pouco porque já estou quase a acabar de ouvir os episódios semanais que lançaste até à data… tenho vezes que estou no trabalho e só te ouço a ti! 

Eu comecei a investir, acho que em março deste ano, só tenho investido o que não preciso para viver, tenho orçamento bem pensado, tudo programado e agora tenho a estratégia de tentar investir 150 a 210 euros todos os meses!

Ou 2500€ anualmente!?

Tenho o objetivo de no dia 1 janeiro de 2038 ter 220 mil euros em património

Com os reforços que pretendo fazer, tenho de ter uma taxa de rentabilidade anual de 15% ano… é difícil mas não é impossível!! 

Eu queria que me desses uma vista de olhos na minha carteira de investimentos… sei que se calhar é pedir muito porque sei que tens de ganhar o teu dinheiro, e sei que ainda nem comprei o teu curso online, mas calma… prometo que vou subscrever o teu curso online em breve… comprei os teus três livros, já li o primeiro em menos de 4 dias e já estou a ler o segundo!! 

Vou enviar-te um print da minha carteira de investimentos e gostaria que me pudesses dar a tua opinião… a minha estratégia passa por investir no máximo em 15 empresas individuais (e já acho que poderão ser empresas a mais) ligadas à área tecnológica (porque é uma área que adoro) e alguns REITs para me ajudar a crescer com os dividendos! 

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Peço desculpa pelo atraso na resposta mas tenho estado a gravar e a editar o episódio 54 do podcast “a Ave Rara”. É um episódio muito especial para mim e tenho certeza que também vais adorar as reflexões que partilhámos nessa conversa… ainda é segredo e por isso não posso revelar mais nada! Eh eh… 😊

Gostei muito de perceber que tens uma estratégia definida e que estás a investir no teu conhecimento e na tua literacia financeira.

Se eu tivesse começado com a tua idade, nem quero imaginar como estaria atualmente!

Muitos parabéns por estares a começar tão cedo, seguramente terás um futuro brilhante pela frente!

A taxa de rentabilidade que pretendes atingir anualmente (15%) não é impossível, mas seguramente vai haver anos em que talvez fiques abaixo disso… e isso não deverá preocupar-te. No curto prazo, os mercados acionistas poderão mostrar-se completamente irracionais e deverás estar preparado para ver os investimentos (nas beldades que tens no teu Harém) a “encolher”.

Como sabes, apenas invisto em empresas com excelentes fundamentos e para garantir uma melhor gestão do risco (e maior rentabilidade potencial) já só compro ações quando os preços estão mais de 40% abaixo do valor intrínseco.

Não stresso quando vejo os preços das minhas beldades a cair. Se ainda não tenho a alocação máxima que pretendo em determinada empresa e o preço das ações está mais de 40% abaixo do valor intrínseco e retraiu a um nível que serviu anteriormente de suporte, fico super-feliz e agradeço ao “Sr. Mercado” pela oportunidade que me está a dar para comprar mais ações, de excelentes empresas, a preços ridiculamente em saldo!

Estive a dar uma olhadela à tua carteira de investimentos, por curiosidade… já sabes que não sou consultor financeiro e por isso não posso dar-te conselhos de investimento.

Os reforços mensais que pretendes fazer são muito interessantes, mas se eu estivesse na tua situação, preferiria não estar tão diversificado numa fase inicial para garantir que teria dinheiro disponível para ir reforçando posições se os preços continuassem a cair. Vejo que compraste beldades muito abaixo do valor intrínseco e por isso entraste com uma excelente margem de segurança. Mas já pensaste que poderia ser mais interessante, nesta fase, teres investimentos em apenas 4 ou 5 beldades (em vez de estares tão diversificado)?

Ao longo dos anos poderias ir abrindo posição em mais 1 ou 2 beldades, calmamente… até lá preocupavas-te apenas com o carinho necessário para 4 ou 5 beldades, e não para tantas beldades que tens no portefólio.

Em relação aos REITs para receberes dividendos, acredito que fazem sentido mais tarde, quando tiveres uma carteira de investimento maior. Caso contrário, os dividendos que receberás serão uma fatia muito pequena e estarão sempre a ser tributados a 28% na tua declaração de IRS.

Nesta fase inicial é preferível deslocares o que pretendias investir em REITs para o ETF que segue o S&P500 e que ainda por cima tem dividendos acumulativos (só pagas impostos quando decidires vender as ações desse ETF e não quando te acumulam os dividendos no preço das ações desse ETF).

Não há uma receita que seja perfeita… depende do nosso perfil de investidor e de risco e por isso, pensa naquilo que partilhei aqui e junta-lhe uma “pitada de sal”… 😊 e depois de pensares pela própria cabecinha, vai em frente com a estratégia que considerares que faz todo o sentido para ti.

Uma vez mais, parabéns pela tua atitude perante a vida e o dinheiro.

Grande abraço e até breve,

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.