fbpx
carta aos leitores - 1ª dezembro 2022

Ajuda-me… estou mesmo muito confuso! – (1ª carta de dezembro de 2022)

Na 1ª “carta aos leitores” deste mês respondo a 3 dos emails que recebi recentemente e que mais me despertaram a atenção!

Espero que gostes e que te inspirem…

EMAIL 1

Bom dia Pedro.

Chamo-me […], tenho […] anos e vivo atualmente na […]. 

Tal como já tive oportunidade de te referir num comentário no YouTube, estou aqui sozinho. A minha esposa e […] filhos estão em Portugal. Desde que aqui estou tenho investido na carreira da minha esposa, […] e […]. Ainda está a fazer o curso até final de […]. 

Eu estou a fazer o […]° ano online com uma escola profissional de […] e já tirei cursos de […] e […] na perspectiva de exercer a profissão.

Atualmente acho que não o devo fazer, pois aqui tenho um bom salário e em Portugal as coisas estão difíceis, com previsão em piorar. 

Não sei o que fazer, não tenho formação nem grandes conhecimentos em gestão financeira. Quero aproveitar que aqui estou e fazer valer o dinheiro que ganho.

Sei que não és consultor financeiro mas tens muita experiência e conhecimentos do que eu. Estou sempre a pensar:

O que devo fazer com o meu dinheiro?

Prioridades?

Devo poupar?

Devo investir?

Estou confuso… e não quero ficar aqui a viver e a trabalhar sozinho durante muito tempo… mas se acabar por ficar, queria aprender a gerir melhor o dinheiro que ganho.

Estou mesmo muito confuso.

Obrigado 

[…]

P.S. – O grande problema é que não tive educação financeira e sinto que isso agora se reflete na minha vida

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Antes de mais nada, parabéns pela resiliência e por toda a dedicação à tua família.

Li o teu email com muita atenção e obviamente que tudo o que te disser é apenas a minha opinião, tens de tentar perceber se faz sentido (ou não) para ti.

Concordo que não deverias abdicar do bom salário que tens atualmente na […] para vires para Portugal tentar fazer algo ligado à […]!

Como estás a fazer um esforço grande para investir no futuro profissional da tua esposa, mantém o foco nisso e não abdiques imediatamente da fonte de rendimento que tens.

Caso contrário, estarás a criar uma pressão adicional na tua relação e na tua família… e não necessitas disso nesta fase turbulenta que o mundo está a atravessar.

Sugiro igualmente que não invistas dinheiro que possas necessitar de mexer nos próximos 3, 5 ou 10 anos. Muita coisa poderá correr mal, na vida e nos mercados financeiros e por isso é melhor investires em ti e na tua família e só quando tiveres algum excedente é que deverás começar a pensar em fazer outro tipo de investimentos.

Sugiro que assistas ao meu próximo webinário gratuito para perceberes um pouco como tem sido o meu percurso profissional e todos os erros ridículos que cometi quando comecei a fazer investimentos em empresas cotadas na Bolsa sem saber o que estava a fazer!

Para mim, estás na fase de investir na leitura e de dedicar algum tempo para conhecer a história de outras pessoas que já estiveram exatamente na mesma situação que estás neste momento.

Sei que já viste alguns dos vídeos do podcast “A Ave Rara”… continua a ver os episódios que ainda não viste porque acredito que as partilhas que têm sido feitas te vão ajudar a crescer tanto a nível pessoal como profissional.

Em relação à literacia financeira, não é algo que se consiga mudar de um dia para o outro, até porque temos sempre de lutar contra os registos limitantes que muitas vezes (a família e a escola) nos passaram quando éramos mais jovens.

Aos leres um livro como “segredos da mente milionária” certamente vais começar a perceber quais são as tuas prioridades em relação ao dinheiro e à forma como o ganhas, gastas, investes, etc…

Para ti e para a tua esposa, sugiro que passem igualmente a seguir o trabalho da Ângela Silva.

Se a tua esposa pretende seguir uma carreira na área da […/…], vai gostar de aprender (no livro e nos vídeos da Ângela) como organizar todos os processos de um negócio… e isso será muito útil quer a tua esposa venha a trabalhar por conta de outrém quer venha a criar o seu próprio emprego.

Sei que tudo isto que estou a dizer te pode deixar ainda mais confuso do que estás atualmente… mas vai com calma… relaxa e começa a ganhar o hábito de ler e de ouvir podcasts (ou ver vídeos) que te tragam regularmente histórias sobre “como é que os outros fizeram”.

Grande abraço, tudo de bom e votos de muito sucesso! 😉

Estás a pensar negociar ou transferir o crédito para a compra da tua casa ou para melhorar as condições do teu crédito atual? Estamos cá para te ajudar a realizar essa tarefa de forma totalmente gratuita!

Na Credivel.pt, como Intermediários de Crédito, o nosso papel é auxiliar-te em toda a documentação e burocracia necessária, negociar com as várias instituições bancárias com as quais temos parceria, e apresentar sempre a melhor proposta consoante as tuas condições financeiras.

Para te podermos apresentar a melhor proposta, responde às questões que se encontram neste formulário e entraremos em contato contigo o mais breve possível!

EMAIL 2

Boa tarde Pedro,

Sou um seguidor teu no youtube principalmente, estou expectante em relação ao webinário – Como faço os meus investimentos na Bolsa.

Atualmente trabalho numa empresa, que uma vez por ano disponibiliza aos seus colaboradores a possibilidade de comprarem de ações do grupo e que nos últimos […] anos tenho optado por adquirir.

Gostaria de perguntar se o curso online “investir na bolsa” é composto maioritariamente por diretos ou episódios gravados, pois tenho um filho recém-nascido e tenho receio que não consiga assistir a alguns dos diretos, caso existam (claro, isto depende sempre dos horários).

P.S.: tenho andado a iniciar-me neste mundo dos investimentos, creio que tenho andado a fazer algumas “burradas”, então gostaria de ter uma linha condutora para me manter mais “verdinho” pois tenho andado numa “maré vermelha”.

O meu objetivo é investir focado no longo prazo 🙂 e comecei há coisa de 1 ano a ganhar o bichinho pelos investimentos em ações de empresas cotadas na Bolsa.

Uma última pergunta:

O teu curso dá para colocar no IRS na área de despesas de educação?

Muito obrigado pela atenção dispensada!

Melhores cumprimentos.

[…]

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Muito obrigado pelo feedback e pelo apoio.

Tenho certeza que vais adorar o próximo webinário sobre “como faço os meus investimentos em empresas cotadas na Bolsa”. E vais perceber que estarmos em “maré vermelha” é ótimo quando estamos a investir apenas em empresas que têm faturação e lucros crescentes nos últimos anos… quer dizer que apesar de os preços das ações poderem estar abaixo do preço médio a que comprámos anteriormente, estamos a ter excelentes oportunidades para comprar mais (APENAS FAZEMOS ISTO EM EXCELENTES EMPRESAS) a preço de saldo.

Pessoalmente estou a adorar o ano de 2022 porque apesar de estar “no vermelho” não vendi nada e por isso não perdi nada… e tenho estado a comprar a preços cada vez mais baixos.

Mas eu vou falar sobre isso no webinário e vou explicar porque é que isto me deixa tão tranquilo, contrariamente ao que me aconteceu quando em 2018 e 2019 comprei ações de empresas especulativas que só davam prejuízo… e algumas delas já entraram em banca-rota… vou mostrar isso no webinário! 😊

Em relação às tuas outras questões, aqui ficam as informações que necessitas sobre o curso online “Investir na Bolsa”

O curso online é constituído por 3 grandes módulos de aulas em vídeo, para que percebas os erros que cometi e como podes evitá-los. As aulas estão todas disponíveis em vídeo e por isso podes vê-las e revê-las durante todo o período da subscrição anual.

Podes ver os módulos do curso nas imagens seguintes.

Clicando na imagem de cada módulo consegues ver a ordem e os temas que discuto em cada uma das aulas.

Como as aulas já estão gravadas, poderás assistir ao teu ritmo e onde quiseres, desde que tenhas um dispositivo com acesso à internet (móvel ou fixa).

Neste curso online não ensino a calcular o valor intrínseco das ações. Disponibilizo os valores intrínsecos (das empresas onde invisto e que estou a observar para investir) num ficheiro Excel que atualizo para mim e para partilhar com todos os subscritores do curso. Esse ficheiro encontra-se no 4º módulo do curso (vê a última imagem que apresentei anteriormente).

Eu sou aluno do Adam Khoo e uso todos os valores intrínsecos que a equipa dele calcula trimestralmente para as empresas onde estamos a investir. No início ainda comecei a calcular os valores intrínsecos, mas rapidamente percebi que os valores que eu obtinha não tinham nada a ver com os valores que ele obtinha.

Mais tarde percebi que ele tem acesso a dados e informações às quais eu não tenho acesso. A título de exemplo, ele tem uma subscrição anual de $20000 na CapitalIQ e uma subscrição anual na Bloomberg que custa $7000… Sem essas subscrições eu nunca terei acesso a toda a informação de que ele dispõe, mas como sou aluno dele, não necessito disso para nada porque a equipa dele usa essas informações para calcular tudo para mim! 😊

Ao optar por não ensinar a calcular o valor intrínseco das ações, disponibilizando-o num Excel partilhado, garanto que toda a gente consegue investir (na Bolsa) em empresas com excelentes fundamentos quando os preços das ações estão a ser negociados “em saldo”.

Se pretenderes mais informações sobre o curso online, podes ver igualmente as respostas às perguntas frequentes no fundo da página de compra do curso.

A subscrição anual do curso online também inclui o convite para integrares a comunidade privada e exclusiva no Telegram onde eu e os restantes membros do curso trocamos ideias regularmente.

Grande abraço e espero ver-te em breve no grupo exclusivo no Telegram.

EMAIL 3

Boa tarde Pedro,

Confesso que não percebo como é que ainda não tinha visto nada teu até aos dias de hoje… recentemente surgiu-me um vídeo nas redes sociais onde referias que poderíamos inscrever-nos no webinário gratuito sobre como fazes investimentos em empresas cotadas na Bolsa.

Inscrevi-me na próxima edição do webinário e passei o fim de semana a ver uma série de vídeos que tens no Youtube onde explicas, de uma forma fantástica, a maneira de ver o “mundo das ações”.

Não vou esperar pelo webinário e vou subscrever já o teu curso online mais que não seja para poder participar na próxima jantarada com a malta do grupo. Foi o “mentor” que pagou o jantar? eh eh…

Infelizmente a disponibilidade financeira resume-se neste momento a 25000 euros e como tal pretendo avançar com o investimento em 6 ou 7 empresas para começar a construir o meu portefólio. Além de que espero que algumas estejam já bem em “baixo”, porque comprar por “parcelas” pode ser difícil.

Achas que devia esperar para juntar um pouco mais de dinheiro, deveria pensar em investir em ETF’s, ou este valor inicial já não é mau para começar a investir?

Até hoje, sempre que adquiri ações foi através de uma entidade bancária, nunca usei uma corretora.

Vejo que usas 2 contas na corretora DEGIRO. Vou tentar perceber como funcionam as coisas, mas para obter mais rendimento de forma a ter mais dinheiro para investir estava a pensar em investir em empresas “cíclicas” e para essas convém usar a conta Basic (pelo que percebi) porque as comissões são mais baratas. Apesar de ter noção que a minha ansiedade pode aumentar se fizer os investimentos dessa forma… portanto, só para veres que ando atento ao que dizes 🙂

Na informação da folha Excel indicas quais são as empresas cíclicas e/ou para investir com o objetivo de receber dividendos ou isso é matéria de estudo no curso online?

Não me vou alongar mais, aguardo as respostas (quando possível) e vamos a isso.

Até breve

Abraço

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Muito obrigado pelo feedback e pelo apoio.

Mais a baixo respondo diretamente às tuas questões!

Grande abraço.

Não vou esperar pelo webinário e vou subscrever já o teu curso online mais que não seja para poder participar na próxima jantarada com a malta do grupo. Foi o “mentor” que pagou o jantar? eh eh…

Eh eh eh… se pagasse a jantarada a todos os membros do curso online não poderia manter a subscrição anual com um preço tão abaixo do valor intrínseco! 😊

Infelizmente a disponibilidade financeira resume-se neste momento a 25000 euros e como tal pretendo avançar com o investimento em 6 ou 7 empresas para começar a construir o meu portefólio.

É um valor espetacular para começares a juntar 6 ou 7 beldades ao teu Harém!

Além de que espero que algumas estejam já bem em “baixo”, porque comprar por “parcelas” pode ser difícil.

Isso deverás ser tu a decidir em função da margem de segurança que pretendes. Podes optar por comprar 20 a 25% da posição que pretendes em cada empresa e guardas dinheiro para reforçar caso os preços desçam aos níveis de suporte seguintes.

Não tenhas pressa de construir o teu portefólio ideal. O mais importante é a margem de segurança (desconto a que compras as ações face ao valor intrínseco).

Sugiro que vejas este pequeno vídeo onde explico a forma como começo a estruturar uma carteira de investimentos.

Achas que devia esperar para juntar um pouco mais de dinheiro, deveria pensar em investir em ETF’s, ou este valor inicial já não é mau para começar a investir?

Eu só invisto em ETFs para complementar os meus investimentos em empresas individuais e em áreas onde não há uma empresa que seja claramente líder de mercado. Nas restantes áreas de negócio que pretendo ter no meu portefólio, prefiro escolher empresas com excelentes fundamentos e ir construindo uma posição cada vez maior.

Até hoje, sempre que adquiri ações foi através de uma entidade bancária, nunca usei uma corretora. Vejo que usas 2 contas na corretora DEGIRO. Vou tentar perceber como funcionam as coisas, mas para obter mais rendimento de forma a ter mais dinheiro para investir estava a pensar em investir em empresas “cíclicas” e para essas convém usar a conta Basic (pelo que percebi) porque as comissões são mais baratas.

Se fosse agora não teria criado mais do que uma conta. É muito mais trabalhoso na altura de elaborar a declaração de IRS, tenho de andar sempre a decidir se envio mais dinheiro para a conta 1 ou para a conta 2, blá blá bá… se fosse agora, teria apenas a conta Basic na DEGIRO e mais nada!

Apesar de ter noção que a minha ansiedade pode aumentar se fizer os investimentos dessa forma… portanto, só para veres que ando atento ao que dizes 🙂

Vai com calma!

Estuda, usa o grupo privado no Telegram para ir vendo as dúvidas dos outros membros e para ires colocando dúvidas… e vai avançando lentamente.

O que já está barato pode ficar ainda mais barato… e se ainda não tiveres a mentalidade certa, nem perceberes quais os motivos que te levaram a investir em determinada empresa, se os preços caírem mais 10, 15 ou 20% vais entrar em pânico, vais “borrar a calcinha” e certamente vais fazer asneiras.

Faz tudo com muita calma e ponderação.

Na informação da folha Excel indicas quais são as empresas cíclicas e/ou para investir com o objetivo de receber dividendos ou isso é matéria de estudo no curso online?

Na folha Excel que orienta os meus investimentos e que está partilhada com todos os membros do curso online, identifico quais são as empresas cíclicas e qual o valor que considero que será o próximo potencial topo do ciclo (em função do indicador “Price to book ratio”).

Essas são excelentes empresas nas quais invisto como se fosse uma “sanguessuga”😊 pego nelas quando estão em grande sofrimento, dou-lhes carinho, aguardo pacientemente que as feridas sarem 😊 e depois vendo-as (no potencial topo do ciclo)!

As restantes empresas são para manter na minha carteira de investimentos a longo prazo e só as venderei se os fundamentos que me levaram a investir em cada empresa se deteriorarem, se estiverem muito sobrevalorizadas e cumulativamente com os preçosmuito acima das médias móveis, ou se com o crescimento dos preços das ações determinada empresa já estiver a representar uma proporção demasiado grande no meu portefólio.

Nesses casos, por questões de gestão de risco poderei vender.

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.