fbpx

Tu és a média das 5 pessoas com quem passas mais tempo… e por isso, não te rodeies de idiotas! – (carta de junho de 2023)

Na “carta aos leitores” deste mês respondo a 3 dos emails que recebi recentemente e que mais me despertaram a atenção!

Espero que gostes e que te inspirem…

EMAIL 1

Olá Pedro, bom dia,

Desculpa vir fazer-te uma pergunta, mas estive a ver um vídeo em que explicas detalhadamente como montaste o teu site, que plugins utilizaste, etc…

Gostei muito do vídeo 🙂

Só não consegui perceber que plugin usaste para Learning Management System (LMS), de forma a ter os teus cursos online em modelo de subscrição?

Fiquei curioso e se me puderes indicar, agradeço!

Cumprimentos,

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Muito obrigado pelo feedback e pelo apoio.

O meu site está todo montado com o plugin Elementor Pro e é com base nisso que crio os templates dos vídeos que tenho em cada curso online.

Os vídeos exclusivos para os membros de cada curso online estão alojados numa conta VIMEO Pro/Standard, ocultados do VIMEO e apenas incorporáveis no domínio do meu siteSilva-Santos.com”.

Dessa forma garanto que os vídeos exclusivos não podem ser descarregados nem incorporados (por ninguém) em nenhum site que não seja meu.

Ao ter os vídeos alojados numa conta VIMEO Pro, garanto que a largura de banda que está a ser consumida durante a visualização das vídeos-aulas não afeta a largura de banda do meu site, nem o torna lento mesmo que estejam 50 mil pessoas a ver o mesmo vídeo em simultâneo.

Depois, uso o plugin “ARMember” para ter os modelos de subscrição anual a funcionar. Cada artigo (escrito ou em vídeo) que tenho no meu site poderá estar totalmente visível no site (definição padrão) ou poderá estar visível apenas para quem uma subscrição ativa num determinado curso online.

No vídeo que viste sobre como estruturei o meu site, não chegaste a ver a parte onde mostro o plugin “ARMember”?

Sei que seria mais fácil ter os meus cursos online numa plataforma como o “Patreon” ou a “Hotmart”, mas eu sou um grande chato 😊 e gosto de poder controlar o design de todas as páginas onde tenho os cursos, os botões, os banners, etc… nas plataformas dos outros não consigo ter esse controlo absoluto, para além de ficar reféns das regras que essas plataformas definirem.

Grande abraço,

Estás a pensar negociar ou transferir o crédito para a compra da tua casa ou para melhorar as condições do teu crédito atual? Estamos cá para te ajudar a realizar essa tarefa de forma totalmente gratuita!

Na Credivel.pt, como Intermediários de Crédito, o nosso papel é auxiliar-te em toda a documentação e burocracia necessária, negociar com as várias instituições bancárias com as quais temos parceria, e apresentar sempre a melhor proposta consoante as tuas condições financeiras.

Para te podermos apresentar a melhor proposta, responde às questões que se encontram neste formulário e entraremos em contato contigo o mais breve possível!

EMAIL 2

Boa tarde pedro , estive a ler um trecho do seu livro ,e fiquei surpresa e curiosa ! Pois falava de ter redes sociais ,currículo e rede de contactos. Pois bem ,eu nao tenho Facebook entre outras, só watsap e email .vai me perguntar porquê, não gosto desse tipo de contatos sociais k acho superficiais!Infelizmente ,muitas pessoas só arranjam trabalho/ emprego através de cunhas ! Se tiver alguma dica agradeço, ah estou há mais de 20 sem emprego fixo ,só trabalhos temporarios. Cumprimentos

A MINHA RESPOSTA

Olá […], bom dia.

É engraçado perceber que leste apenas um trecho do meu livro “Como conseguir emprego em 30 dias” e decidiste escrever-me imediatamente para dizer que nada do que refiro é relevante para ti… 😊 e depois ainda me perguntas se tenho alguma dica para te dar?

Vamos por partes…

Antes de mais nada, sugiro que leias o livro de uma ponta à outra, com espírito crítico e com mente aberta.

Já te questionaste porque é que estás há 20 anos sem trabalho fixo?

Será que é porque este país não presta, porque só consegue trabalho quem tem cunhas ou existe algum tipo de autorresponsabilização que não estás a aceitar?

Será que tens competências profissionais que interessam às entidades recrutadoras?

Como estás a mostrar essas competências profissionais e de que forma é que uma empresa pode crescer se decidir contratar-te?

Sabes, os meus avós eram analfabetos e os meus pais têm a 4ª classe (a minha mãe era empregada no hospital e o meu pai trabalhava na secção de peças de uma oficina de automóveis).

Tinham pouco dinheiro, não conheciam pessoas influentes e não tinham cunhas… e eu nunca tive dificuldade em conseguir trabalho!

Tal como refiro no livro, aprendi (nos livros que li) como é que os outros fizeram para conseguir emprego ou para criar o seu próprio emprego. Fui experimentando, fui mostrando as minhas competências nas redes sociais, inscrevi-me em palestras, seminários e workshops, conheci pessoas e aos poucos fui criando uma rede de contactos (desde 2001, altura em que comecei a trabalhar).

Trabalhei para outros de 2001 a 2009 e a partir daí criei o meu próprio emprego. Atualmente tenho vários negócios e à custa disso criei emprego para várias pessoas (que trabalham comigo).

Se eu consegui, qualquer pessoa consegue desde que mantenha a curiosidade em saber mais e aprender a fazer tudo de forma diferente da multidão.

É muito mais fácil dizer que a culpa é de toda a gente, menos nossa… mas eu prefiro culpar-me a mim por todos os resultados que obtenho!

Desejo que os próximos 20 anos sejam um grande sucesso… e certamente serão, para quem decidir assumir a responsabilidade de pensar e agir de forma diferente!

Já diziam os mais antigos:

Loucura é fazer sempre da mesma forma e esperar por resultados diferentes!

Votos de um excelente fim-de-semana.

Cumprimentos,

P.S. – DICA EXTRA: Quando escreveres a alguém, sugiro que dês muita atenção à formatação, aos espaçamentos entre as palavras e à pontuação das frases. Antes de alguém ler um texto, a primeira coisa que chama a atenção é a estética visual desse texto. Se apresentas o teu texto num bloco único de palavras muito condensadas, poderás não conseguir despertar a atenção do leitor. Esta dica é válida para emails, cartas de apresentação, currículos, mensagens, etc…

EMAIL 3

Boa tarde Pedro,

sou o […] tenho 20 anos e gostava que me pudesse ajudar.

Neste momento não sei o que realmente gosto, aquilo em que realmente sou bom, o meu propósito

Se me pudesse ajudar com alguma dica, ou de alguma forma, ficaria bastante agradecido.

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Ainda hoje, quase com 45 anos, não sei em que é que sou bom!

Limito-me a ler um pouco todos os dias e a ouvir podcasts de pessoas que me inspiram… quero estar sempre a aprender e a experimentar fazer o que o outros fizeram, para ver se eu também consigo alcançar o que eles alcançaram!

A melhor dica que te posso dar é:

mantém a curiosidade de aprender um pouco por dia…

Deverás deitar-te à noite e pensar:

“Estou um pouco mais sábio do que ontem à noite”

 

Aos 20 anos é possível que não sejas bom em nada…

… e não há problema nenhum… mantém o foco em aprender e colocar em prática cada aprendizagem.

Sugiro que comeces a ouvir (no Spotify) o meu podcast “a Ave Rara”, desde o episódio n.º 1… se preferires podes ver os vídeos de cada episódio no meu canal YouTube.

Ao ouvires como é que os outros encontraram as suas paixões e exploraram novos caminhos, tenho certeza que vais inspirar-te.

Mais uma sugestão: começa a rodear-te apenas de pessoas que sabem mais do que tu e que têm a capacidade para te puxar para a frente.

A maior parte das pessoas são “sugadoras de energia” e por isso é melhor deixá-las ir sugar energia para outro lado! 😂

Lembra-te que tu serás a média das 5 pessoas com quem passares mais tempo e por isso, não te rodeies de idiotas nem de pessoas que não queiram crescer.

Por fim, quero dizer-te apenas: tem calma, aprende a respeitar o dinheiro e não stresses com o facto de estares um pouco perdido! Eu ando perdido há muitos anos, mas divirto-me imenso à custa disso! 😂

Grande abraço e tudo de bom!

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.