CARTA AOS LEITORES - AGOSTO DE 2020

Julho foi um mês incrível… celebrei 42 anos, gravei 4 episódios do podcast “Conversas Despreocupadas” para partilhar em agosto (um por semana), troquei ideias com um empreendedor que criou um empresa do zero, levou-a a faturar 11 milhões de euros e viu tudo desmoronar em menos de um ano (episódio do podcast a divulgar dia 1 de setembro), etc… foi um mês de muitas conversas, reflexões e de muita aprendizagem.

Recebi vários emails a pedir sugestões e orientações de vida/carreira e por isso decidi partilhar alguns desses emails, e respetivas respostas, na carta deste mês de agosto de 2020.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pocket
Share on email

Adorava escrever um livro

Inspirada por uma partilha que eu fiz no Facebook, relativa ao curso online que criei sobre “Como publicar (e distribuir) um livro sem editora“, a Isabel disse-me que adorava conseguir escrever e lançar um livro, mas não sabia como começar.

Aqui fica a minha resposta, que também te pode ser útil:

Isabel, só tem que começar a escrever um pouquinho por dia sem se preocupar com a “perfeição”… simplesmente, escreva!

Só depois de ter tudo escrito é que deverá preocupar-se em voltar a ler, reordenar os capítulos, reformular frases, dar atenção à ortografia e à construção frásica, etc…

Para mim, o processo de revisão (depois do livro escrito) é o processo mais difícil e é onde invisto mais tempo e atenção.

Lancei o meu 3º livro recentemente e contei com a participação de vários familiares e amigos para me ajudarem a detetar pequenas falhas/melhorias antes de o enviar para produção.

Estive 3 meses a trabalhar diariamente no processo de revisão (sim, 3 meses, durante os 7 dias da semana). Quando o livro foi finalmente para impressão, já estava na revisão n.º 10.

Se quer mesmo escrever um livro, comece já hoje a escrever um pouquinho… mais um pouco amanhã e depois, e depois… um dia terá o primeiro rascunho pronto para começar o processo de revisão… e uns meses depois terá o livro lançado.

Para finalizar, sugiro que leia este artigo que foi publicado no site da EXAME: exame.com/casual/autores…

Votos de muito sucesso.

Pouco depois de lhe enviar esta resposta, a Isabel agradeceu-me e disse que ia começar!

Não deveremos perder vendas só porque não temos uma loja online

A Cláudia tem uma loja de rua e foi contactada através do Facebook, por uma potencial cliente, para saber se ela vendia os seus produtos online e enviava as encomendas para casa das clientes.

Como ela ainda não tem uma loja online, respondeu:

Bom dia. Neste momento ainda não estou a vender online.

Apesar de perceber que a resposta da Cláudia é uma resposta sincera, tal como eu lhe disse, pode ter perdido uma oportunidade de vender os seus produtos para uma primeira cliente online.

Assim, decidi escrever-lhe tudo o que ela deve responder (por email e nas mensagens via Facebook) sempre que alguém lhe perguntar se vende online ou se envia encomendas à cobrança. Aqui fica o email com as várias mensagens personalizadas que lhe sugeri:

Olá Cláudia,

Sempre que te perguntarem se envias encomendas para casa sugiro que faças o seguinte:

1 – Relativamente às clientes que querem envios de encomendas à cobrança…

Não aceites enviar encomendas à cobrança (que significa, a pessoa pagar quando recebe a encomenda em casa) porque nos Correios, esse envio fica mais caro e tu tens que o pagar adiantado… e corres o risco de a pessoa não aceitar a encomenda, não a pagar e entretanto tu já pagaste o envio à cobrança e não tens forma de reaver esse dinheiro. Já nos aconteceu isso várias vezes com o envio de livros e por isso é que a determinada altura deixámos de fazer envios à cobrança. Alguns clientes ficam chateados e não compram por causa disso, mas paciência… são uma percentagem minúscula do total de clientes!

2 – Deverás ter uma resposta deste género para responder nos comentários da publicação no Facebook onde uma potencial cliente te perguntar se envias produtos para correio:

Olá XPTO, boa tarde.

Muito obrigado pelo seu interesse.

Sim, posso enviar o produto para a morada que me indicar, por mais 5€ para cobrir os registos e os portes de envio nos correios.

Apenas necessito que me envie (por mensagem privada) o seu nome completo, morada, email e número de telemóvel. Se pretender incluir o seu número de contribuinte na fatura/recibo, envie-me igualmente o seu NIF.

Qualquer dúvida, não hesite em contactar-me por aqui, por telefone (000 000 000) ou por email (……..@………)

Até já.

3 – Deverás ter uma resposta deste género para responder nas mensagens Facebook ou nos emails que receberes:

Olá XPTO, boa tarde.

Muito obrigado pelo seu interesse.

Para que possa enviar-lhe a sua encomenda, peço-lhe que faça, por favor, uma transferência bancária no valor de… ( X+5€) e que me envie uma foto do comprovativo de transferência por aqui.

Em breve conto ter a possibilidade de aceitar pagamentos por referência bancária e por MB Way, mas para já ainda não me é possível.

Logo que confirme o pagamento, procederei ao envio da sua encomenda com a maior celeridade possível.

Aproveito para informar que os serviços de correios levam cerca de 3 a 5 dias úteis a entregar as encomendas.

Qualquer dúvida, não hesite em contactar-me por aqui, por telefone (000 000 000) ou por email (……..@………)

Até já.

duas mulheres empreendedoras decidiram tomar conta do meu podcast

Neste episódio do podcast “Conversas Despreocupadas” aconteceu algo incrível: A Erica Reis Pereira e a Vanessa Roque partilharam histórias sobre negócios e empreendedorismo sem que eu e o Francisco Teixeira interferíssemos na conversa!

Obviamente que não resistimos e, no final do episódio, tivemos que partilhar um pouco da nossa opinião sobre o que elas discutiram.

Vais adorar conhecer o projeto que a Vanessa criou, depois de trabalhar vários anos em empresas multinacionais e não se sentir realizada… e vais adorar a forma como a Erica Reis Pereira conduziu toda a conversa!

Está na altura de eu e o Francisco nos “reformarmos”, não achas? 😂

Também podes ouvir este podcast (gratuitamente) no Spotify, iTunes, Google podcasts e na Radio Public.

INVESTIMENTOS NA BOLSA

NOTA MUITO IMPORTANTE: Não sou um investidor profissional e por isso não deverás assumir a minha partilha de informação como se fossem conselhos de um consultor financeiro ou recomendações de investimento. Faz a tua própria pesquisa e investigação para que possas fundamentar as decisões que tomares.

Neste artigo vou partilhar apenas o que tenho feito, e o que vou fazer durante o mês de julho de 2020, e por isso não deves investir um único cêntimo baseando-te apenas na minha opinião.

Os investimentos na Bolsa têm muitos riscos associados e por isso nunca invistas dinheiro que possas necessitar de utilizar em menos de 5 anos! Ou melhor: nunca invistas dinheiro que não possas dar-te ao luxo de perder totalmente.

Dúvida de um leitor...

Olá Pedro,

Na DEGIRO (corretora que sei que usas), como fazes para comprar ações de empresas chinesas como estas que o Adam Khoo sugere?

  • Meituan-Dianping
  • Alibaba
  • Tencent
  • EC World REIT
  • Yum!
  • Ping An Insurance

 

Não consigo comprar dessas ações na DEGIRO.

Consegues ajudar-me?

Um abraço.

 

... a minha resposta:​

Olá,

Muito obrigado pelo teu contacto.

Até ao final deste mês de agosto de 2020 vou lançar um curso online sobre “Como investir na Bolsa”… a partir dessa altura, essas dúvidas nunca mais te vão assolar! 😊

Mais abaixo respondo a cada uma das tuas dúvidas… espero que consiga ajudar-te!

Como fazes para comprar acções de empresas chinesas como estas na DEGIRO?

Tens que as comprar em lotes de 100 ações de cada vez (no mínimo) nas Bolsas de Hong Kong e de Singapura… mas abaixo eu indico-te a que valor deves comprar e o lote mínimo de ações que és obrigado a comprar… Atualmente, algumas das ações que indicas estão muito acima do seu valor intrínseco e por isso deverás aguardar que voltem a tocar numa das médias móveis onde tocou anteriormente. Chamo a atenção que as Bolsas de Hong-Kong e de Singapura só abrem por volta das nossas 2 da manhã e por isso deves deixar as ordens de compra na DEGIRO (para não teres que acordar a meio da noite! 😊).

  • Meituan-Dianping

Na DEGIRO é a acção “MEITUAN DIANPING-CLASS B”. Na DEGIRO normalmente não consegues ver os gráficos dessa ação em tempo real (tal como acontece com a maior parte das ações nas Bolsas Asiáticas). Deves procurar essa ação na app Yahoo Finanças com o código “3690.HK”. O Valor Intrínseco atual da Meituan Dianping é de HK$140.90 e tens que comprar 100 ações de cada vez (no mínimo). Atualmente o valor da ação está muito mais elevado do que o valor intrínseco e por isso só voltarei a comprar quando o valor estiver por volta dos HK$140. Nesta ação não necessito de grande margem de segurança e por isso posso comprar mesmo no valor intrínseco, não é necessário aguardar que desça ainda mais.

  • Alibaba

Podes comprar 1 ação de cada vez no mercado americano (com o código “BABA”) mas existe um risco muito grande de as ações chinesas deixarem de estar listadas nas bolsas americanas nos próximos 3 anos… saíram recentemente indicações sobre isso e algumas empresas chinesas até estão a equacionar deixar as bolsas americanas mesmo que não sejam forçadas a sair. Já tive Alibaba no mercado americano e, tal como o Adam Khoo, vendi tudo antes que dê m****! 😊 Deverás comprar Alibaba na Bolsa de Hong Kong mas tens que ter noção que necessitas de comprar 100 ações, no mínimo. O nome dessa ação na DEGIRO é “ALIBABA GROUP HOLDING LTD”. Na app Yahoo Finanças o nome é “9988.HK”. O Valor Intrínseco atual da 9988.HK é HK$250. Como o valor atual da ação está ligeiramente abaixo desse valor, não vejo qualquer problema em comprar agora. Contudo, como eu já tenho 100 ações com um custo médio de HK$209.90 só voltarei a reforçar com compras se os valores descerem até um pouco acima da média móvel dos 50 dias, que atualmente se encontra em HK$222.4.

  • Tencent

Essa ação não está disponível nas Bolsas americanas, tem que ser comprada na Bolsa de Hong-Kong (no mínimo 100 ações de cada vez) ou na Bolsa de Frankfurt. É uma ação bastante cara para comprar na Bolsa de Hong-Kong e ainda por cima tem que ser comprada em lotes de 100 ações de cada vez. O Valor Intrínseco desta ação atualmente está nos HK$460. A cotação da ação está atualmente muito acima disso e acredito que pode levar algum tempo a corrigir até aos HK$460. Se ela estiver a bom preço para ser comprada, eu aviso-te. Aproveito para te dizer que na DEGIRO o código desta ação é “TENCENT HOLDINGS LTD” e na app Yahoo Finance está com o código “0700.HK”. NOTA: Aproveita para ir colocando estas ações nos favoritos na app Yahoo Finanças. Na Bolsa de Frankurt, o código da ação é NNND e podes comprar uma ação de cada vez. Contudo, como pagas 8€ de comissão de cada vez que compras ou vendes ações na Bolsa de Frankfurt, sugiro que compres 5 ou 10 ações de cada vez, de forma a “diluir” as comissões. A 55,60€ será um bom preço para começar com uma pequena posição (talvez de 10 ações) na TENCENT a partir da Bolsa de Frankfurt.

  • EC World REIT

Tenho atualmente 4000 ações desse REIT. Está bastante abaixo do valor intrínseco (HK$1.08) e por isso podes comprar ao preço atual. A médio/longo prazo é um excelente investimento. Na DEGIRO podes encontrá-lo com o código “EC World REIT” e na app Yahoo Finanças com o código “BWCU.SI”

  • Yum!

Essa ação pode ser comprada 1 por 1 na DEGIRO a partir da Bolsa de Nova York. Ainda não tenho ações dessa empresa. O valor intrínseco atual é de $102 e por isso, se comprares ao preço atual estarás a entrar bem!

  • Ping An Insurance

Ui ui… Essa ação tem que ser comprada na Bolsa de Hong-Kong em lotes mínimos de 500 ações. Eu já tenho 1000 ações dessa empresa, mas tens que investir muito dinheiro cada vez que compras um lote de 500 ações. Na DEGIRO podes encontrá-la com o código “PING NA INSURANCE GROUP CO-H” e na app Yahoo Finanças está com o código “2318.HK”. O valor intrínseco atual é de HK$161 e por isso se comprares agora estarás a comprar com cerca de 50% de desconto. Eu comprei-a a um preço médio de HK$80.72 e por isso só pretendo reforçar se vier abaixo desse valor. Contudo, tenho uma boa notícia: podes ir comprando 10 ou 15 ações (de cada vez) de um ETF com o seguinte nome na DEGIRO “DBX HARVEST CSI” (da Bolsa de Londres). Na app Yahoo Finanças o código desse ETF é “ASHR.L” e contém as 300 maiores empresas chinesas, sendo a maior constituinte desse índice a “Ping An”. Este ETF é uma excelente forma de te expores à “Ping An” e ao restante mercado chinês. Comprar esse índice entre os 11 e os 12.5 será uma boa entrada nesta fase.

As ações que quero comprar em agosto de 2020... e porquê!

  • [LONGO PRAZO] Boeing (BA) – O valor intrínseco da BA, neste momento, ronda os $216 e por isso, abaixo desse valor já estaria a comprar a bom preço. Mas não vou comprar ao preço atual… Apesar de a Boeing não depender apenas da venda de aviões comerciais para continuar a crescer, porque a maior parte da sua faturação provém da venda de equipamentos militar (principalmente para as Forças Armadas americanas) e de equipamentos ligados à área aeroespacial, estimo que a Boeing possa demorar pelo menos 3 ou 4 anos a recuperar os níveis de faturação que tinha em 2018 e 2019. Pretendo retomar a compra de ações da BA se os valores voltarem a descer e rondarem os $140. Segundo a minha “bola de cristal” 😊, os valores das ações da Boeing poderão ir abaixo dos $140 já em agosto de 2020… vamos se as minhas previsões se confirmam! Comprarei 10 ações a esse preço e depois vou comprando mais se os preços forem descendo mais 10 ou 15€ por ação, de forma a baixar o custo médio de cada ação.
  • [LONGO PRAZO] Alibaba (“troquei” a BABA da Bolsa de Nova York pela 9988 na Bolsa de Hong-Kong) – vendi as 26 ações da Alibaba que tinha na bolsa de Nova York, com apenas 480,27€ de lucro. Decidi vender porque o Senado Americano está a equacionar retirar as empresas chinesas das bolsas americanas (nos próximos 3 anos) ou dificultar o acesso das empresas chinesas a financiamentos por parte de investidores americanos. Tal como referi no mês de junho, acredito que esta pode ser mais uma daquelas tretas relacionadas com a guerra comercial EUA-China que faz baixar os preços das ações (temporariamente) mas que acaba por não ter verdadeiras consequências a médio/longo prazo! Os EUA e a China ganham imenso em trabalhar em conjunto e por isso não acredito nestas “guerrinhas” da treta! A BABA é uma empresa onde pretendo manter e reforçar investimentos a longo prazo e por isso, comprei um lote de 100 ações da Alibaba na Bolsa de Hong-Kong (símbolo 9988) a um custo médio de HK$209,80. Pretendo comprar mais 100 ações se os valores baixarem para HK$199,80. Talvez isso não venha a acontecer em agosto de 2020… mas tenho algum dinheiro de lado se isso acontecer!
  • [LONGO PRAZO] DBX HARVEST CSI (ASHR – London Stock Exchange – LSE) – Depois de assistir aos dois vídeos do Adam Khoo sobre a potencial evolução das empresas chinesas nos próximos anos, procurei (na corretora que uso – DEGIRO) o índice que segue as 300 maiores empresas chinesas (ASHR) e verifiquei que está disponível na Bolsa de Londres. Pretendo adicionar (mensalmente) ações deste índice à minha carteira de investimentos. Já comprei 50 ações desse índice e pretendo ir comprando mais se em agosto de 2020 os valores rondarem os £12, ligeiramente acima da média móvel dos 50 dias. É de realçar que essa média móvel, no mês passado cruzou as médias móveis dos 150 e dos 200 dias a subir e não encontrou resistência, continuou a subir durante o mês inteiro.
  • [LONGO PRAZO] CME Group Inc. (CME na Bolsa Nasdaq) – Descobri esta empresa através do meu mentor “Adam Khoo” e percebi que tem um potencial de crescimento fenomenal. Esta empresa tem as plataformas de negociação que estão por trás de 27% das negociações dos índices S&P e Dow Jones, e tem a exclusividade na negociação de vários contratos de negociação de futuros. O Valor Intrínseco atual é de $170 e durante o mês de julho já comprei 10 ações com um valor médio de $165.12. Não prevejo que durante o mês de agosto os preços baixem muito mais, mas vou ficar atento para reforçar posições caso isso aconteça.
  • [MÉDIO PRAZO] Bank of America (BAC)Detesto Bancos… essa é a verdade! Mas quando vejo excelentes oportunidades, a preço de saldo, não hesito! Comprei 100 ações do BAC a $25.32 e reforcei com mais 100 ações quando os preços baixaram para $23.77. Pretendo reforçar a minha posição com mais 100 ou 200 ações caso os valores desçam aos $21, algo que não aconteceu em julho de 2020… se os valores não descerem a esse nível, vou aproveitar os dividendos de mais de 3% até os valores das ações ultrapassarem os $30. Nessa altura pretendo vender todas as minhas posições no BAC e manter/reforçar apenas a compra de ações nos bancos de Singapura que refiro já de seguida. 
  • [LONGO PRAZO] Oversea Chinese Banking Corp (O39 – Bolsa de Singapura) – Já tenho 500 ações deste Banco a um custo médio de SGD8.82. O Valor Intrínseco de cada ação ronda atualmente os SGD12.86 e por isso está em mega-saldos! 😊 Há uns dias, a autoridade monetária de Singapura pediu aos Bancos de Singapura para pagarem apenas 60% dos dividendos durante o ano de 2020. Muitos investidores, viram essas notícias, entraram em pânico e começaram a vender as ações deste Banco, talvez por pensarem que o Banco ia falir ou iriam perder muito dinheiro em dividendos… contudo, mesmo com o corte os dividendos a receber por ação ficam sempre acima dos 3%. Tendo em conta que esta ação está atualmente mais de 40% abaixo do seu valor intrínseco, a valorização da ação e os dividendos de 3% deverão garantir uma rentabilidade média anual de 13 a 15% (pelo menos!), sem grande preocupação. Lá está… é mais uma reação exagerada do mercado que se torna numa excelente oportunidade para comprar ações deste Banco em saldo… porque contrariamente aos Bancos portugueses e a alguns Bancos europeus, o Oversea Chinese Banking Corp “recheado” de dinheiro! 😊
  • [LONGO PRAZO] United Overseas Bank LTD (U11 – Bolsa de Singapura) – Já tenho 200 ações deste Banco a um custo médio de SGD19.835. O Valor Intrínseco de cada ação ronda atualmente os SGD26,80 e por isso está em mega-saldos! 😊 Como referi anteriormente, há uns dias, a autoridade monetária de Singapura pediu aos Bancos de Singapura para pagarem apenas 60% dos dividendos durante o ano de 2020. Muitos investidores, viram essas notícias, entraram em pânico e começaram a vender as ações deste Banco, talvez por pensarem que o Banco ia falir ou iriam perder muito dinheiro em dividendos… contudo, mesmo com o corte os dividendos a receber por ação ficam sempre acima dos 3%. Tendo em conta que esta ação está atualmente quase 40% abaixo do seu valor intrínseco, a valorização da ação e os dividendos de 3% deverão garantir uma rentabilidade média anual de 13 a 15% (pelo menos!), sem grande preocupação. Lá está… é mais uma reação exagerada do mercado que se torna numa excelente oportunidade para comprar ações deste Banco em saldo… porque contrariamente aos Bancos portugueses e a alguns Bancos europeus, o United Overseas Bank LTD “recheado” de dinheiro! 😊

login

Faça login para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

Quer aprender como é que eu faço?

Preencha os dados seguintes para pertencer ao meu grupo exclusivo