fbpx
carta aos leitores - dezembro 2021

O jovem que procrastinava, mais vale tarde do que nunca, REITs e Aves Raras… (carta de dezembro de 2021)

No mês passado recebi (e respondi) a mais umas dezenas de e-mails e testemunhos… gostaria de destacar estes 4 por serem os que mais me despertaram a atenção!

Espero que gostes…

EMAIL 1

Assunto: Um jovem que procrastinava

Bom dia Pedro, 

Espero que esteja tudo bem contigo. 

Quero antes de mais dar-te os parabéns por todo o teu conteúdo gratuito e a diferença que fazes em tornar as coisas simples e despreocupadas.

Já falámos quando eu estava a pensar aderir ao teu curso de investir na bolsa, que o fiz e tenho acesso ao teu conteúdo pago, que nos ajuda bastante.

A razão que me leva a escrever-te é o teu episódio 9 do podcast, com o Alexandre, que se diga que é um exemplo para todos nós que nos preocupamos com futilidades da vida e nos esquecemos que existem pessoas a viver situações bem piores, que estão a passar por grandes problemas e que dificilmente vão conseguir sair da corrida do “hamster na roda”.

A tua forma de falar desarma qualquer um e ninguém te consegue levar a mal, porque tocas no ponto, que pode ser difícil de aceitar em determinada altura da vida, mas que faz toda a diferença a longo prazo, tal como as beldades nas quais investes na Bolsa (as beldades que tens juntado ao teu Harém, como costumas dizer nos teus vídeos).

Como muitos dos convidados e ouvintes do teu podcast, eu também não sou muito de escrever, estou sempre adiar, mas com a humildade deste menino “Alexandre” senti-me na obrigação de o fazer.

A minha jornada começou este ano, tenho um longo caminho pela frente, mas já dei o primeiro passo e já sei o caminho que pretendo seguir.

Foi também o facto de ser pai que desencadeou o clique dentro de mim, que me fez querer fazer algo diferente.

Toda a vida procrastinei, está na altura de tomar conta da minha vida para que consiga colher frutos no futuro e, mais importante de tudo, dar o exemplo ao meu filho, fazer com que ele perceba, desde muito novo, que a “roda” da vida em que todos caímos não é o único caminho, ele pode criar vários caminhos completamente diferentes.

Espero que permaneças com os teus conteúdos (pagos e gratuitos) durante muitos anos, quero um dia poder conhecer-te presencialmente e desejo-te todo o sucesso que quero para mim.

Um forte abraço.

[…]

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Até me arrepiei ao ler este teu email… fico tão feliz quando vejo alguém a dar um murro na mesa e a dizer:

acabou, a partir de agora vou fazer tudo de forma diferente!

Adoro gravar estas conversas com pessoas que transformaram ou estão a transformar a sua vida porque tal como aconteceu contigo, considero que vai haver mais pessoas que se identificam com o que partilhamos nestas conversas… e lá está, esta vida só tem piada se quisermos vivê-la como uma “Ave Rara…”!

Se um dia quiseres gravar um episódio para o podcast “A Ave Rara…”, de forma completamente despreocupada, terei muito gosto em contar com a tua participação.

Grande abraço e nunca mais deixes que “o jovem que procrastinava” se apodere da tua vida! 

P.S. – … prevejo ter garra para continuar a produzir conteúdo até aos 127 anos!

PATROCINADOR DESTE MÊS

Este mês, as “Cartas ao leitor” são patrocinadas pelos romances da Lúcia Julião.

Conheça a história dos romances “A perda” e “Trocada por outra” e veja os pequenos vídeos onde a autora interpreta pequenos excertos de cada um dos livros.

EMAIL 2

Olá Pedro, tudo bem contigo?

Basicamente demorei um ano a responder ao teu email depois de ter subscrito pela primeira vez o teu curso Investir na Bolsa

Gostava de começar por me apresentar, sou o […], vivo em […], sou consultor de […] na empresa […].

Quero agradecer pelo conteúdo disponibilizado, sou teu seguidor desde o início de 2020. Segui o podcast Conversas Despreocupadas desde o primeiro e agora acompanho o podcast A Ave Rara.

Para mim os teus podcasts são, além de uma companhia nas viagens de carro, uma inspiração, uma chapada de realidade.

Adoro a forma como consegues expor as tuas ideias e explicar coisas complicadas de maneira simples.

Apesar de não ser um membro muito ativo no grupo Telegram do curso online, vou acompanhando o chat quando posso.

Acho que é uma mais valia saber que temos pessoas ao nosso lado para esclarecer as mais variadas dúvidas que vão aparecendo, até mesmo aquelas que ainda não tivemos e que por vezes aparecem no chat 😂

Comecei a investir depois de ter subscrito o teu curso, tenho um portefólio muito pequeno em comparação com o teu (abaixo dos 5000 €). Para mim é uma grande conquista ter mudado o mindset, e um ano depois ver que estou a construir um portefólio com dinheiro que teria, provavelmente, sido gasto em coisas inúteis.

Bem e era isto que te queria dizer, sei que não é nada de especial, mas apesar da compra do curso ser completamente automatizada, existem pessoas por trás disto tudo que merecem o nosso feedback como consumidores.

Votos de um excelente trabalho para toda a equipa.

Obrigado.

Grande abraço,

[…]

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Mais vale tarde do que nunca… eh eh eh… 😊

Fico muito satisfeito por receber este teu email e por perceber que gostas da forma como vou partilhando as ideias e os desafios que me vão aparecendo na vida.

Tal como disseste, e muito bem, não é o tamanho do portefólio que te interessa nesta fase. O simples facto de teres começado a colocar dinheiro a trabalhar para ti, investindo em ativos que o vão multiplicar ao longo dos anos, já é um grande passo.

Esse dinheiro, facilmente estaria desperdiçado em coisas sem interesse nenhum, mas como mudaste o chip agora tens essas poupanças a multiplicar-se para que um dia as possas utilizar da forma que quiseres.

Grande abraço e continua a investir em ti e em ativos que multipliquem o teu dinheiro mesmo que não estejas a trabalhar! 😉

EMAIL 3

Pedro,

uma opinião em formato de ajuda, por favor… para abrir posição num REIT, costumas simplificar e ter em consideração apenas os níveis de suporte ou também tens em conta a percentagem de desconto atual?

A MINHA RESPOSTA

Para abrir posição e reforçar nos REITs (Real Estate Investment Trust) que tenho no meu portefólio, sigo sempre estes critérios, sempre por esta ordem:

1 – o preço retraiu a um nível de suporte?
2 – o dividendo que a empresa paga é superior a 4%?
3 – qual é a percentagem de desconto atual?

Contrariamente às ações das outras empresas nas quais invisto, nos REITs o que me interessa em primeiro lugar é o facto de ter dividendos acima dos 4%, porque é com esse objetivo que compro ações dos REITs.

No caso dos REITs de logística, em termos históricos tem sido muito raro apanharmos preços em saldo e por isso, olho sempre primeiro para a % que pagam em dividendos e depois para os níveis de suporte.

Percebes a ideia?

EMAIL 4

Olá Pedro,

Descobri o teu canal há pouquíssimo tempo enquanto andava nas minhas pesquisas sobre como declarar o raio dos impostos das ações que vendi na DEGIRO.

Mas deixa-me apresentar-me, chamo-me […] e sou engenheiro […] numa grande empresa, adoro o meu trabalho, mas trabalho para eles, não é minha empresa.

Apesar de ter a minha inbox a abarrotar de ofertas de trabalho e a pagar muito bem noutros lados, tenho uma vontade gigante de criar o meu próprio negócio!

Já te ouvi falar no teu canal em “escalar os negócios”.

É precisamente esse mindset que temos quando trabalhamos com […], fazemos uma vez e depois aquilo torna-se numa máquina de fazer dinheiro.

E tendo em conta que eu adoro esta área e conheço-a bem, faz-me sentido continuar por aqui… no entanto quero deixar de trabalhar para outra empresa e criar a minha própria empresa.

Eu não costumo interagir nas redes sociais, nem escrever a produtores de conteúdos, mas honestamente gostei bastante da tua abertura, genuinidade e humildade naquilo que produzes.

Além disso pareces-me bastante criativo e capaz de pensar out-of-the-box.

E por isso gostava de estabelecer contacto contigo caso tenhas interesse numa eventual colaboração empreendedora de aves raras.

Sorry, se calhar abusei de termos em inglês, espero ter-te irritado só um bocadinho, eheh, porque sei que detestas que os profissionais estejam sempre a falar com termos técnicos ingleses 🙂

Um abraço,

[…]

A MINHA RESPOSTA

Eh eh eh… que grande “Ave Rara” me saíste! 😊

Fico muito satisfeito por saber que o conteúdo que partilho faz todo o sentido para ti e para o rumo que pretendes dar à tua vida profissional.

Há um livro muito interessante que fala na forma como podemos ir desenvolvendo o nosso próprio projeto (durante um ano) enquanto ainda trabalhamos por conta de outrem… Chama-se “Um ano de sonho“. Sugiro que o leias.

Se tiveres interesse em perceber como é que eu criei o meu próprio emprego e acabei por o transformar em vários negócios escaláveis que já funcionam mesmo que eu não esteja a trabalhar, sugiro que leias os dois livros “A Ave Rara”… se gostas do conteúdo que partilho regularmente, tenho certeza que vais gostar de perceber todo o processo, estratégias e disciplina que foi necessária para alcançar o estilo de vida livre que tenho atualmente.

Quem sabe se um dia podemos vir a colaborar em algum tipo de projeto… nem que seja através da gravação de um episódio do podcast “A Ave Rara…”, na altura em que criares o teu próprio projeto! 😉

Kind regards (ups, saiu-me em inglês! 😊)

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.