fbpx
O que devo fazer com este dinheiro nos próximos 3 anos

O que devo fazer com este dinheiro nos próximos 3 anos? – (carta de abril de 2024)

Nas “cartas aos leitores” deste mês respondo a 3 dos emails que recebi recentemente e que mais me despertaram a atenção!

Espero que gostes e que te inspirem…

EMAIL 1

Olá Pedro, tudo bem?

Creio que és a pessoa ideal para eu pedir este conselho.

Vendi uma casa e vou receber 100 mil euros.

Mas tenho 36 meses para reinvestir num imóvel para não pagar mais-valias às Finanças e queria usar este dinheiro para comprar uma casa em […] mas estão caríssimas!

O que farias tu para rentabilizar o máximo possível este dinheiro em 3 anos?

Eu tenho as minhas poupanças num ETF que segue o índice S&P500 (onde estão as 500 maiores empresas americanas) e tenho-me dado bem.

Este ano de 2024 vão cortar os juros na América 3x. Acho que seria uma das melhores opções, mas tenho uma janela temporal de apenas 36 meses… e não conseguindo prever o futuro, tenho algum receio de chegar a 2027 e ser forçado a vender as ações numa altura potencialmente má.

O que farias se estivesses na minha situação?

A MINHA RESPOSTA

Olá […]

Em 36 meses tudo pode acontecer nos mercados acionistas e por isso não acho que seja boa ideia investires esse dinheiro em empresas cotadas na Bolsa se as pretendes vender em 2027 para pagar as mais-valias desse imóvel.

Se queres mesmo investir esse dinheiro em empresas cotadas na Bolsa, sugiro que o invistas e o esqueças durante muitos anos!

Depois, em 2027, quando tiveres de pagar as mais-valias do imóvel que vendeste em 2024, vais ao site das Finanças e colocas o pagamento do IRS em 6 ou 12 prestações… dessa forma terás o dinheiro investido e poderás ir pagando o IRS aos poucos sem mexeres nesses investimentos, não perdendo o custo de oportunidade de ter o dinheiro investido em excelentes empresas cotadas na Bolsa.

Fiz isso com a venda de um dos meus negócios… até agosto de 2024, as Finanças debitam-me uma prestação do IRS no último dia de cada vez e assim tenho esse dinheiro do IRS do meu lado para continuar a investir.

Pago as mais-valias sem qualquer problema, mas tento pagá-las o mais tarde possível… e às pinguinhas! 😊

Pensa se isto também faz sentido para ti.

Abraço.

CURSO ONLINE

Investir em empresas cotadas na Bolsa

Módulos deste curso online

EMAIL 2

Olá,

tenho uma dúvida relacionada com este teu vídeo

Se comprar metade de uma ação por exemplo, e mais tarde comprar outra metade, continuarei a ter ações fracionadas ou passará a contar como uma ação inteira?

E no caso dos ETFs, também estamos a comprar ações fracionadas?

A MINHA RESPOSTA

As ações fracionadas são CFDs.

Duas metades de uma ação, em termos de investimento, correspondem a uma ação inteira, mas a detentora da ação completa é a corretora, não és tu.

Se a corretora falir, ficas sem as ações.

Pessoalmente só compro ações inteiras que possa transferir entre corretoras se for necessário.

 
Garante sempre que estás a comprar ações e não produtos estruturados baseados em ações. Um ETF é um fundo que detém participações reais nas empresas que constituem esse ETF.
 
No caso do ETF VUAA, é constituído pelas empresas, na mesma proporção, que integram o índice S&P500. Ao comprares ações desse ETF VUAA, por exemplo a uma empresa como a BlackRock, estarás a deter participação no fundo que detém as ações dessas empresas.
 
É muito diferente em relação à situação em que alguém detém frações de um produto estruturado derivado de ações criado por uma corretora! A maior parte dos produtos estruturados (de corretora e dos Bancos) são pior do que lixo tóxico! 😉

EMAIL 3

Bom dia Pedro,

O teu vídeo “Como organizar e declarar (no IRS) os rendimentos na Bolsa de valores” e o teu podcast da altura, “Conversas Despreocupadas”, fizeram de mim um seguidor assíduo do teu trabalho.

Neste momento tenho conhecimentos muito mais aprofundados sobre empresas cotadas na Bolsa de valores e já comecei a criar o meu portefólio mas, sentia-me sozinho (por vezes um tolo) neste percurso.

Desta forma, subscrevi o teu curso online “Investir na Bolsa” porque como dizes nos teus episódios do podcast, um dos maiores valores do curso online está na comunidade privada e exclusiva no Telegram.

Chegou o momento em que necessito de estar rodeado de pessoas com a mesma ideologia para me apoiarem nas fases mais difíceis: comprar ações de excelentes empresas quando está tudo no vermelho e essas empresas continuam com excelentes fundamentos.

Por fim, quero apenas dizer-te que o trabalho que fazes com o podcast “a Ave Rara” é excelente. Gosto imenso de ouvir histórias de vidas de outras pessoas, o meu conhecimento aumenta a cada episódio.

Continua com o excelente trabalho.

Abraço,   

[…]

A MINHA RESPOSTA

Que maravilha… já me aturas há tantos anos e ainda não te fartaste!? 😊

Fazermos parte de uma comunidade de investidores é uma grande ajuda porque deixamos de sentir que somos os maluquinhos a fazer “cenas esquisitas”.

Além disso, a nossa comunidade privada no Telegram é brutal para aqueles momentos em que temos uma dúvida e não sabemos quem é que poderá saber algo para nos ajudar… no chat Telegram, só tens de colocar a tua dúvida (mesmo que penses que é uma dúvida existencial) e rapidamente alguém te ajuda a esclarecer as ideias!

Em relação ao podcast “a Ave Rara”, tenho tido o prazer de conversar com pessoas com histórias de vida realmente inspiradoras… estou sempre com vontade de gravar mais episódios!

E já sabes: quando quiseres partilhar a tua história num episódio do podcast, só tens de me dizer “Bora lá!”

Grande abraço, bom estudo e bons investimentos.

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.