O plano malefico dela_carta de junho 2021_rv03

O plano maléfico dela, triplicou (e perdeu tudo logo a seguir), a arte de descomplicar… (carta de junho de 2021)

No mês passado recebi (e respondi) a dezenas de e-mails e testemunhos… gostaria de destacar estes 4 por serem os que mais me despertaram a atenção!

Espero que gostes…

EMAIL 1

Boa Tarde Sr Pedro Silva-Santos,

Colei nos seus vídeos do youtube e já fucei o seu site todo.

Muito bom trabalho.

Muito se aprende em poucos minutos.

E o mito de que “os investimentos na Bolsa” são só pra milionários, a modos que esmorece. 

Tenho dois empregos na […] e desenhei um plano.

Então… o plano maléfico foi aliciar o meu “mais que tudo” a assistir aos seus vídeos. Ele ficou convencido de que a gente até poderia multiplicar as poupanças e curtiu milhões a sua atitude em relação aos mercados.

Essa das “galdérias” arrancou-nos umas valentes gargalhadas.

Assim, quero oferecer lhe o seu curso

Como faço?

Registo tudo no nome dele e pago eu ou preciso de deixar alguma indicação. 

Necessito de instalar ou abrir conta em alguma plataforma antes de iniciar o curso online? 

Eu também quero fazer o seu curso online, mas mais tarde… é que com um emprego em […] e um part-time em […] não vale a pena enganar-me, não tenho tempo para tudo.

Assim que passar os exames para a alcançar o cargo de gerente passarei a ter mais tempo… é só mais um ano…

Ele, só tem um emprego e por isso fica com mais esta tarefa: aprender a investir na Bolsa.

Continuação de um ótimo trabalho. Nós adoramos. 

Atenciosamente

[…]

A MINHA RESPOSTA

Eh eh eh… 😊

O que eu já me ri com este teu email! 😉

Fico muito feliz por saber que gostas da forma como tenho descomplicado os investimentos em empresas cotadas na Bolsa.

Em relação à tua questão, vamos por partes:

Parte 1

O curso é totalmente online e é constituído por 3 grandes módulos de aulas em vídeo, para que percebas os erros que cometi e como podes evitá-los.

As aulas estão todas disponíveis em vídeo e por isso podes vê-las e revê-las durante todo o período da subscrição anual. Podes ver os módulos do curso aqui (clicando na imagem de cada módulo consegues ver a ordem e os temas que discuto em cada uma das aulas).

Como as aulas já estão gravadas, poderás assistir ao teu ritmo e onde quiseres, desde que tenhas um dispositivo com acesso à internet (móvel ou fixa).

A subscrição anual do curso online também inclui o convite para integrares a comunidade privada e exclusiva no Telegram onde eu e os restantes membros do curso trocamos ideias regularmente.

Parte 2

Quando compras o acesso à subscrição anual do curso necessitas de definir um nome de utilizador e uma password, que passarás a utilizar para fazer login no meu site para acederes a todo o conteúdo.

Quando estiveres a definir essas informações, durante o processo de compra, podes optar por colocar os dados do teu “mais que tudo”, mas nesse caso ele receberá um email logo que a compra seja concluída.

Se não tiveres problema com isso, podes fazer dessa forma.

Se não quiseres estragar a surpresa (por algum motivo), podes fazer o registo com o teu email, definir o nome de utilizador e a password que quiseres, e depois passas-lhe o acesso ao meu site com base nesses dados que definiste.

Que te parece?

Bjs e até breve.

PATROCINADOR DESTE MÊS

Este mês, as “Cartas ao leitor” são patrocinadas pelos romances da Lúcia Julião.

Conheça a história dos romances “A perda” e “Trocada por outra” e veja os pequenos vídeos onde a autora interpreta pequenos excertos de cada um dos livros.

EMAIL 2

Boa tarde Pedro,

Desde já agradeço todo o conteúdo que tens disponível no YouTube, onde tive o privilégio de conhecer o teu trabalho.

Eu neste momento tenho 24 anos e comecei a ganhar gosto pelo mundo da economia, finanças e investimentos mais ou menos em agosto de 2020 e decidi começar a investigar.

Tinha entrado há cerca de 6 meses no mundo do trabalho e não queria acreditar que o resto da minha vida seria basicamente trabalhar e pagar contas todos os meses até me reformar. Tinha de haver outras alternativas… Comecei então a ver alguns canais no Youtube e comecei a operar na bolsa passado um tempinho, basicamente quando o tema dos investimentos deixou um pouco de ser tabu (como é para a maioria das pessoas na realidade portuguesa…).

Mas não tinha muitas bases, apesar desses canais Youtube até serem “legítimos” e pedagógicos. Comecei também a ler alguns livros, livros de economia, outros livros do género “Think and Grow Rich“, etc. Mas acho que o livro que realmente me fez o shift de mentalidade foi o “Rich dad, poor dad“.

Até decidi comprar uma casa própria logo em Setembro, para ter alguma rentabilidade em arrendamentos e comprei mesmo (provavelmente o melhor investimento que fiz até hoje 😋).

Entretanto, na Bolsa, andei ali cerca de 2 meses a jogar pelo seguro (comprar ETFs) até que comecei nas ações de empresas individuais… Sendo que na Degiro comprava ações de empresas mais ou menos grandes (Apple, Microsoft, etc) e posteriormente na XTB andava a brincar ao trading com empresas especulativas, já que não tinha comissões de transação.

Passado algumas semanas consegui a proeza de a certa altura triplicar o meu dinheiro naquela brincadeira louca da Gamestop e noutras empresas do género. Mas passado mais uns dias acabei com menos 500€ do que já tinha investido… Esse foi logo um sinal que aquilo não era para mim, ainda por cima eu que sou uma pessoa nervosa por natureza, andava com as emoções à flor da pele (constantemente a ver os gráficos, notícias da CNBC, Youtubers, etc.).

Após essa parvoíce toda ainda consegui naquela altura em que foi tudo a baixo, meados de fevereiro acho, vender tudo o que tinha na Degiro, completamente assustado com o que se estava a passar (era tão inocente…). Depois de tanta parvoíce junta, decidi comprar mesmo um livro sobre investimentos e comprei o livro “The Intelligent Investor” e aí sim comecei a ter as noções base e assentadas do que é o investimento em empresas cotas na Bolsa.

E por mero acaso, e sorte já agora, descobri o teu canal, que vinha muito ao encontro daquilo que eu estava a ler no livro.

E foi aí que se acendeu a luzinha e finalmente percebi a abordagem certa para o meu tipo de personalidade e uma simbiose mais acertada entre os meus objetivos/preocupações.

No entanto, eu não tenho muita paciência e confiança em mim próprio para fazer as análises das empresas, pelo que decidi comprar o teu curso, numa forma de acrescentar mais conhecimento ao que já adquiri até agora e também ter acesso àquele Excel maravilhoso.

Apesar de ter andando ainda algumas semanas reticentes em investir algum dinheiro na compra do curso online, decidi avançar e ver o que consigo alcançar durante os primeiros 12 meses de subscrição.

E pronto, isto basicamente foi o meu resumo no mundo dos investimentos. Aprendi com os meus erros até agora, sei que vou cometer muitos mais, mas a vida é assim, bola para a frente.

Fico é profundamente triste que a literacia/educação financeira seja praticamente nula em Portugal… perceber que após 12 anos de escolaridade, mais 5 anos de mestrado integrado em engenharia […], sou atirado aos lobos sem saber nada da vida… isso deixa-me realmente bastante triste e preocupado.

Desculpa o longo texto e maçar-te com esta espécie de desabafo.

Cumprimentos,

[…]

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Que feedback maravilhoso, no formato de autobiografia! Eh eh eh… 😊

Não vale a pena pensarmos no facto de a escola não nos ter ensinado a ganhar dinheiro e a investir.

Devemos ser curiosos e continuar a ter vontade de aprender… depois, temos a obrigação de partilhar essas aprendizagens com as outras pessoas. Essa é a única forma de irmos contribuindo para a mudança na cultura e na forma como as pessoas se relacionam com o dinheiro.

Não sei se já leste, mas há um livro que também vais adorar: “Segredos da mente milionária”.

Grande abraço, bom estudo e bons investimentos.

EMAIL 3

Pedro,

já acabei de assistir a todos os vídeos do curso de investimento na bolsa.

Muito obrigado por o teres feito. É espetacular e pode beneficiar tanta gente!

Já estudei estas coisas da forma complicada e acho excelente a forma como descomplicas.

Obrigado e até breve,

[…]

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Fico muito feliz por receber este teu feedback tão espetacular em relação ao meu curso online “Investir na Bolsa” .

Decidir criar o curso online nesse formato descontraído (e descomplicado) porque considero que é a melhor forma de ajudar pessoas normais (como tu e eu) a investir e multiplicar as suas poupanças ao longo da vida.

Poderia complicar mais um pouco e entrar em campo mais técnicos da área financeira? Sim, poderia… mas eu não consultor financeiro e a maior parte das pessoas não tem tempo nem paciência para aprender a analisar relatórios financeiros e todas as nuances contabilísticas que muitas vezes incluem. 😉

Grande abraço, bom fim de semana e bons investimentos. 

Até breve.

EMAIL 4

Olá Pedro e Francisco,

Finalmente chegou o dia!

Andava a procrastinar em enviar-vos um e-mail, mas com o incentivo do Nuno (o contabilista com quem gravaram um episódio) finalmente o dia chegou 😃

Comecei a ouvir-vos em fevereiro de 2021 e desde então comecei a encarar o mundo digital de uma outra forma.

Confesso que ainda sou muito naba em tudo o que diz respeito a esse “novo mundinho”.

Queria agradecer-vos por terem mudado a minha perspetiva, porque atualmente já considero que qualquer negócio deveria ser lançado também online.

Tenho um negócio desde 2019 e ainda não tenho qualquer site ou qualquer página criada nas redes sociais para divulgar o negócio. Eu sei que vão ficar escandalizados com esta informação… ahahah.

Agradeço-vos de coração pelas vossas partilhas e nunca deixem de fazer o podcast “Conversas Despreocupadas” nem de levar pessoas “comuns” para o mesmo, porque é isso que o torna autêntico e tão agradável de ouvir.

Vocês são espetaculares, mesmo quando dizem “parvoíces”!

Por último, muitos parabéns Francisco pela tua evolução a “olhos vistos”! Ainda não ouvi todos os vossos episódios, mas já é mesmo notório o teu desenvolvimento. Arrisco-me a dizer que já estás ao mesmo nível que o Pedro ahahah.

Quanto ao Pedro, continua com a tua autenticidade e nunca mudes! Ainda hoje me custa crer que existe alguém tão semelhante a mim. O meu próprio namorado, que também arrastei para ouvir o vosso podcast, também já partilha desta opinião ahahah.

Um grande beijinho.

A MINHA RESPOSTA

Oh pá… até me arrepiei quando li este teu email.

Muito obrigado pelo carinho e por todo o apoio.

Já que estás numa de saltar fora da tua zona de conforto, tenho uma excelente notícia para ti.

Durante a próxima semana, eu e o Francisco vamos estar a gravar os episódios do podcast dos próximos 3 meses! Vai ser uma semana louca de gravações (como nós adoramos!) e ainda temos dois blocos de gravações livres:

– quinta-feira (às 16:35)

ou

– sexta-feira (às 16:35)

Em qual dos dias queres honrar-nos com a tua participação numa “Conversa Despreocupada”?

Os episódios que gravarmos na próxima semana só deverão ser divulgados lá para agosto… mas assim tens tempo para preparar os teus familiares e amigos, antes de os obrigares a ouvir o teu episódio. 😉

Como sabes, as conversas são mesmo muito despreocupadas. Podemos falar sobre a infância, sobre os medos que temos, sobre os nossos projetos, sobre o dia em que demos o primeiro beijo… 😊 e parvoíces desse género! Eh eh eh… 😊

Ficamos a aguardar, com grande expectativa, a tua confirmação.

Já sei que vais querer dizer “NÃO” logo à primeira… mas luta contra esse diabinho que ainda habita em ti, manda-o à m**** e mostra que a partir de agora vai ser como tu queres e não como esse diabinho pensou que deveria ser.

Bjs e até já.

P.S. – Também podes juntar o teu namorado nessa conversa despreocupada! 😉

login

Faça login para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

Queres aprender a investir na Bolsa?

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails sobre esse assunto.