fbpx
carta aos leitores - janeiro 2023

Nunca os ouvi dizer: “… deveria ter trabalhado mais!” – (carta de janeiro de 2023)

Na “carta aos leitores” deste mês respondo a 3 dos emails que recebi recentemente e que mais me despertaram a atenção!

Espero que gostes e que te inspirem…

EMAIL 1

Olá Pedro,

É um prazer aprender contigo e beber da tua experiência e do teu conhecimento… conheci-te há uns tempos através do tiktok com aqueles pequenos excertos de conteúdo que tu publicas por lá.

Mas não me deixaste ficar por ali, fizeste-me querer conhecer-te melhor e tentar perceber quem és tu e o que fazes.

Cheguei até aos teus sites e comecei por comprar os teus livros Ave Rara 1 e Ave Rara 2 (infelizmente depois de saber que me oferecias uma caneca se comprasse os dois livros em conjunto 😁).

E realmente, toda a tua história, as tuas dores e o teu processo se identifica comigo… continuei a ouvir-te e agora tomei a decisão de comprar o teu curso sobre investimentos na Bolsa.

Isto porque fizeste despertar em mim algo que eu já sabia antes de te conhecer, mas que me faltava a real consciência para mudar o mais rapidamente possível, porque a vida é limitada e não espera.

É necessário colocarmos o dinheiro a trabalhar para nós, e mesmo que amanhã não me apeteça mexer uma palha (apenas aproveitar) sei que o processo continua e nada ficará eternamente dependente da minha presença física ou de eu ter que meter as “mãos na massa”.

Tal como tu, também sou sócio de uma empresa privada que idealizei durante o tempo que trabalhei por conta de outrem e que criei em […].

Ser empreendedor é algo muito recente para mim, e na minha família, à tua semelhança, também não existiram modelos de empresários a seguir, sempre aprendi tudo à minha custa com os meus erros… e neste momento ainda estou a colocar as asas do avião, com ele já em pleno voo.

Tu, despertaste em mim a necessidade de desenvolver um negócio que dependa cada vez menos de mim e neste momento quero aprender contigo a investir em excelentes empresas cotadas na Bolsa e como desenvolver outras fontes de rendimento complementares para que eu e a minha família possamos levar uma vida menos stressante e desafogada no futuro.

Obrigado por me receberes na tua comunidade e até breve.

Um grande abraço.

[…]

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Antes de mais nada, muito bem-vindo a esta comunidade de “Investidores Ave Rara”… e pelo nome que usas no Telegram, só podias mesmo ser uma “Ave Rara”! Eh eh… 😊

Fico muito feliz por perceber que te identificaste com o meu percurso enquanto empreendedor e acima de tudo dá-me muita satisfação saber que a partilha das minhas dificuldades te fez “acordar” para uma realidade que muitas vezes nos pode destruir pessoalmente, profissionalmente e em termos familiares…

De facto, quando criamos o nosso próprio emprego sem termos amigos ou familiares próximos que nos alertem para os perigos do trabalho sem foco, da corrida do hamster na roda e do perfecionismo excessivo, podemos acabar muito mal.

Entre todas as pessoas mais velhas com quem tenho conversado nas minhas sessões de sauna matinais, não houve uma única (até hoje) que me dissesse:

“… deveria ter trabalhado mais!

Muitas dizem-me que se pudessem voltar atrás, tentariam perceber como é que poderiam deixar de ser escravos do trabalho, como poderiam viver mais relaxados em relação ao dinheiro, etc… muitas dessas pessoas ainda hoje me dizem que sempre andaram atrás de “coisas” por dinheiro, para poderem comprar outras coisas que não necessitam para nada… e que o único arrependimento que têm é o facto de terem mantido um casamento infeliz durante tantos anos, terem estado tão ausentes e distantes dos seus pais quando estes mais necessitavam de amor, carinho, atenção…

Felizmente “acordei cedo” e percebi o que não quero ser no futuro, de quê que não quero arrepender-me, das coisas que não quero deixar por fazer ou por dizer

Por isso é que gosto tanto de falar com os convidados que tenho juntado ao podcast “a Ave Rara…”. As partilhas no formato de conversa despreocupada ajudam-me a ir afinando a minha estratégia e o meu propósito de vida, tanto a nível pessoal como profissional.

Bem… daqui a nada isto já dava para fazermos um episódio do podcast… 😊 Quando quiseres falar sobre estas coisas, marcamos a gravação de um episódio. Que dizes?

Grande abraço e aproveita a nossa comunidade no Telegram… tens lá pessoas brutais e que são uma grande inspiração! 😉

Estás a pensar negociar ou transferir o crédito para a compra da tua casa ou para melhorar as condições do teu crédito atual? Estamos cá para te ajudar a realizar essa tarefa de forma totalmente gratuita!

Na Credivel.pt, como Intermediários de Crédito, o nosso papel é auxiliar-te em toda a documentação e burocracia necessária, negociar com as várias instituições bancárias com as quais temos parceria, e apresentar sempre a melhor proposta consoante as tuas condições financeiras.

Para te podermos apresentar a melhor proposta, responde às questões que se encontram neste formulário e entraremos em contato contigo o mais breve possível!

EMAIL 2

Grande Pedro,

Para analisar REITs utilizas as mesmas métricas que referes neste vídeo?

Já agora consegues partilhar os REITs em que investes?

Continuação de bom trabalho.

Abraço

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Atualmente apenas tenho dois Real Estate Investment Trusts (REITs) no meu portfólio:

  • CapitaLand Ascott Trust
  • CapitaLand China Trust

Nos REITs, antes de mais nada gosto de perceber em que áreas de negócio atuam, que tipo de clientes têm a arrendar os seus imóveis, se têm rácios de dívida conservadores, se os créditos de curto, médio e longo prazo têm maioritariamente taxas fixas ou variáveis, etc…

Depois de passarem critérios conservadores, pretendo que o dividendo a pagar seja superior a 5% e que historicamente não tenha havido falhas nos pagamentos dos dividendos aos acionistas.

Passando estes critérios, olho para os preços das ações e verifico se estão a ser negociados abaixo do valor intrínseco.

Caso passem esse critério, utilizo as médias móveis (como expliquei neste vídeo) para estimar onde poderão estar os níveis de preços que tenham anteriormente servido de suporte.

E é nesses níveis que coloco as minhas ordens de compra de ações desses REITs.

Estou a aguardar maiores quedas nos preços das ações dos REITs que tenho numa lista em observação.

Se isso acontecer, poderei abrir posição (e ir reforçando) no seguintes REITs:

  • CapitaLand Ascendas REIT
  • Keppel DC REIT
  • Mapletree Industrial Trust

Grande abraço.

EMAIL 3

Boa tarde Pedro Silva-Santos

Espero que esteja tudo bem contigo.

Estou a enviar-te este email porque acho que fica bem dar a minha opinião sobre o webinário gratuito que realizaste há pouco tempo.

Estive alguns dias a assistir à gravação do webinário e tenho que te agradecer. Foi um webinário simples, completo e genuíno (sem grandes truques e sincero).

Adoro a maneira como abordas os temas e o facto de trazeres convidados melhora ainda mais o conteúdo.

Confesso que tenho seguido algumas pessoas no Instagram e vários podcasts, mas acho que vou optar por passar a seguir apenas os 2 ou 3 com quem mais me identifico e que sinto que não me estão a tentar impingir a “banha da cobra”.

O teu podcast “a Ave Rara” é um dos formatos que vou seguir,  porque estou sempre a aprender alguma coisa em todos os episódios.

Em relação ao teu “clube de investidores“, acho que para já não faz sentido para mim, porque primeiro tenho que me organizar a nível financeiro e procurar novas fontes de rendimento para poder investir com outros valores.

Mas vou continuando a investir algumas das poupanças que tenho… mas será um curso na lista de objetivos a cumprir até ao final de 2023

Se puderes, queria uma ajuda, (uma opinião), andei a procura de uma outra fonte de rendimento. Além do meu trabalho fixo (e de umas horas extras que faço noutro serviço) procuro outra fonte de rendimento.

Após pesquisar, encontrei uma empresa de […] que cria um site para nós vendermos uma ou mais categorias de produtos à escolha. Depois basicamente só temos que gerir a página a nível de encomendas porque todo o marketing está incluído.

Além disso, os produtos inseridos nessa página também são adicionados em marketplaces (worten, fnac, etc).

Mas depois de ter uma primeira reunião com o […] da empresa de […], confesso que não gostei nada do senhor… não mostrou confiança nenhuma, nem me explicou nada direito.

Vi num episódio do teu podcast, se não estou em erro, foi no do jantar do teu clube de investidores, havia um membro que tinha uma loja online de uma série de produtos que também vendia no marketplace da worten. Sabes, ou podes dizer-me, se a página é dele ou se foi criada por algum grupo em franchising?

E se foi através de franchising qual foi? E tem boa rentabilidade?

Obrigado por tudo.

Cumprimentos 

[…]

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

Muito obrigado por teres reservado uns minutos para me enviar feedback sobre o webinário do sábado passado.

Fico muito satisfeito por saber que te identificas com a forma como faço e partilho as coisas.

Em relação ao […], até me deste arrepios! 😊

Já leste o meu livro “A Ave Rara II… do caos e das dívidas a um estilo de vida livre!”?

Se ainda leste, necessitas de o ler antes de te atirares de cabeça em qualquer tipo de potencial nova fonte de rendimento que pretendas abraçar.

Acredito que haja […] que funcionam muito bem para todos os envolvidos, mas pessoalmente decidi que nunca mais pretendo estar envolvido em negócios onde eu não possa controlar o marketing, a comunicação, a estratégia e os preços.

Em relação ao Marketplace da Worten, não me lembro bem quem é que me falou que tinha lá os produtos à venda… mas creio que qualquer pessoa pode registar-se e começar a vender nesse Marketplace. Vê aqui: worten.pt/marketplace

Começa (com calma) a desenvolver o novo negócio como um pequeno “biscate”, vai experimentando e afinando aos poucos, não tenhas pressa de criar algo rapidamente porque normalmente é com base nesse tipo de pressas que nos metemos em grandes alhadas!

Sugiro mesmo que leias o meu livro “a Ave Rara II…” para perceberes que se fores fazendo aos poucos e reagindo ao que vai acontecendo, é relativamente fácil (e natural) que algumas ideias aparentemente ridículas acabem por se transformar em negócios.

Grande abraço, tudo de bom e até breve.

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.