fbpx
carta aos leitores - 1ª setembro 2022

Em 6 meses, queimou o dinheiro todo! – (1ª carta de setembro de 2022)

Na 1ª “carta aos leitores” deste mês respondo a 3 dos emails que recebi recentemente e que mais me despertaram a atenção!

Espero que gostes e que te inspirem…

EMAIL 1

Viva Pedro,

Antes de mais parabéns pelo teu trabalho nesta área.

Tens um modelo de negócio muito interessante e numa área com um potencial tremendo – A literacia financeira em português tem muito espaço para se desenvolver e a forma simples e acessível como apresentas o tópico tem tudo para dar muito certo.

Para te ser franco, não sei muito bem como cheguei até ti – Estamos ligados no LinkedIn há bastante tempo e foi por aqui que descobri o teu “produto”, o curso online “Investir na Bolsa”.

Estou nisto dos mercados financeiros há algum tempo. Quando acabei a licenciatura, em 2004, decidi pegar nas poupanças que os meus pais tinham guardado para mim e fui para Lisboa fazer um curso intensivo de análise técnica, fechei-me num escritório 12-18horas/dia e comecei o meu percurso de trader.

O sonho durou 6 meses até a conta estar quase a zero… foi aí que comecei a preparar o meu CV 😄.

Estive 15 anos sem me voltar a aproximar da Bolsa (a experiência foi traumática..) ocupado a desenvolver carreira, viajar, ter/criar filhos, construir poupança… mas o bichinho do trading/investimento esteve sempre lá.

Nos últimos anos voltei ao trading e neste momento o plano é simples: vou regressar em força aos mercados com 90% do capital para value investing e 10% trading (swing trading com CFD, Opções e Futuros).

Comprei o teu curso online “Investir na Bolsa” para me ajudar a construir um portefólio de investimento em valor. Tenho a estratégia quase definida (exposição por sectores e geografias com um mix de Obrigações, ETFs e “stock picking”) e estou a iniciar a fase de “concretizar”, ou seja, selecionar exatamente quais os ETFs, ações e obrigações.

Estava curioso com a informação disponível no Excel que orienta os teus investimentos e posso dizer-te que não defraudou as minhas expectativas – está tudo muito bem estruturado e com toda a informação que procurava.

Quanto às vídeo-aulas estava um pouco séptico (talvez um pouco sobranceiro, pois como ando nisto há algum tempo julgava que não haveria nada de novo nos teus vídeos) mas confesso que tem sido um abre-olhos em muitos aspetos. Ainda não vi tudo mas vou ver em breve.

Em baixo envio-te o draft daquilo que deverá ser a estratégia base para construir o meu portfólio. Sei que isto está muito dependente do perfil de risco de cada um, ainda assim, se quiseres comentar sou todo ouvidos! 😊

[…]

O que te parece?

Abraço,

[…]

A MINHA RESPOSTA

Olá […],

É curioso falares no modelo de subscrição que criei para o curso online “Investir na Bolsa” porque ainda há umas horas estava a comentar com um amigo como isso tudo foi surgindo de forma natural e pouco pensada.

Desde que li o livro “Subscribed” que decidi reestruturar o meu site e a forma como produzia conteúdo com base nas coisas que ia aprendendo (ao nível dos investimentos, do desenvolvimento de plataformas como o podcast, lançamento de livros e ebooks sem recorrer a editora, etc…).

Ainda hoje fico surpreendido com a forma como a adoção dos modelos de subscrição a nível profissional acabaram por mudar a forma como os meus negócios funcionam e como têm afetado positivamente a minha vida. Isso daria para escrever mais um livro, mas não é esse o intuito deste email! 😊

Pelo que referiste, começaste a “investir” exatamente da mesma forma louca e descontrolada que eu adotei no início… ganhava em muitas trades, perdia tudo nas trades seguintes… estava a destruir as minhas poupanças e a abrir caminho para grandes crises de ansiedade que poderiam vir a abalar-me no futuro.

Passar a ser aluno do Adam Khoo mudou completamente a minha forma de ver a vida e os investimentos e é isso que tento transmitir nas partilhas que faço em vídeo, nas “cartas aos leitores” que partilho no meu site, etc…

Fico muito feliz por saber que a folha Excel que orienta os meus investimentos (e que está partilhada com os membros do curso online) foi ao encontro das tuas expectativas. Foi algo que demorei bastante tempo até conseguir afinar para ter o aspeto simples e funcional que tem atualmente. Contei com a ajuda de vários elementos que integram o curso online e que estão no grupo privado e exclusivo no Telegram… para além de investidores, os membros que se encontram no Telegram constituem um grupo pluridisciplinar de profissionais… vais perceber isso rapidamente com as partilhas que lá aparecem diariamente.

Sempre que tiveres dúvidas (existenciais ou não 😊), coloca-as no chat Telegram e vais ver o que acontece! Vais ficar surpreendido!

Relativamente à estratégia base que me mostraste para o teu portefólio, apesar de depender do perfil de risco e de investidor de cada um de nós (e de eu não ser consultor financeiro), gostei das alocações que “desenhaste” para os vários setores, tipo de empresa e geografia na qual pretendes investir. Só não sou fã de bonds porque considero que a longo prazo são um investimento com fraca rentabilidade. Se for algo para investir a curto prazo (1 ou 2 anos) para o caso de isto ir tudo por água abaixo, até poderá vir a revelar-se algo rentável… a longo prazo, não me encantam!

Mas é apenas a minha opinião, que vale o que vale! 😊

Grande abraço, bom estudo e bons investimentos,

Estás a pensar pedir um Crédito Habitação para a compra da tua casa ou para melhorar as condições do teu crédito atual? Estamos cá para te ajudar a realizar esse sonho de forma totalmente gratuita!

Na Credivel.pt, como Intermediários de Crédito, o nosso papel é auxiliar-te em toda a documentação e burocracia necessária, negociar com as várias instituições bancárias com as quais temos parceria, e apresentar sempre a melhor proposta consoante as tuas condições financeiras.

Para te podermos apresentar a melhor proposta, responde às questões que se encontram neste formulário e entraremos em contato contigo o mais breve possível!

EMAIL 2

Em relação ao leitor que diz “este gajo é louco, vou segui-lo“… só ouvi verdades! 🙂

Olá Pedro!! Passei para te dar uma boa notícia. No seguimento do nosso último podcast recebi alguns contactos dos ouvintes e já estou a trabalhar com 2 seguidores teus. Estou a ajudá-los no branding e na criação de um produto digital.

Aproveito para te pedir uma opinião:

Vou abrir empresa este mês mas não me encontro totalmente satisfeito com a designação (que por acaso até já tem certificado de admissibilidade):

André F Costa | digital consulting

Se por um lado é verdade que se pesquisares por André F Costa no Google os resultados são praticamente todos referentes ao meu trabalho, por outro (segundo dados do Google Search Console) nem todas as pesquisas são por “André F Costa” e sim por André Costa.

Acontece que André Costa é um modelo muito conhecido que ocupa os principais resultados nas pesquisas.

Com André Filipe Marques Costa terias alguma ideia de um nome com mais “pinta” como tu dizes e bem? Um nome que compensasse perder alguns anos de trabalho no Google em prol de algo épico no futuro? De referir que também tenho o domínio andrefcosta.com o que dá algum peso e contexto a esta designação/ marca pessoal.

Obrigado e Forte abraço!

André F. Costa

A MINHA RESPOSTA

Olá André,

Fico tão feliz por te ver a crescer e por perceber que já vais dar o passo seguinte… e que recebeste contactos profissionais depois da nossa conversa brutal no podcast.

Confesso que sou bastante fã da designação “André F Costa” e por isso estava a tentar perceber porque é que estavas a pensar evitá-la.

Na minha modesta opinião, é a designação perfeita para a tua marca pessoal e por isso faz sentido que te apresentes dessa forma nas redes sociais, na assinatura dos emails, no domínio do teu site, etc…

Se já tens certificado de admissibilidade para essa designação, não o percas porque faz todo o sentido para ti.

Grande abraço e espero que, no máximo, no próximo ano possamos voltar a gravar um episódio para falares nesta tua aventura “de empregado a controlador do seu próprio destino”! 😊

EMAIL 3

Boas Pedro,

antes de mais, obrigado pela partilha de informação.

Estou prestes a iniciar os meus investimentos em ações de empresas cotadas na Bolsa mas sinto que tenho de estudar para aprender muito mais…

Que livros aconselhas?

Abraço!

A MINHA RESPOSTA

Olá […], muito obrigado pelo apoio.

Antes de mais sugiro que leias o livro “segredos da mente milionária” e procures o áudiolivro “Pai rico pai pobre” no YouTube.

Antes de começares a investir é importante criares o mindset correto em relação ao dinheiro.

Lancei um vídeo recentemente no YouTube no qual eu e o convidado partilhámos montes de referências de livros interessantes para leres e perceberes os mercados acionistas.

Grande abraço.

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche o campo seguinte para receberes os meus emails semanais.

Área reservada para subscritores

Faça log in para aceder à sua conta.

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Este site utiliza cookies para permitir uma experiência incrível a cada utilizador...

Negócios, investimentos e um estilo de vida livre

Preenche os dados seguintes para receberes os meus emails semanais.